Grupo Hoteleiros do Futuro finaliza viagem à China
Profissionais visitaram feiras do setor e empresas de tecnologia, além de pontos turísticos da capital

O grupo brasileiro Hoteleiros do Futuro encerrou no último fim de semana sua viagem à China para um intercâmbio cultural e de negócios. Os profissionais visitaram duas feiras do setor e empresas de tecnologia, além de pontos turísticos da capital Shanghai.
Os pontos altos do roteiro foram as visitas às feiras Hotelex e HDE Expo, além do Shiji Group e Yunshanzu. Na HDE Expo, com mais de 2 mil expositores, entre mobiliário, amenities e enxovais, o grande destaque foi o número de soluções baseadas em IoT (Internet das Coisas) e robótica aplicada.
O grupo visitou dezenas de estandes com sensores que conectam o quarto aos sistemas centrais do hotel — luz, temperatura, cortinas, TV e até aromatização, tudo configurável por perfil de hóspede – customização em tempo real já está em operação nos hotéis chineses.
“Uma das coisas que surpreendeu muito, tanto nas feiras como nas empresas, foi a integração de hardware e software com o objetivo de customizar a experiência do hóspede nos hotéis. Essa combinação permite melhorar muito a experiência do hóspede durante a jornada dele no hotel, principalmente no quarto".
Beto Caputto, da Atrio Hotel Management
No Shiji, um dos maiores grupos de tecnologia para hotelaria da Ásia, os hoteleiros conheceram seu ecossistema completo e integrado, com PMS, Channel Manager, CRM e Unified Customer Profile.
“Aos poucos, a viagem foi nos mostrando, com todas as letras, o que nos espera nos próximos anos: uma hotelaria muito mais integrada, automatizada e personalizada”, revelou Gabriel Fumagalli, da XTay, idealizador da viagem. “As experiências deixaram claro como a China está avançada na integração de dados em tempo real — com foco em eficiência, controle de performance e personalização da jornada do hóspede”, completou.
Na Yunshanzu, conhecida por seus robôs de atendimento, fechaduras inteligentes e tótens de self check-in, o que mais chamou atenção foi seu software de inteligência artificial para atendimento ao hóspede. A solução usa IA para interagir de forma automatizada, respondendo dúvidas, oferecendo suporte e até sugerindo serviços com base no perfil de cada hóspede – o sistema aprende com cada interação e pode ser integrado aos canais de comunicação do hotel, tornando o atendimento mais ágil e personalizado.
“O que vimos na China não é o que vem pela frente, é o que já está em funcionamento. Nosso desafio agora é entender como adaptar essas soluções à realidade brasileira e transformar o nosso setor com base nessa nova referência”, finalizou Fumagalli.
A viagem do grupo teve toda a logística realizada pela AD Feiras e Missões, célula da AD Turismo, do Grupo Arbo, dedicada a esse tipo de viagem.