Laura Enchioglo   |   24/02/2025 11:11
Atualizada em 24/02/2025 11:18

Com investimentos nos destinos, Aviva tem faturamento recorde em 2024: R$ 1,4 bilhão

Investimentos são o principal movimentador deste número para a empresa, que cresceu 7% em relação a 2023

PANROTAS / Laura Enchioglo
Edson Cândido, diretor de Vendas e Marketing da Aviva
Edson Cândido, diretor de Vendas e Marketing da Aviva

COSTA DO SAUIPE (BA) - A Aviva está comemorando o melhor ano de sua história ao fechar 2024 com faturamento recorde R$ 1,4 bilhão. Os investimentos que a Aviva vem fazendo são o principal movimentador deste número para a empresa, que cresceu 7% em comparação com 2023.

Costa do Sauipe correspondeu com faturamento de R$ 402 milhões, enquanto Rio Quente contribui com R$ 980 milhões. Nos dois destinos, foram 540 mil diárias vendidas para mais de dois milhões de clientes em 2024.

Segundo Edson Cândido, diretor de Vendas e Marketing da Aviva, o resultado é importante porque mostra uma boa aceitação do mercado mesmo com um inventário menor, já que o Sol ficou 2024 fechado para obras e hotéis de Rio Quente passaram por retrofits.

"O maior impulsionador desse recorde é a estratégia de renovação dos destinos, com o objetivo de receber o parque aquático em Costa do Sauipe em 2027. É importante passar por essa remodelação para realinhar o produto com as tendências do mercado e as preferências do consumidor. Depois da pandemia, houve uma mudança no comportamento e observamos uma maior busca por bem estar, equilíbrio, desconexão e uma experiência mais premium, com alta gastronomia, rótulo diferenciado e serviço personalizado"

Edson Cândido, diretor de Vendas e Marketing da Aviva

Investimentos da Aviva até 2028

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Sol Grand Premium renovado
Sol Grand Premium renovado

A Aviva está modernizando seus destinos em Costa do Sauipe e Rio Quente, com um investimento de R$ 1,2 bilhão aplicado nas novas estruturas. Na Bahia, as mudanças começaram com a reforma do Brisa, entregue em 2019, seguido pelo Sol, que foi inaugurado completamente renovado neste ano e está em soft opening até o final de fevereiro. Depois, é a vez do Ala Mar, no dia 8 de março, fechar para retornar renovado em 2026.

Na sequência, Ala Terra finaliza as reformas entre 2027 e 2028. A Ala Água se tornará o Incanto, um produto para fidelizados, que contará com um serviço ainda mais premium e personalizado. Em Rio Quente, os hotéis não conseguem ser completamente fechados para os retrofits, portanto a estratégia é uma renovação em partes, que já foi entregue em alguns empreendimentos.

Mas as novidades dos destinos Aviva vão além apenas da modernização dos hotéis e do novo parque aquático, e passa por uma mudança de público, storytelling, novo padrão gastronômico, e uma forma diferente de posicionar os Hot Parks.

Posicionamento dos Hot Parks e storytelling

Desde o ano passado, a Aviva vem trabalhando em uma nova forma de promover o parque aquático em Goiás, que contará com um "irmão" na Bahia em 2027, após a inauguração do Hot Park Baía das Tartarugas em Costa do Sauipe. Neste sentido, Edson explica que o novo posicionamento já está a pleno vapor, permitindo um maior alcance de público e uma amplitude nacional.

"Visamos ampliar a atração de público. Aquele que já gosta de resorts, continuará com a gente, mas também atrairemos aqueles que são amantes da diversão, do entretimento, e poderão avaliar a hospedagem que mais se adequa ao seu perfil. Com isso, fazemos a ampliação da visibilidade das marcas e captamos um cliente que vem pelo entretimento. E aquele que vem pela hospitalidade continua"

Edson Cândido, diretor de Vendas e Marketing da Aviva

Além disso, a Aviva também vem trabalhando em uma nova maneira de conectar os destinos de Rio Quente e Costa do Sauipe, com o storytelling da Turminha da Zooeira, que já está instalado nos hotéis que passaram por renovações e será inserido nos parques. "A Turminha tem um trabalho importante com as crianças, de entretenimento e educação, e estamos levando os personagens para fora do complexo. Lançamos no YouTube uma série de clipes musicais e, agora em abril, lançaremos o desenho animado", apontou.

Veja um dos clipes abaixo:

Os seis personagens da Turminha da Zooeira possuem ligação com a preservação da natureza e ESG, conceitos que marcam os destinos Aviva, segundo Edson. O executivo destacou a parceria de 23 anos com o Projeto Tamar na Bahia, por exemplo, que já possibilitou a desova de mais de 500 mil filhotes de tartarugas na praia de Costa do Sauipe. Mas o trabalho com a Turminha da Zooeira vai além da educação para as crianças. É também uma estratégia de marketing para a Aviva.

"Para a gente, esta é uma estratégia de ampliação, porque passamos a falar com o público infantil e com adultos que querem levar aos filhos conteúdos que agreguem e levem conhecimento. Com o YouTube, a ideia é que a gente ganhe mais visibilidade, que as crianças e os pais se perguntem onde eles podem encontrar a Turminha da Zooeira na vida real. Os personagens estão muito ligados aos Hot Parks; em Rio Quente, quem conta a história é a Lara, a Arara, que é o principal símbolo da região; já o parque em Costa do Sauipe nascerá com a temática guiada pela Marina, a tartaruga, também pela história que temos com esses animais aqui. Tudo isso faz a gente ampliar a marca Hot Park como um parque temático com storytelling"

Edson Cândido, diretor de Vendas e Marketing da Aviva

Novo público

Sobre o público que se pretende alcançar com todas essas mudanças nos destinos Aviva, Edson explica que a empresa está indo "na contramão" do mercado que trabalha com midscale como principal produto.

