Da Redação   |   21/07/2023 19:14
Atualizada em 21/07/2023 19:23

Visit Rio realiza encontro para estimular negócios digitais

Trade turístico se reuniu para abordar a importância da inserção de marcas em novas plataformas


PANROTAS / Marluce Balbino
Luiz Strauss, da Abav-RJ, e Carlos Werneck, do Visit Rio
Luiz Strauss, da Abav-RJ, e Carlos Werneck, do Visit Rio

Discutir estratégias para potencializar negócios digitais no Turismo e apresentar inovações e tendências foram os principais objetivos do 5º Encontro Rio CVB Rio de Negócios, realizado ao longo da manhã desta sexta-feira (21) no Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento reuniu associados do Visit Rio e representantes do poder público e do trade turístico carioca.

“O bom posicionamento nas plataformas digitais se reflete não apenas em negócios, mas também na promoção da cidade”, destacou Carlos Werneck, recém-reeleito para mais dois anos de mandato como presidente-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB / Visit Rio). “Estamos em um momento importante que é o lançamento do rebranding da marca Visit Rio daqui a algumas semanas. A nova marca será de cada um de nós e temos que trabalhar para que ela ganhe relevância. É importante fazer ações em conjunto”.

Como foi o 5º Encontro Rio CVB Rio de Negócios

Antes dos três painéis do dia, o Fairmont Copacabana ofereceu um café manhã para os participantes do encontro. Alguns dos 200 mantenedores do Visit Rio, que completa 40 anos em 2024, tiveram oportunidade de fazer networking com os representantes do trade.

Carlos Werneck ressaltou que o objetivo de encontro, além de falar sobre a presença digital, era destacar a maneira como as marcas se apresentam para viabilizar negócios.

Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB / Visit Rio, complementou: “Trouxemos especialistas do mundo digital para uma programação pensada com muito carinho com o objetivo de promover a cidade e estimular novos negócios”.

O primeiro painel da manhã, mediado por Roberta, discutiu tendências de consumo e teve a participação da publicitária Koca Machado, sócia-executiva da empresa de comunicação Grupo Sal; Edivaldo Reis, gerente de Inovação da Embratur, e Leo Balard, da plataforma de Turismo Destinow e chefe de operações da TAH (Travel Activies Holding).

“É muito importante estarmos reunidos para falar de consumidor e de tudo o que mudou no mercado nos últimos anos”, disse Koca. “Temos que discutir cada vez mais rebranding e posicionamento de marca, porque precisamos saber quem somos para chegar ao consumidor. Temos de criar valores intangíveis para alcançar as metas tangíveis”.

Koka apresentou um recorte de dados da pesquisa Global Consumer Insights 2022, realizada pela consultoria PwC. O relatório mostra, por exemplo, que no Brasil 70% dos entrevistados aumentaram suas compras on-line durante a pandemia e 55% pretendem comprar ainda mais por canais digitais. Apenas 30% esperam comprar mais em lojas físicas.

“A pesquisa revela que não teremos retrocesso”, enfatizou Koka. “O estudo deixa claro que é preciso estar em vários canais, já que 81% dos consumidores compraram em três ou quatro canais nos últimos seis meses. Mais da metade fez compras semanais através de plataformas digitais. Para aparecer neste mercado é necessário criar uma linguagem, saber qual é a sua missão e como quer ser percebido. Isso gera consistência, engajamento e economia. Quando você sabe onde vai atuar, não gasta dinheiro em ações de marketing equivocado”.

Outro dado da pesquisa mostra que quase metade dos consumidores no Brasil levam cada vez mais em conta os fatores ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) na hora da compra. Edivaldo Reis, da Embratur, chamou a atenção para a importância do foco no que o cliente quer: “Não adianta apenas melhorar os produtos que já temos. Precisamos estudar os dados para entender o que o cliente busca. Hoje todas as ações têm de levar em conta os conceitos ESG. É essencial para garantir a sobrevivência no mercado”.

PANROTAS / Marluce Balbino
Painel debateu o trabalho dos influenciadores digitais
Painel debateu o trabalho dos influenciadores digitais

Leo Balard apresentou a nova plataforma Destinow, de venda de ingressos e passeios, em um exemplo de como usar o meio digital para alcançar o cliente no mundo físico: “Todos os grandes atrativos do Rio já estão na nossa plataforma. Somos parceiros de 40 hotéis, e queremos mais. Em cinco meses, emitimos mais de 6 mil bilhetes. Com a digitalização, conseguimos formalizar a operação e damos mais segurança ao turista”.

O segundo painel da manhã mostrou um pouco do trabalho dos influenciadores digitais. A conversa foi mediada por Flávio Fusco (@Flavio Fusco), do canal no YouTube #FuiComFusco, e reuniu Lipe Camanzano (@LipeTravelShow), João Victor (@TesourosDoBrasil), e Juliana Martins (@TheLyfe.InfluenceBr).

“O mercado de produção de conteúdo digital é novo, e muita gente ainda não sabe como funciona”, disse Lipe. “As empresas devem estar sempre baseadas em pesquisas para saber onde investir o dinheiro. Somos muito influenciadores no Brasil, de diferentes categorias. Para construir reputação de marca, vale investir em um perfil aspiracional. Se o objetivo for uma divulgação imediata de preço, é melhor apostar em um influenciador ‘caça-promo’. Seja qual for a decisão, ela precisa ser profissional e baseada em estudos, gráficos, métricas”.

O 5º Encontro Rio CVB Rio de negócios terminou com uma apresentação do keynote speaker Cássio Brandão, líder da área de negócios governamentais no Google Brasil: “Precisamos construir a jornada digital pensando na lógica de maratona, e não da corrida de 100 metros. No digital, a mensagem não se dispersa, porque ela pode ser adaptada para cada tipo de pessoa. Que sinais estamos mandando para quem pesquisa na internet o Rio de Janeiro como destino turístico? É preciso converter buscas em visitas. Mas não adianta a pessoa fazer uma busca com a intenção de visitar um destino se do outro lado não tiver uma produção de conteúdo. E a decisão do consumidor tem impacto no desenvolvimento econômico", finalizou.

Veja fotos do evento no álbum abaixo.


Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

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