Por que os 100+ Poderosos do Turismo 2024 inspiram? Parte 8
Veja textos que explicam um poucos dos critérios utilizados para cada Poderoso do Turismo 2024
Quem movimenta o jogo, quem é exemplo e inspiração, quem merece reconhecimento. Uma lista de pessoas, e não de marcas. Profissionais que estão olhando à frente, liderando, ouvindo, lutando para que nosso mercado seja olhado com seriedade, como incentivador da economia e parte fundamental do País.
A lista 100+ Poderosos do Turismo PANROTAS 2024 está no ar e você confere todos os nomes clicando aqui. Nesta matéria, você confere o texto que fizemos para cada homenageado. Por meio deste parágrafo, é possível compreender um poucos dos critérios utilizados para cada Poderoso do Turismo 2024.
Outras partes já foram publicadas, confira abaixo:
Diferentemente da Revista PANROTAS - Edição Especial 100+ Poderosos do Turismo 2024, na qual distribuímos a lista em ordem alfabética, aqui colocaremos de forma sortida.
Confira mais onze profissionais abaixo:
CARLA FONSECA – Gol Linhas Aéreas e Smiles
Em meio às recentes comemorações dos 30 anos da Smiles, a empresa fechou o resultado do terceiro trimestre com recorde de R$ 1,3 bilhão em faturamento, mais de 23 milhões de clientes e outros índices para celebrar. É justamente a sinergia entre o programa de fidelidade e a Gol Linhas Aéreas que impulsiona esse crescimento. E à frente de ambas está quem? Carla Fonseca, que quando já tinha 15 anos de experiência no Smiles, foi convocada para ser nada menos do que vice-presidente comercial da Gol, onde está desde 2023 superando os enormes desafios em um momento de grandes transformações para a aérea. Vem aí a Gol pós-Chapter 11, com uma Carla Fonseca sempre pronta para dar o seu melhor.
CINTHIA MARQUES – Ministério do Turismo
Cinthia Marques é incansável no Ministério do Turismo. Em uma das pastas com a maior mudança de líderes no governo federal, a executiva se mantém firme e, com seu conhecimento técnico, trabalha diariamente para manter a resiliência e transformar o Brasil em um lugar melhor para os turistas e o ambiente de negócios melhor para o trade. Cinthia merece reconhecimento por ser uma importante peça no MTur em sua missão de formular, coordenar e executar políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do setor turístico no Brasil. E, claro, mapear muitas oportunidades de investimento no Turismo brasileiro.
DANIELA MAIA – Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro
Depois de uma gestão importante na Riotur, Daniela Maia agora se destaca como secretária de Turismo da Cidade Maravilhosa. Certamente ela é um dos componentes da reeleição folgada do prefeito Eduardo Paes no Rio, após um ano importante neste destino que é a grande vitrine do nosso País no Exterior. Sucesso no show da Madonna, implementação de sistema inteligente de dados para mapear o Turismo, ações a gestores de hotéis cinco estrelas, novos circuitos turísticos, como os de Samba e Cultura, além da promoção impecável do carnaval carioca estão entre os trunfos de Daniela Maia. Esperamos para ver os próximos projetos.
EDUARDO ZORZANELLO e MARTA ROSSI – Festuris
O Festuris evoluiu, cresceu, se profissionalizou e mais uma vez se provou uma das feiras de Turismo mais importantes do Brasil em 2024. O ano, sabemos, foi simbólico para o Rio Grande do Sul, após a tragédia climática à qual o Estado foi submetido, e a feira dos tão eficientes co-CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello deu, novamente, um exemplo de recuperação, resiliência e superação, como já haviam feito no pioneirismo da realização do evento na pandemia. Isso tudo sem renunciar à qualidade dos negócios. Vale dizer que nem só de novembro vive o Festuris, e ao longo de todos os meses de 2024 essa dupla gaúcha trabalhou pela retomada e fomentação do Turismo em Gramado, Canela e no Rio Grande do Sul.
FABIO GODINHO – CVC Corp
São tantas coisas que Fábio Godinho fez em 18 meses que aqui vamos destacar a mais relevante de todas elas: em suas mãos, de fato, se tornou uma realidade aquele discurso de "CVC Voltou". Godinho aceitou o desafio de liderar a maior empresa brasileira de Turismo diante de um verdadeiro caos e nesse um ano e meio já pode compartilhar com todo seu time a champanhe de comemoração do primeiro lucro desde 2019 e fluxo de caixa compatível com o terceiro trimestre daquele ano, o melhor da história da companhia. Por vestir a camisa da CVC Corp verdadeiramente, com um trabalho incansável, o CEO já começa a planejar os próximos três anos da CVC Operadora e desenhar um 2025 que promete: será de inovação e crescimento.
