Juliana Monaco   |   24/08/2020 15:39
Atualizada em 24/08/2020 15:43

BLTA quer Turismo mais competitivo e de qualidade no Brasil

Para a BLTA, a consolidação do Turismo interno representa um momento de organização, solução e propósito.

Para reafirmar o seu propósito de trabalhar pela promoção qualificada da imagem turística do Brasil, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) utilizou o período de suspensão das atividades para atuar na defesa da indústria de hospitalidade e de todos que dependem da atividade junto a diversas instâncias governamentais. Além de coordenar as primeiras discussões sobre os protocolos de saúde e segurança adotados para a reabertura, a entidade iniciou uma campanha de promoção turística em parceria com as agências Virtuoso e Sapiens Travel.

Divulgação
Simone Scorsato e Martin Frankenberg, da BLTA
Simone Scorsato e Martin Frankenberg, da BLTA

Desde o início da pandemia, a BLTA também se uniu a outras entidades do Turismo, especialmente as de hotelaria e de parques (formando o chamado G8), para que pudessem pleitear medidas do Governo Federal quanto às necessidades de sobrevivência do setor. Entre as medidas alcançadas pelo setor, e apoiadas pela BLTA, estão a MP 948, que abordava a flexibilização das remarcações de viagens ao consumidor; e a MP 936, que possibilitou a suspensão dos contratos de trabalho sem que o colaborador perdesse seus benefícios.

"No entanto, sabemos que a atividade turística não retorna completamente agora. O Turismo é uma das molas propulsoras da economia de diversas cidades do Brasil e, sem ele, vários setores econômicos foram desaquecidos gerando forte instabilidade social e econômica. Esse reset do Turismo, apesar de todos os impactos negativos, pode abrir um precedente para a melhoria na qualidade de serviços do Turismo no Brasil. Precisamos colocar nosso Turismo em um patamar de alta competitividade no mercado global de Turismo", disse a diretora executiva da BLTA, Simone Scorsato.

Outra estratégia da associação durante o período foi o "Movimento Hospitalidade Segura", com o objetivo de debater e estipular normas e protocolos de saúde e segurança de hóspedes e colaboradores. Uma vez consolidado, o manual teve a validação do Ministério do Turismo e Anvisa e foi inserido no Selo Turismo Responsável. O movimento também contou com a participação da ABIH, Resorts Brasil, Associação Mundial Turismo de Saúde e Bem-Estar, FBHA, Fohb e Unedestinos.

Em constante autoanálise como porta-voz de hoteleiros e DMCs, a BLTA dedica grande espaço à comunicação entre seus associados e à uniformização de uma linguagem que represente os valores e objetivos da entidade, o que contribuiu para o surgimento do "Manifesto". “Começamos a trabalhar nessa questão pouco antes da pandemia, mas foi durante a crise que percebemos que seria muito importante entendermos quem somos, o que queremos e para onde vamos. O Manifesto retrata de forma muito leal, organizada e contextualizada os três pilares de sustentação da BLTA, que são as nossas palavras-chave (autenticidade, diversidade, sustentabilidade) para trabalharmos não apenas a promoção de nossos produtos e serviços, mas, também, a inspiração”, explica a diretora executiva.

FORTALECIMENTO DO TURISMO DOMÉSTICO

Para o presidente da BLTA, Martin Frankenberg, o fortalecimento do Turismo interno representa não apenas uma oportunidade de se valorizar o Brasil e seu potencial para gerar receita em um mercado de consumo qualificado, mas também um momento de organização, solução e propósito. "O Turismo é fundamental para projetar uma boa imagem do Brasil lá fora, e o papel do Turismo de luxo vai muito além do que se imagina, passando pela percepção de importantes setores, como meio ambiente, cultura e ancestralidade. O Turismo de transformação é o novo comportamento que vem movendo o viajante de alto padrão pelo mundo, em que a expectativa da viagem é ter experiências que proporcionem um aprendizado sobre si mesmo ou sobre o outro", disse.

Ainda segundo Frankenberg, os profissionais que trabalham no segmento da hospitalidade refletem a autenticidade do brasileiro antes mesmo de mostrar a excelência no serviço. "Quando a satisfação e a alegria se expressam no sorriso da nossa gente, o Brasil domina, como nenhum outro destino no planeta, a arte de bem-receber", ressalta.

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