Hard Rock está pronta para investir em resorts-cassinos no Brasil
Grupo mundial acompanha tramitação do projeto de lei na Câmara e também a evolução do mercado de bets
A Hard Rock International está com um olhar quádruplo em direção ao mercado brasileiro:
- Nos turistas que se hospedam nos hotéis e resorts-cassinos ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos e no Caribe;
- Nos investimentos na hotelaria brasileira, por meio de licenciamentos e parcerias para futura operação pela empresa;
- Na regularização das bets e jogos digitais;
- E, claro, no projeto de lei que pode legalizar os cassinos no Brasil.
O vice-presidente sênior de Hotéis e Cassinos da Hard Rock International, Alex W. Pariente, esteve no lançamento do Visit USA 2024, na noite desta segunda-feira, 26, em São Paulo, e conversou com a PANROTAS sobre essa aproximação intensa com o mercado brasileiro. A rede está patrocinando o Visit USA pela primeira vez e demonstra o início de grandes investimentos no Turismo brasileiro, nas quatro frentes citadas acima e também em outros negócios, já que o grupo também opera os restaurantes Hard Rock e as casas de show Hard Rock Live. A força da marca e a evolução do mercado brasileiro podem dar um dos maiores matches do Turismo na região. “Imagine o que seria se tivéssemos um resort-cassino aqui em São Paulo...”, vislumbra o executivo.
PANROTAS – Hard Rock está pela primeira vez patrocinando o Visit USA no Brasil. Quais são os planos do grupo para o mercado brasileiro?
ALEX W. PARIENTE – Sim, estamos pela primeira vez no Visit USA e espero que seja a primeira de muitas. Vemos um longo caminho para a Hard Rock no Brasil. Em várias de nossas verticais. Hoje temos 13 resorts-cassino, 33 hotéis e quase 300 operações de café em 70 países. Também a vertical de jogos digitais e uma vertical de entretenimento, com a Hard Rock Live.
PANROTAS – Como o brasileiro tem respondido a todos esses produtos?
PARIENTE – O brasileiro é muito importante para nós, no mundo inteiro. Acabo de voltar da Europa e é muito comum ouvir o português em todos os países. Nos Estados Unidos, claro, Orlando é onde os brasileiros estão mais presentes no Hard Rock (da Universal Orlando, onde também temos um Hard Rock Live). E vemos o brasileiro tendo segunda residência na Flórida e visitando muito nossas propriedades, como nosso resort cassino em formato de guitarra, em Hollywood/Fort Lauderdale. Temos mais de 1,3 mil quartos em Hollywood, Flórida. Também em Tampa temos uma propriedade onde vemos muitos brasileiros. E se falarmos de Caribe, acho que em Punta Cana temos mais visitas de brasileiros. Em determinadas épocas, 12% dos hóspedes são brasileiros.
PANROTAS – Como esses projetos saem do papel? Há parcerias locais?
PARIENTE – Temos projetos com diversos parceiros, pois gostamos do know-how dos empresários locais, mas quanto mais estratégicos esses projetos são, maiores são nossos investimentos próprios. Na Flórida, por exemplo, os projetos são 100% nossos. Em outros países, podemos fazer parcerias com licenciamento de marca, como em Punta Cana; também temos contrato de gerenciamento (como no cassino de Punta Cana); e no Brasil temos dois ou três desenvolvedores criando já há alguns anos produtos que possamos operar e administrar, por meio de um contrato de gerenciamento.
Recentemente, em uma visita com o chairman de nossa companhia, Jim Allen, manifestamos a possibilidade de chegarmos aqui com a nossa marca, com um investimento direto nosso. Estamos acompanhando o projeto de lei para a liberação de cassinos físicos tramitando no Congresso e também a regularização do jogo digital, com as bets, e ambos os negócios nos interessam.
É quase certo que estaremos aqui com investimentos próprios, começando pela área digital. E se a lei dos cassinos for aprovada de forma que nos dê segurança jurídica e viabilidade econômica, também é muito provável que faremos investimentos milionários diretos no Brasil.
O jogo em forma de entretenimento é estratégico para a Hard Rock e os projetos têm investimento direto nosso ou na forma de joint venture com contrato de gerenciamento. No caso do Brasil, o mais provável é ter o investimento direto com gerenciamento.
PANROTAS – E como está o projeto em Las Vegas, onde a Hard Rock iniciou a demolição e transformação do Mirage...?
PARIENTE – Em Las Vegas fizemos uma aquisição de uma trade company, e com isso os direitos de operação do Mirage, e depois compramos o terreno. São bilhões de dólares de investimento e em três anos teremos um novo resort-cassino, o Hard Rock Las Vegas, que vai mudar uma vez mais o destino como conhecemos.
PANROTAS – Love era meu show preferido em Las Vegas e acontecia no Mirage.
PARIENTE – Mas olha que poderemos ter um show no nível daquele aqui no Brasil, sem precisar viajar para fora. Não seria fantástico?
PANROTAS – E que modelo de propriedade você indicaria para esse momento de legalização do jogo como entretenimento no Brasil?
PARIENTE – Nos últimos cinco ou seis anos, estamos trabalhando na evolução do jogo em forma de entretenimento. Passamos muitas etapas, a fase de conscientização... O melhor modelo é o que o povo brasileiro escolher. Fazer uma legalização o mais horizontal possível resulta no maior benefício. Ou seja, não temos um investidor único para tocar com exclusividade. Acho superimportante podermos colaborar com nossa experiência ao redor do mundo, para mostrar como essa legalização ocorreu em outros locais, fazer a conscientização do que é o jogo como entretenimento.
PANROTAS – Falando um pouco do brasileiro que vai aos Estados Unidos, o que ele precisa ou poderia descobrir?
PARIENTE – Os brasileiros vêm descobrindo outras áreas dos Estados Unidos. E com o interesse imobiliário, acabam ficando mais tempo, como uma segunda residência. Vale a pena descobrir o Hard Rock Hollywood, único prédio em forma de guitarra, com um parque aquático fantástico, atrações para as famílias, um teatro para 7,5 mil pessoas, um cassino como os de Las Vegas. Eu implantei vários resorts e cassinos em Las Vegas e o de Hollywood não deve nada a eles. E muito mais perto para os brasileiros.
Em Nova York, destino que os brasileiros adoram, temos um hotel de 460 apartamentos, na Times Square, super bem localizado, e se você quiser podemos mandar um helicóptero e em 35 minutos você estará em Atlantic City, em nosso resort cassino. Ou em menos de duas horas de carro. Temos experiências fantásticas, que com certeza os brasileiros vão amar, e temos muitas ideias do que podemos fazer aqui no Brasil.