Karina Cedeño   |   25/04/2025 17:27

Fairmont Rio de Janeiro recebe certificação Raízen Power por descarbonização

Hotel reduziu em 100% a emissão de carbono proveniente do consumo de energia elétrica no ano passado


Divulgação
fairmont copacabana,fairmont rio de janeiro
fairmont copacabana,fairmont rio de janeiro

O Fairmont Rio de Janeiro recebeu a certificação Raízen Power pela redução da emissão de carbono. A empresa de energia renovável possui metodologia de cálculo desenvolvida pelo GHG Protocol, principal programa nacional e internacional para quantificação de emissões dos gases de efeito estufa (GEE), que é validada por organizações como World Resources Institute (WRI) e World Business Council for Sustainable Development (WBSCD).

O hotel mantém medidas para minimizar os impactos ambientais desde sua inauguração. Em 2024, reduziu em 100% a energia elétrica consumida de janeiro a dezembro. Foram economizados quase 7,5 mil MWh, provenientes da geração por fontes de energias especiais, como eólica, solar, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e centrais geradoras hidrelétricas (CGH), com emissão zero de carbono na atmosfera. Este valor equivale ao plantio de mais de 2,7 mil árvores em um projeto de reflorestamento e à redução de quase 400 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

“Estamos orgulhosos em sermos reconhecidos por essa certificação que contribui para a descarbonização do meio ambiente. Isso evidencia o compromisso do hotel com a transição energética. Desde a abertura, o Fairmont Rio de Janeiro tem as práticas ESG como pilar fundamental. Aliar a excelência na hospitalidade com a responsabilidade socioambiental nos motiva a incentivar um Turismo cada vez mais responsável”

Netto Moreira, gerente geral do hotel Fairmont Rio de Janeiro

O Fairmont Rio de Janeiro utiliza equipamentos mais eficientes, como lâmpadas de LED e ar-condicionado com reaproveitamento de calor. O uso de lâmpadas de LED garante economia de 33% nos gastos com iluminação, enquanto o isolamento térmico de envoltória e os equipamentos de ar-condicionado com reaproveitamento de calor possibilitam mais 34% de economia energética. Além disso, um sistema de automação permite que o consumo de energia seja monitorado em tempo real.

O hotel também possui estações de carregamento elétrico com padrão europeu Tipo 2 (potência 11kW), que permitem o abastecimento de todos os modelos de carros elétricos e híbridos compatíveis com o padrão Tipo 2, com recarga gratuita para os hóspedes.

Ações sustentáveis do Fairmont Rio de Janeiro

Divulgação
Drink Zero Waste servido no Spirit Copa Bar<br/>
Drink Zero Waste servido no Spirit Copa Bar
Além de conquistar a certificação Raízen Power, no último dia 22, Dia da Terra, o hotel realizou duas ações especiais. A primeira foi o apagamento simbólico das luzes da fachada entre 19h e 20h. A segunda foi a criação do Zero Waste Drink, um coquetel exclusivo assinado pelo mixologista Cassiano Melo, disponível no Spirit Copa Bar de 22 a 27 de abril.

A receita do drink aposta na sustentabilidade ao utilizar ingredientes reaproveitados da operação diária do hotel. A base leva Cachaça Pindorama Prata, Lillet Blanc, cítricos, bitter de laranja e um xarope feito a partir da borra do café expresso da cafeteria do próprio Fairmont. Para completar, o coquetel é finalizado com espuma de laranja e um pó de ervas desidratadas do jardim, ressignificando ingredientes que, em geral, seriam descartados.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados