Filip Calixto   |   15/03/2022 16:00
Atualizada em 15/03/2022 16:05

Atrio projeta R$ 540 milhões de faturamento em 2022

Planejamento da Atrio está baseado nos rendimentos de 2021 e no começo de 2022


Divulgação
Beto Caputo, CEO da Atrio
Beto Caputo, CEO da Atrio
Especialista em construção e gerenciamento hoteleiro, a Atrio Hotéis parece viver seu momento de maior desenvolvimento e lucratividade. Superando os percalços ocasionados pela pandemia, a companhia já conseguiu recuperar os índices de ocupações, diária média e rentabilidade e agora mira em números simbólicos, que devem cristalizar a boa fase vivida pela empresa. Para 2022, a corporação projeta alcançar R$ 540 milhões em faturamento e ainda aumentar, em dois anos, a lista de hotéis administrados dos atuais 70 para 100.

Os planos para faturamento e novas unidades estão embasados na perfomance do ano passado e nos dois primeiros meses deste ano, quando o mercado respondeu positivamente às investidas da empresa.

No acumulado do primeiro bimestre, o faturamento chegou a R$ 73 milhões, ao passo que a média de ocupação foi de 48% e a diária média cobrada ficou em R$ 211. Tais índices são olhados com mais otimismo ainda considerando que foi um período impactado pela variante ômicron, da covid-19, que influenciou nos indicativos do setor.

Já olhando para os índices do ano passado, o que mais se nota é a recuperação alcançada. O quesito receita bruta foi o que teve a maior alta na comparação. O acréscimo chegou a 119% de 2020 para 2021 com faturamento de R$ 290 milhões no ano passado. Um ano antes o faturamento anual foi de R$ 139 milhões e voltando mais uma temporada, antes da chegada da pandemia, o resultado foi de R$ 285 milhões.

Na ocupação, o acréscimo na comparação dos dois últimos anos foi de 22%, pulando de 33% para 40%. E no quesito diária média, que a empresa considera o principal para consolidar a retomada, houve aumento mais tímido. De 2020 para 2021, o índice subiu 6%, melhorando de R$ 174 para R$ 185.

“Nosso desafio para este ano e para alcançar nossas metas é trabalhar no aumento da diária média, pensando em compensar os gastos que aumentaram por conta da inflação e do dissídio acumulado”, aponta o vice presidente de Marketing e Vendas da rede, César Nunes. De acordo com ele, o caminho percorrido pela companhia e os planos escolhidos devem dar conta dos objetivos traçados para este e para o próximo ano.

Divulgação/Atrio Hotéis
César Nunes, vice presidente de Marketing e Vendas da Atrio
César Nunes, vice presidente de Marketing e Vendas da Atrio
Ainda segundo Nunes, em 2022, 20 empreendimentos devem entrar na lista da Atrio. Dez em cada semestre. A maior parte vai se integrar à marca por meio de conversões em hotéis já existentes e as regiões sul e sudeste devem ser as mais exploradas.

PERFIL ATRIO
O CEO da companhia, Beto Caputo, explicou o modo de trabalhar da Atrio. “A indústria de hotéis esta baseada em três eixos: incorporação imobiliária, marcas e gerenciamento. Nós estamos presentes nos pontos um e três dessa lista e usamos marcas que já estão mais consolidadas. Com essa fórmula estamos atuando bem nos último anos e agregando novas possibilidades”, pontua. “Estamos cada vez mais focando em desenvolvimento e, mesmo com os prejuízos causados pela pandemia, conseguimos superar e evoluir com agilidade”, completa.

Ele também detalhou o tamanho da empresa atual e como ela tem trabalhado. Segundo informou Caputo, a rede hoje gerencia R$ 3 bilhões em ativos de 2,8 mil investidores e está em 13 Estados brasileiros e 48 cidades, com 10 mil quartos. São 1,9 mil empregos diretos gerados e mais de 9 mil indiretos.

A companhia trabalha com oito bandeiras hoteleiras, das quais seis são da Accor. As unidades ibis perfazem 80% da oferta da empresa.

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