Ekôa Park lança espaços para fortalecer Turismo sustentável
Todas como parte do Centro de Informações da Grande Reserva da Mata Atlântica
Parque ecológico situado na cidade de Morretes, no Paraná, o Ekôa Park lança amanhã (22) um espaço para desenvolvimento de iniciativas sustentáveis para o Turismo. O projeto já conta com a participação de 80 negócios de Turismo sustentável planejadas em Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Todas como parte do Centro de Informações da Grande Reserva da Mata Atlântica.
A iniciativa concretiza um trabalho desenvolvido desde 2018, quando a Grande Reserva Mata Atlântica começou a ser desenhada. O movimento contempla 2,2 milhões de hectares do bioma e 33% do território integralmente protegido, entre Parques Nacionais, Estaduais e reservas particulares, além de 1,8 milhão de hectares de área marinha. O objetivo é promover o desenvolvimento de negócios a partir da conservação da natureza e da cultura, por meio da economia restaurativa.
“A partir desse espaço, nós conseguimos mostrar para o público de forma muito mais fácil e acessível o que nós temos a oferecer nesse território, qual é a importância e o valor dele. Isso tem uma importância muito grande, até para agregar valor aos negócios que existem aqui, fortalecendo exemplos inspiradores. Acreditamos que é um primeiro passo e que na sequência devem vir outras conquistas quando empresários e poder público se estimularem por iniciativas como essa”, explica o coordenador de comunicação da Grande Reserva Mata Atlântica pela SPVS, Ricardo Borges.
Segundo a diretora do Ekôa Park, Tatiana Perim, o parque ecológico ajudou a desenvolver o primeiro Centro de Informações da Grande Reserva Mata Atlântica para fortalecer uma iniciativa em rede, que valorize os negócios, a biodiversidade e a cultura local. “O centro de informação é importante não só para divulgar os portais de visitação dentro dessa faixa, mas também uma oportunidade para vender passeios de produção de natureza, atividades de imersão, turismo sustentável e a valorização dos empreendedores locais, que criam empregos e geram renda, além de contribuir com a preservação da biodiversidade”, destaca.
O Centro de Informações da Grande Reserva pode ser encontrado próximo à bilheteria do Ekôa Park, localizado no quilômetro 18,5 da Estrada da Graciosa, em Morretes. Em janeiro e fevereiro o parque está aberto para visitação (mediante reserva antecipada) de quinta a domingo e em feriados, das 9h às 17h. Os ingressos custam a partir de R$ 60 a inteira e R$ 30 a meia-entrada, com opções de pacotes e atividades avulsas para toda a família.