GABRIEL CORDEIRO – BWT
Faz tempo que a BWT deixou de ser considerada uma operadora regional e o alcance nacional conquistado pela empresa paranaense se deve em grande parte à liderança de Gabriel Cordeiro. Afinal, são 20 anos de Turismo, mais de 13 deles dedicados à sua atual casa, que ganhou sua cara ao longo do tempo. Destreza em negociação, parcerias e relacionamento com os fornecedores fazem dele um executivo inventivo na criação de novos produtos e carismático no trato com os agentes de viagens. São muitas histórias para contar.
GABRIELA SCHWAN – Rede Swan Hotéis
Gabriela Schwan começou sua trajetória na empresa como estagiária e, ao longo dos anos, ocupou cargos de gerência e diretoria, até se tornar CEO em 2020, em meio à pandemia. Sob a liderança da CEO desde 2020, a Swan Hotéis obteve um crescimento expressivo de mais de 60% no faturamento nos últimos cinco anos, além de fortalecer sua atuação como referência em hospitalidade no Brasil e em Portugal. A rede, que completa 31 anos em 2024, vem se consolidando como um hub de hospitalidade, oferecendo experiências de alta qualidade em seus serviços.
LEONOR BERNHOEFT – LTN Brasil
Parabéns, LTN Brasil. Parabéns, Leonor Bernhoeft. A agência de viagens corporativas comemora 30 anos em 2024. Mas este aniversário tem sabor especial. Mais do que o marco de três décadas em um mercado tão desafiador, a LTN Brasil superou, com folga, antes do fim de novembro, a meta estabelecida para o ano inteiro, que era de R$ 300 milhões de faturamento. Uma história baseada em muito comprometimento e coragem para encarar os vários obstáculos que o setor apresenta. Não à toa grandes contas do Turismo confiam na LTN Brasil, que tem a cara de Leonor, para cuidar de suas viagens.
MAMI FUMIOKA – Quickly Travel
No Brasil, há poucas pessoas que entendem mais de viagens e negócios com o Japão do que Mami Fumioka. Afinal, são quase 30 anos dedicados ao seu trabalho na Quickly Travel JTB Group, uma das maiores referências nacionais em planejamento, assessoramento e organização de viagens para a Ásia. Nada disso seria possível sem as características de lideranças pelas quais Mami é reconhecida: empática, humana, afetuosa e apaixonada pelo que faz. Uma líder que não mede esforços para preservar sua empresa e equipe mesmo nos momentos mais desafiadores.
PABLO MORBIS – Sindepat e Grupo Cataratas
Engenheiro civil de formação, Pablo Morbis acumula quase duas décadas no Turismo, sempre no Grupo Cataratas, onde começou na concessionária do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, a EcoNoronha. A excelência no trabalho realizado no arquipélago o levou ao Rio de Janeiro, para implementar o Centro de Visitantes do Alto Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, e as operações de vans na Paineiras Corcovado. Em 2020, assumiu como CEO do Grupo Cataratas dias antes do início da pandemia. Então, foi uma das lideranças do setor de parques e atrações em defesa do PERSE e da inclusão dos pleitos do setor na Reforma Tributária. Em outubro, sucedeu a Murilo Pascoal na presidência do Conselho do Sindepat, assumindo de vez o protagonismo em defesa dos interesses dos parques e atrações. Em novembro, foi um dos palestrantes do principal evento global do setor, a IAAPA Expo, mostrando o compromisso do Grupo Cataratas com a sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão.
SIDERLEY SANTOS – Abracorp e Grupo Arbaitman
Há 35 anos no Turismo, sendo 20 deles no Grupo Arbaitman, Siderley Santos tem uma trajetória de ascensão exemplar no setor. Ele, que começou na indústria como office-boy na Carlson Wagonlit Travel, entrou como supervisor em 2005 na Central de Eventos e hoje é vice-presidente deste que é um dos grupos mais tradicionais de viagens corporativas no Brasil. É também presidente do Conselho de Administração da Abracorp e vem, desde então, lutando pelos direitos das TMCs e pela relação justa com os fornecedores do mercado. Siderley Santos tem ainda uma atuação ativa no Turismo, sendo membro da Academia de Viagens, da Alagev e da Academia Europeia de Alta Gestão. No terceiro setor, é presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior.