60ª Equipotel tem crescimento de 15% no número de visitantes
Neste ano foi registrado um total de 20.255 participantes únicos nos quatro dias de feira
A edição de 2023 da Equipotel, que celebrou os 60 anos do evento, registrou um crescimento de público, voltando a conquistar patamares equivalentes aos do período pré-pandemia. Neste ano foi registrado um total de 20.255 visitantes únicos nos quatro dias, número 15% superior ao registrado em 2022.
A qualificação do público foi outro destaque. Do total de participantes, 62% eram tomadores de decisão ou responsáveis por compras, 36% ocupavam cargos de liderança e 6% tinham verba programada para uso na feira. Sobre as regiões de origem, 81% são do Sudeste, 6% do Nordeste, 7% do Sul, 4% do Centro-Oeste e 2% do Norte. O evento também recebeu profissionais de todos os países da América Latina, França, Reino Unido, República Tcheca, China, Coréia do Sul, Japão, Estados Unidos da América, Canadá e Portugal.
O número de marcas expositoras também cresceu. Foram mais de 350, cerca de 10% acima da edição de 2022. Com um trabalho de inteligência apoiado por tecnologias de conexão, o número de leads foi de 46.887. O público qualificado foi base para encontros de negócios em espaços como Conecta Club, Encontro Corporativo de Compras Fohb e Rodada de Negócios de Alimentos & Bebidas.
“Estamos orgulhosos de reunir tantos expositores, referência para o mercado, e visitantes, que buscam otimizar experiências e trazer maior conforto aos clientes, fazer da edição de 60 anos uma celebração da história e uma conexão com o futuro. Muitos negócios serão desenvolvidos no pós-feira, mas é no pavilhão que a química acontece com maior força. Foi incrível presenciar uma virada de chave no setor, que pode continuar contando com a Equipotel por muitos anos, com certeza”
Daniel Pereira, gerente do evento
Programação
A programação da 60ª Equipotel contou com 145 horas de apresentações e palestras disponibilizadas em onze espaços de conteúdo. Pelo sexto ano, o Congresso Nacional de Hotéis, o Conotel, aconteceu dentro da Arena da Hospitalidade, mas o público também pôde conferir abordagens sobre os temas mais atuais de mercado no Workshop de Governança Hoteleira e em diversas outras atrações.
O evento também contou com outras arenas que ofereceram conteúdo, por exemplo, como o Motel Xperience, Escola de Hoteleiros, o Espaço Gastronômico – em parceria com o Senac, a área Hospitality Trends, a Arena Tech, HSMAI Innovation, o Hotel que Respira e a Maratona da Hospitalidade.
A edição também foi palco de uma experiência imersiva: a Inn House Experience. Uma guest house foi montada com 300 m2, com espaços como recepção, cozinha com bar, cômodo adaptado para home-office, lounge e jardim. O projeto, desenvolvido a partir de uma imersão dos organizadores na Equipotel de Paris, contou com palestras como “Do 0 ao Milhão com sua guest house”; “Bem-estar na hotelaria através da neuroarquitetura”; e “Inn House – Transformando anfitriões em empreendedores de sucesso”, e outras. A concepção teve as assinaturas da Brazil Sales, da arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, da MDF Technology e da Marcenaria Show.
Tecnologia, acessibilidade e sustentabilidade
A era das máquinas como suporte do trabalho humano vem avançando na hotelaria. A tecnologia foi o foco da Pluginbot, que levou modelos que funcionam como concierge, atendimento a distância e até enfrentam situações de risco, como investigações de vazamento de gás, por exemplo.
Em acessibilidade, a Box Acessível mostrou uma solução que permite a entrada completa da cadeira de rodas na área de banho e ainda coleta a água utilizada. Na parte de sustentabilidade, a Topema Innovations apresentou suas eco recicladoras, equipamentos que permitem a redução de resíduos orgânicos em até 90% do volume.
A 60ª Equipotel aconteceu na capital paulista, no Expo Center Norte, entre os dias 19 e 22 de setembro. A próxima edição já tem data. A RX, organizadora do evento, anuncia que a Equipotel 2024 será de 17 a 20 de setembro, no Expo Center Norte.