"A gente vem diversificando, olhando o comportamento do consumidor. No nacional, há uma busca por produtos de experiência com personalização e insumos mais novos, mais saudáveis, com wellness e equilíbrio. Quando a gente olha as tendências para 2025, existe uma desaceleração de room nights, com uma busca pelo preço, e a Aviva está encabeçando uma mudança de padrão do público, procurando encontrar clientes alto padrão, que não olham o preço em si. Agora, cada hotel consegue traduzir para o público uma experiência única, com acesso a todo um complexo com praia, infraestrutura, parque", destacou.

Mas o trabalho da Aviva em captar novos públicos não fica apenas no Brasil. Andando pelo complexo de Costa do Sauipe já se percebe outras línguas aproveitando o espaço. Isso se dá por conta de um trabalho de promoção no exterior, mais focado em América do Sul, mas que também deve começar a trabalhar outros destinos na Europa, principalmente com Espanha e Portugal. Ainda assim, os vizinhos latinos são a maioria do público estrangeiro nos destinos Aviva.

"Estamos com representação comercial em Portugal e Espanha, onde temos voos diretos de Salvador para a Europa, mas nosso foco ainda é América do Sul, apesar de começar esse relacionamento com países europeus. Reativamos o trabalho com parceiros latinos e trouxemos outros com potencial, para que vejam o produto e façam essa divulgação. Mas um dado importante é que em fevereiro deste ano já temos vendido para internacional os números de 2024 inteiro. Então a gente tem um trabalho muito forte acontecendo lá fora, principalmente em Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai, que são os destinos que estão consumindo bastante o Brasil"

Edson Cândido, diretor de Vendas e Marketing da Aviva

Gastronomia de ponta

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Rodolfo Vieira, gerente geral de Gastronomia da Aviva
Rodolfo Vieira, gerente geral de Gastronomia da Aviva

Para captar um público mais premium, a gastronomia tem que estar de acordo, e foi feita uma mudança completa em cardápios nos destinos Aviva, com Rodolfo Vieira, gerente geral de Gastronomia, à frente do projeto. Segundo ele, a ideia foi trabalhar com uma proposta mais sustentável, sem abrir mão de refeições frescas e com materiais de alta performance.

“Nós entendemos que a gastronomia promove o destino, então nos dedicamos a modernizar o serviço com uma melhor qualidade. Pensamos em tudo em que a gastronomia pode ajudar para entregar um melhor produto como um todo”, apontou o executivo.

Importância dos agentes e operadores de Turismo

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Aviva realizou premiação de maiores vendedores em 2024
Aviva realizou premiação de maiores vendedores em 2024

Os profissionais do trade são os principais vendedores dos destinos Aviva. Em Costa do Sauipe, representam 70%, enquanto no Rio Quente são 50% das vendas, levando em conta lazer e Mice. Para tanto, a empresa realiza o Aviva Celebra, reunindo agências, operadoras, OTAs e TMCs para uma premiação de melhores vendedores, que neste ano aconteceu em Costa do Sauipe.

"Para nós, faz sentido trazer os parceiros, mostrar o produto, principalmente com mudanças nos destinos e os investimentos, no caso daqui com o retrofit do Brisa e Sol e a chancela Grand Premium. Nada melhor do que a visita in locu para que possam materializar o que a gente vem divulgando com nosso marketing e eventos com cada parceiro em suas operações. Materializar o produto é a certeza de que vão sair daqui e conseguir traduzir tudo isso para os clientes", revelou Edson.

Para manter o agente ainda mais próximo, a Aviva também realizou mudanças no seu programa de pontos para agentes de viagens. Agora, conta com a parceria da Livelo, que distribuirá os pontos e permitirá o acesso dos agentes a um ecossistema completo para a troca por recompensas diversas, desde viagens até dinheiro.

Funcionará da seguinte forma:

  • 1 diária (em Costa do Sauipe ou Rio Quente) = 400 pontos Livelo
  • 1 ingresso Hot Park = 100 pontos Livelo

E a fidelização?

A Aviva, no entanto, também possui programas de fidelização, que correspondem por uma grande parte do resultado da empresa. Edson Cândido apontou que, apesar disso, a fidelização e as vendas por agentes não são conflitantes. Segundo ele, apenas 3% dos check-ins se convertem aos Vacations Club ou outras formas de associação, por isso, é possível organizar de forma 'coesa' os fluxos de hóspedes.

"Não há um conflito entre os canais, até pelo fato de estar congelando diárias, estar fazendo um contrato de direito de uso, é uma conversão para pessoas muito seletas e relacionados a planejamento de viagens"

Edson Cândido, diretor de Vendas e Marketing da Aviva

Mas o produto será destaque no novo parque aquático na Bahia. O Hot Park Baía das Tartarugas contará com um espaço dedicado aos fidelizados, com o Passaporte Hot Park série ilimitada, que também dará acesso prioritário ao espaço quando for inaugurado. "É uma comunidade muito exclusiva e direcionada, com acesso ao parque e espaço de descanso reservado, além de produtos premium, piscina, garçom exclusivo, cardápio e serviço direcionado, quadra de areia e por aí vai", apontou Edson.

A PANROTAS viaja a convite da Aviva

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