Vila Galé inaugura novo hotel em Portugal com foco na recuperação do patrimônio
Companhia investiu 6 milhões de euros na reabilitação das casas da antiga fábrica

Ainda na semana passada, no dia 22 de fevereiro, o Grupo Vila Galé apresentou o novo hotel Vila Galé Casas D’Elvas, localizado na cidade de Elvas, em Portugal. O empreendimento representa um investimento de 6 milhões de euros na reabilitação das casas da antiga fábrica de ameixa, assim como dos edifícios históricos do Aljube Eclesiástico e do Conselho de Guerra, com o objetivo de preservar a história e cultura local.
Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Conselho de Administração do Grupo Vila Galé, afirmou que a empresa já recuperou 18 edifícios históricos transformando-os em hotéis e segue investindo na preservação do patrimônio nacional. O projeto visa transformar espaços históricos em atrativos turísticos e sustentar a economia local ao aumentar o número de visitantes e dinamizar o comércio e a cultura da região.
Apesar do compromisso com a preservação do patrimônio, Rebelo de Almeida destacou os desafios enfrentados durante o processo de licenciamento. Ele mencionou as dificuldades burocráticas que dificultam a execução de projetos, apontando que o Estado deveria apoiar os investimentos em patrimônio histórico.
O Vila Galé Casas D’Elvas oferece 44 acomodações em cinco categorias, com uma piscina panorâmica, restaurante Massa Fina com gastronomia italiana, e uma sala de eventos para reuniões, congressos, casamentos, e outras ocasiões. O hotel segue a proposta do grupo de unir turismo e cultura, com a temática da pintura, homenageando artistas nacionais e internacionais.
O Vila Galé Casas D’Elvas reforça o compromisso do grupo com a valorização do patrimônio histórico e o desenvolvimento do turismo em Portugal.
Histórico dos edifícios Casas D'Elvas
Aljube Eclesiástico: Antiga prisão eclesiástica do século XVII, construída por ordem do Bispo D. Baltasar de Faria Vilas-Boas. O brasão do bispado ainda está visível na fachada.
Edifício do Conselho de Guerra de Elvas: Construído no contexto da Guerra da Restauração (1641-1668), este edifício foi o local onde as altas patentes do Exército português discutiam estratégias militares.