Marriott lidera investimento de novos hotéis na África, diz pesquisa
A listagem da pesquisa ainda tem nomes de gigantes como Hilton, Radisson e Accor.
A África terá um boom hoteleiro com a inauguração de novas propriedades das mais diferentes empresas este ano. E a cadeia que mais abrirá unidades é a Marriott, segundo apontou a pesquisa anual do W Hospitality Group.
A empresa, que adquiriu a Starwood há quase dois anos, tem atualmente um canal de desenvolvimento de 93 novos hotéis, com um total 17.708 quartos na África. Cerca de 50% dessas unidades, ou seja, 8.587 já estão em construção.
A Hilton ocupa o segundo lugar, com 6.352 habitações em construção, e o Radisson Hotel Group ocupa o terceiro lugar, com 4.840 quartos.
Outra referência no segmento, a francesa Accor Hotels, iniciou recentemente sua expansão no continente. Segundo o relatório, apenas 36% dos quartos estão em construção.
MARCAS INDIVIDUAIS
O estudo coloca o Radisson Blu no topo das marcas de hotéis individuais, à frente da Hilton em mais de 300 quartos. Essa segunda rede tem duas outras marcas no top 10, Hilton Garden Inn e Double Tree by Hilton.
"Do total de 76.322 quartos no escopo africano, cerca de 34 mil das redes deverão ter aberturas programadas este ano e em 2019. A realidade em terra, no entanto, é que quatro mil desses quartos não estavam sequer em construção como na época da nossa coleta de dados, que foi o primeiro trimestre de 2018", declarou o diretor geral do W Hospitality Group, Trevor Ward.
"Não seria, portanto, inútil sugerir que há um grau de otimismo excessivo por parte das cadeias em relação aos seus planos de expansão", continuou ele.
Mais detalhes do relatório serão apresentados e discutidos no Fórum de Investimento Hoteleiro na África (AHIF). O encontro acontecerá em Nairobi, no Quênia, em outubro deste ano.