Renato Machado   |   16/08/2019 13:02
Atualizada em 16/08/2019 13:03

Hotel Mediterraneo: um olhar familiar na hotelaria de Roma

A família Bettoja gere hotéis há mais de um século na Itália. São três propriedades e quase 300 apartamentos no coração da capital, Roma


Renato Machado
A bancada do lobby segue o mesmo layout da década de 30, tombado pelo governo local
A bancada do lobby segue o mesmo layout da década de 30, tombado pelo governo local
ITÁLIA - A família Bettoja gere hotéis há mais de um século na Itália. São três propriedades e quase 300 apartamentos no coração de Roma. Em conversa com o Portal PANROTAS em um de seus favoritos, o Hotel Mediterraneo, o presidente do grupo, Maurizio Bettoja, falou sobre como é estar à frente de hotéis em uma cidade tão buscada e desejada como a capital italiana.

Serviço e localização. A chave para o sucesso dos Bettoja está nestas duas palavras. “Este ainda é um hotel gerido por uma família que está no negócio há mais de 140 anos. Isso certamente se reflete no nosso serviço, em como nossos profissionais recebem seus hóspedes, por exemplo”, afirma.


O Mediterraneo está localizado bem ao lado da principal estação de trem de Roma, a Termini, que também possui ligação com o metrô, e ainda dista poucos minutos a pé do centro histórico da capital. “Localização, localização, localização é o que todos dizem”, se gaba.


Renato Machado
Maurizio Bettoja, presidente da Bettoja Hotels
Maurizio Bettoja, presidente da Bettoja Hotels

NEGÓCIO DE FAMÍLIA

Ao tratar da concorrência ferrenha que possui na cidade, Maurizio Bettoja reforça que “hotéis de cadeia têm menos personalidade”. “Os nossos hotéis têm uma certa história. Eu diria que as grandes redes têm mais dificuldades na Itália porque a maioria dos hotéis italianos são geridos por famílias e os hoteleiros internacionais não conseguem agregar tanto valor assim a essas propriedades”, complementa o presidente.


Dono de um lobby arquitetado na década de 30 (e um dos projetos mais bem preservados deste período), o Mediterraneo foi recentemente tombado pela cidade. Neste ano, a propriedade passa por reformas gerais que irão consumir entre 15 e 17 milhões de euros do grupo.


Não fazer parte de uma grande rede, no entanto, também traz seus ônus. “A gente não consegue fazer uma campanha publicitária enorme como as grandes redes hoteleiras. Nosso trabalho é no boca a boca e, principalmente, no bom relacionamento com operadores, que levam as nossas propriedades até mercados que estão longe de nós.”


Esta relação dá frutos. Segundo Bettoja, seus hotéis têm mantido os números dos últimos anos, com crescimento tímido porém constante. “O mercado latino americano diminuiu para nós, de certa forma, nos últimos anos”, ressalva. “Mas obviamente isso é reflexo da situação econômica nestes países, algo que afeta qualquer tipo de viagem. Apesar disso, o Brasil é para nós um importante mercado sendo o maior país da América do Sul”, pontua.


O Hotel Mediterraneo é uma propriedade quatro estrelas de 243 suítes e faz parte do portfólio de mais de 350 propriedades parceiras da Carrani Tours. No Brasil, a Carrani é representada por Maria Camilla Alcorta, da Ideas4Brand.


O Portal PANROTAS se hospedou no Hotel Mediterrâneo a convite da Carrani Tours.

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