Marcos Martins   |   18/03/2019 10:00

O que significa a mudança de estratégia do Airbnb

Empresa passou a investir na comercialização de tours e, recentemente, comprou o site de reservas “de última hora” Hotel Tonight, mas o que isso significa?


Pixabay
Empresa começou a investir em novos segmentos e, com isso, trouxe novos dilemas
Empresa começou a investir em novos segmentos e, com isso, trouxe novos dilemas
O Airbnb poderia ter continuado com facilidade sua estratégia, de cerca de três anos atrás, ao fornecer um mecanismo para os proprietários de casas compartilharem quartos e propriedades para os viajantes. No entanto, boa parte das empresas, especialmente no mundo digital, tornou-se extremamente ambiciosa. E não há nada de errado nisso, segundo análise da Phocus Wire.

Pelo contrário, as empresas com ambição podem muitas vezes gerar mudanças em torno de todo um setor, criando empregos e estabelecendo brilhantes pensadores do futuro na indústria. O Airbnb decidiu no final de 2016 que era hora de entrar no setor de tours e mais atividades. Já no início de 2018 deu um de seus maiores passos, incluindo hotéis na plataforma e, em particular, afirmando a sua intenção de lutar com os gigantes das agências de viagens on-line.

Há o que admirar com essa ambição, sinalizada ainda na semana passada, com o acordo para comprar o Hotel Tonight. Avançar com uma estratégia específica de qualquer empresa é algo repleto tanto de desafios quanto de oportunidades.

"Construir ou comprar?" é um problema bem conhecido que as empresas ambiciosas têm de enfrentar, especialmente quando seus principais produtos, processos e conjuntos de habilidades são frequentemente programados de forma diferente para alcançar o resultado desejado. Mas muitas vezes é um passo cultural que também é necessário para atingir uma meta.

O Airbnb terá pensado nisso, com certeza, assim como inúmeras outras empresas de viagens que se propuseram a seguir um caminho desafiador. Há sempre discussão dentro de startups sobre como manter a vibração, a cultura e o espírito quando eles começam a aumentar.

Coordenar a integração de novas pessoas, estilos e práticas em um negócio à medida que ele avança, muitas vezes a uma velocidade decadente, deve ser considerado como uma parte importante do plano, pois todos os outros elementos precisam crescer.


*Fonte: Phocus Wire

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados