Nacional Inn realiza primeiros investimentos no Hotel Jaraguá
Rede assumiu o empreendimento em SP no início de julho e já tem planos para a fachada do prédio e teatro
A Nacional Inn assumiu recentemente o Hotel Jaraguá, no centro de São Paulo – que operou por cerca de 20 anos sob a bandeira Novotel, da Accor –, e já começou os primeiros investimentos.
Além de adesivagens com a nova marca, a rede foca, em um primeiro momento, na revitalização da fachada, que é tombada pelo patrimônio histórico. A empresa enfatiza que o processo para revitalização não é tão simples e precisa de autorização.
"Quando assumimos esse hotel, sabíamos que estávamos assumindo uma obra de arte, e quando temos uma obra de arte no portfólio, é necessário cuidado, tanto externo como interno"
Ricardo Aly, diretor de Marketing, Vendas e Distribuição da Nacional Inn
Ele reforçou que este será o principal investimento da rede, neste início, mas que demanda burocracias e empresas especializadas por se tratar de um patrimônio. Além disso, a Nacional Inn pretende trazer de volta peças teatrais ao Teatro Jaraguá, que não recebe montagens há alguns anos. A nova reforma será feita a curto e médio prazo.
Ricardo entende que o nome e a imagem do Jaraguá já estão construídas, afinal o hotel tem 70 anos de história e é o mais antigo da cidade de São Paulo em funcionamento. A ideia é mesclar essa história com as características da rede.
"A Nacional Inn tem um sistema padronizado. Entramos no hotel com duas vertentes, em revitalizar espaços e dar a nossa cara aos produtos. Depois, a área de Marketing, Vendas e Distribuição faz toda a inserção do produto nos canais, integração com trade, clientes finais e a própria imprensa", disse o diretor.
Segundo ele, são etapas que vão sendo realizadas para posicionar o produto. "Quando assumimos uma propriedade como o Jaraguá, que é um produto icônico, a imagem sobre ele já está construída, o que nos facilita na implementação da nossa cultura e na continuidade do atendimento", complementou Aly.
Como a Nacional Inn pretende vender o produto?
Localização, história, cultura, eventos, lazer. Tudo isso compõe o hotel Jaraguá e são pontos essenciais na venda deste novo produto da Nacional Inn, como explicou Aly.
Hoje, segundo o executivo, o empreendimento tem um grande foco no corporativo, mas recebe públicos diversos. Por isso, será importante o foco 360° no hotel, que possui 415 quartos, 25 salas para eventos e um teatro.
"Esse hotel é muito forte no corporativo, apesar de também transitar bem pelo lazer. Tem público jovem e hóspedes mais velhos. Tem nacional e internacional. Ou seja, é um produto que consegue encaixar como uma luva em todos os segmentos de públicos", destacou Ricardo.
Isso se dá por vários fatores e a localização, por exemplo, é uma delas. Por estar no centro de São Paulo, o Jaraguá recebe tanto turistas de feiras e convenções como a lazer.
"Nos eventos ele se posiciona muito bem dentro dos principais players da cidade. Na questão de logística, está no centro de São Paulo, o que facilita a locomoção, com fácil acesso a metrôs e às principais avenidas. O acesso para Guarulhos, Congonhas e rodoviárias também é bom. O hotel tem uma grande procura quando há convenções e feiras na cidade, mas funciona muito bem também para grupos, individual e afins"
Ricardo Aly, diretor de Marketing, Vendas e Distribuição da Nacional Inn
Por isso, a Nacional Inn não terá um foco de público para as vendas, e pretende uma distribuição geral do hotel. Isso conversa muito com o que a rede entende por distribuição, conforme explica Aly: "Não existe fórmula do bolo da distribuição, o que existe é a tendência do on-line cada vez mais forte. Abrir mais as prateleiras e não ficar muito nichado, então trabalhamos com operadoras, OTAs, travel techs, TMCs...", complementou.
História do Hotel Jaraguá
O Hotel Jaraguá foi inaugurado em 1954, como parte das comemorações do quarto Centenário da cidade de São Paulo. A princípio, o edifício funcionava como sede do jornal O Estado de São Paulo e da rádio Eldorado, além de ser hotel (cada um, inclusive, com sua entrada independente).
Por sua localização, reinou quase absoluto até os anos 1970, recebendo grandes personalidades mundiais e também brasileiras, como a Rainha Elizabeth, Robert Kennedy, Ella Fitzgerald, Juscelino Kubitschek e outros.
Após ser administrado pela rede Horsa, no início dos anos 1980, o hotel foi vendido à outra rede que o desativou em 1998. No mesmo ano, a empresa Sol Invest adquiriu o edifício e o modernizou, sendo reinaugurado em 2004, como parte do portfólio da Holiday Inn.
Foi nesta revitalização que um outro prédio foi anexado para a implementação das salas de eventos e do Teatro Jaraguá. Depois, entre 2005 e 2006, passou para a bandeira da Accor, como Novotel.
Visita guiada no Hotel Jaraguá
O Portal PANROTAS foi convidado para realizar uma visita guiada ao Hotel Jaraguá. O serviço é feito para hóspedes, mas também aberto ao público, no valor de R$ 50. Acontece das 17h às 18h diariamente, passando por obras de arte do prédio e terminando no rooftop, que abriga o relógio do Hotel Jaraguá.
O produto é recente, já que teve início há apenas três meses. A ideia do Nacional Inn é dar continuidade e investimento à iniciativa do staff do hotel.
Veja abaixo algumas fotos do Hotel Jaraguá, agora sob a gestão da Nacional Inn: