Beatriz Contelli   |   08/03/2024 08:00

Neste Dia da Mulher, 50+ Poderosas do Turismo reforçam seu papel no setor

Conheça personalidades femininas que fazem a diferença na indústria e inspire-se com elas


50+ Poderosas do Turismo PANROTAS 2023
50+ Poderosas do Turismo PANROTAS 2023

Somos tantas, mas ainda poucas. Somos de diversas regiões do Brasil, de diferentes segmentos da indústria de Viagens e Turismo, de distintas gerações, com as mais variadas trajetórias e muitos desafios enfrentados. Somos iguais, mas também únicas. Somos as mulheres do Turismo, as responsáveis por tornar este setor mais acessível, acolhedor e diverso, que não dá espaço para machismo, discriminação ou violência.

Somos as mulheres do Turismo. Já tivemos de provar nossa capacidade profissional, já tivemos de levantar a voz para sermos realmente ouvidas, já tivemos de abaixar nossa cabeça mesmo quando estávamos certas. Já fomos invalidadas, incompreendidas, assediadas.

Somos nós, aquelas que enfrentam duplas – e até triplas – jornadas diariamente; aquelas que são julgadas pela orientação sexual, pelo casamento que não deu certo, por dizer não à maternidade e até pela cor da pele; aquelas que estão “muito magras” ou que deram “uma engordadinha”; aquelas que são muito novas para um cargo de liderança ou muito “maduras” para continuar trabalhando.

Somos as mulheres do Turismo e queremos o que todos os outros profissionais do setor também querem. Respeito, inclusão, ambientes de trabalho adequados, capacitação, incentivos. Queremos o que já é nosso por direito.

Por isso, neste Dia da Mulher, 8 de março, apresentamos ações e lideranças que nos inspiram a seguir sendo personalidades de influência para todo o Turismo, contratando mais mulheres e minorias, oferecendo treinamentos de sensibilização, praticando atitudes verdadeiramente sustentáveis e apoiando entidades sociais que atuam por um mundo mais justo.

Venha conhecer as 50+ Poderosas do Turismo eleitas pela PANROTAS em 2023:

Ana Cristina Villaça – Fórmula Turismo

"Contamos com uma equipe diversificada, abrangendo todas as faixas etárias, desde jovens na casa dos 30 até membros mais experientes, com 67 anos. Destacamos com orgulho que 80% da nossa equipe é composta por mulheres, todas com autonomia e poder de decisão. Valorizamos a diversidade, incluindo diferentes orientações sexuais, e estamos abertos a profissionais bem qualificados e com sólida formação pessoal."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Yolanda Mattioli, do Solar dos Meninos de Luz (RJ), e a Dra. Rosa Celia, do projeto social Pro-Criança Cardíaca.

Carol Asencio – BeFly Travel

"Em minha opinião, a prática da diversidade, inclusão e sustentabilidade é um exercício diário. Quando amamos o que fazemos, construímos uma empresa sustentável até nos mínimos detalhes. Cada ação é tomada com preocupação e conhecimento da história de cada indivíduo envolvido. Tenho a felicidade de compartilhar que um de nossos colaboradores que está conosco há cinco anos é um ex-morador de rua e ex-dependente químico, a quem, com a graça de Deus, conseguimos trazer para dentro de casa. Hoje, ele voltou a estudar e construiu sua própria família. Essa conquista é fruto do envolvimento e cuidado de todos nós que fazemos parte da família BeFly Travel Sergipe! É sobre isso."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Cátia Frias.

Manuela Bernardes - Flytour

“A diversidade para mim é o tema central para o desenvolvimento de pessoas em 2024. Termos gerações diferentes, etnias e gêneros diversos faz com que consigamos um desenvolvimento sem igual para a empresa e para a carreira das pessoas. Não vejo em números, mas em soft skills, que vêm justamente da história e identidade de cada um. Quanto à sustentabilidade, é um momento obrigatório e de muito conhecimento e influência para mudarmos os hábitos do dia a dia. O Turismo é responsável por uma boa parte do que nosso planeta precisa de nós. Cabe agora intensificar as ações de conhecimento e mudanças de atitudes.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora.

Gabriella Neiva - Integração Trade

PANROTAS/Emerson Souza

"Nossa empresa é pequena e 100% feminina, a sensibilidade está no DNA, porém, implementamos treinamentos de sensibilização no atendimento e estabelecemos políticas antidiscriminatórias em constante vigilância para nos tornamos cada vez melhor e evoluídas."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Bertha Luz, Malala Yousafzai, Angela Davis e Djamila Ribeiro.

Inês Bellini - Mendes Tur

PANROTAS / Emerson Souza

"Em minha empresa, priorizamos colaboradores que compartilham do desejo de construir bases sólidas e respeitosas entre toda a equipe, clientes e fornecedores. Acreditamos que, aos poucos, podemos promover ações e parcerias alinhadas aos três pilares fundamentais da atualidade: diversidade, inclusão e sustentabilidade. Nos anos anteriores à covid, participamos ativamente de eventos promovidos pela Associação Projeto Tamtam. Nos encantamos com seu comprometimento, realizando visitas, pequenos encontros, assistindo a apresentações e organizando três grandes jantares para arrecadação de fundos. Em 2024, nossa meta é retomar a realização desses jantares, colocando os beneficiários e suas famílias como protagonistas, contribuindo para um mundo mais solidário e melhor para todos."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Jesus.

Ines Melo - Unav

PANROTAS/Emerson Souza

"A Unav é uma empresa diferente de todas que existem em nosso trade, pois negociamos e aproximamos fornecedores das agências, mas na ocasião que temos o nosso grande encontro, que é o Unav Awards, pensamos muito na sustentabilidade na entrega de brindes menos poluentes e também ajudamos alguma instituição com doações de alimentos e espaço em nosso evento para divulgação."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Magda Nassar.

Katia Nishida - Franqueada CVC

PANROTAS / Emerson Souza

"O Turismo de maneira geral sempre foi acolhedor com a minoria. O que se fala hoje nós adotamos de maneira intuitiva há muitos anos. Nós somos um setor inclusivo. Sobre a Sustentabilidade, estamos forçando a economia de papel com a digitalização, com assinaturas eletrônicas e contratos enviados por e-mail. As novas lojas da CVC têm um programa de sustentabilidade usando madeira reciclável, impressoras na loja e a extinção das latas de lixo para zerar o uso de papéis."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Edu Lyra, do Gerando Falcões.

Natália Abreu - Wee Travel

PANROTAS/Emerson Souza

"Atualmente, a Wee Travel tem algumas ações focadas em ESG. Criamos a Wee Receptivo no Ceará, um negócio totalmente focado no desenvolvimento do Turismo sustentável no Estado. Elaboramos experiências, produtos, rotas e roteiros nos quais toda a cadeia do trade participa, desde artesãos, pescadores, guias locais e empresas da região do Ceará. 71% da Wee Travel são mulheres, e 27% são pessoas acima dos 50 anos. No próximo ano, vamos lançar o projeto de viagens pedagógicas para escolas públicas de forma gratuita, entre tantos outros desafios que nos motivam.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Ticiana Rolim Queiroz, que levantou a bandeira ‘vamos levar a pobreza pro Museu’.

Valéria Carneiro - Primetour

PANROTAS/Emerson Souza

"Foco em Neutralização de Carbono, empenho com o Programa de Educação – Radix, que vai abrir novas turmas e categorias após o grande sucesso com a primeira turma formada em 2023 e, por fim, apoio da condução estratégica para manter a Cultura de Diversidade e Inclusão na Primetour."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Alcione Albanesi, da Amigos do Bem.

Aline Mafra - Latam

PANROTAS / Filip Calixto

“Lançamos agora o produto charter compensado. Atingimos a meta de PCD (Pessoas com Deficiência) da área. Mas o que mais me dá orgulho é ter 70% do time formado por mulheres em todos os níveis: executivos de vendas, coordenadores e gerentes. Elas são a maioria. E isso não foi uma meta, não foi algo que conquistamos no último ano. Esse é o perfil que temos há muito tempo, e o mérito é somente delas. Passaram nos processos e se desenvolveram dentro da companhia.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Viola Davis.

Amira Ayoub - Latam

PANROTAS / Emerson Souza

"Na Latam fazemos pouca publicidade deste tema. Mais do que uma narrativa bonita ou ações pontuais, a grande virada de chave para nós veio quando olhamos para dentro e entendemos que todos esses pilares precisam estar inseridos em absolutamente tudo o que realizamos. Não faz sentido participar de um grande festival de música sem ter a sustentabilidade inserida em toda a cadeia do evento. Toda a compensação precisa estar refletida em nossas ações, seja em parceria com algum projeto de cunho social, na alimentação que está sendo servida aos nossos convidados, nos brindes que entregamos, ou até no time que representa a nossa marca para lidar com público."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Malala Yousafzai, ativista paquistanesa, e Marta Silva.

Annette Taeuber - Lufthansa

PANROTAS/Emerson Souza

"Estamos trabalhando no tema sustentabilidade há mais de três décadas no Lufthansa Group. Fomos pioneiros em testes com SAF (sustainable aviation fuel/combustível sustentável de aviação) em 2011 e hoje somos os maiores compradores de SAF na Europa. No Brasil, começamos a atuar mais fortemente em oferecer SAF às empresas e agências com objetivo de mitigar até 80% das emissões de CO2. Na questão de diversidade e inclusão nossa meta é acelerar a equidade em relação a posições no management, assim como aumentar a diversidade em nossas matrizes. Há vários programas e projetos em andamento, muitos de nós no Brasil ativamente participando e tendo oportunidades de desenvolvimento de carreira mundial, contribuindo para o que chamamos de Vielfalt, que é uma palavra alemão que traduz não somente a diversidade, mas também a pluralidade de pessoas, países, culturas, empresas, tipos de trabalho.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Todos aqueles que tiveram coragem e que não se limitaram somente ao discurso, mas tomaram ações.

Carla Fonseca - Gol e Smiles

PANROTAS / Filip Calixto

"Dentro deste tema, temos uma grande novidade bem recente, que foi a nossa adesão ao Pacto Global da ONU, uma convocação para que empresas do mundo todo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. O Grupo Gol Smiles se tornou embaixador do movimento Raça é Prioridade, que integra a Estratégia Ambição 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil. No campo ambiental, destaco que em 2022 obtivemos a certificação ambiental IEnvA Estágio 2 e passamos a oferecer aos clientes uma forma acessível e simples de neutralizar as emissões geradas em seus voos. Na esfera social, nosso propósito de Ser a Primeira para Todos é o nosso principal anseio. Todos os programas conectados à frente social reforçam e estabelecem uma conexão direta com esse direcionador estratégico."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Agentes sociais, grupos e comunidades que não apenas têm impacto direto, mas também se conectam com a sociedade.

Jacqueline Conrado - United

PANROTAS/Emerson Souza

"Boa parte da minha inspiração e planejamento para 2024 é inovação: como a United pode inovar no Brasil e aprimorar a experiência do cliente. Isso está totalmente relacionado a pessoas (como nós da United, como um time, podemos nos desenvolver e aprimorar ainda mais nossas parcerias e encantar nossos clientes) – trazer soluções aos nossos parceiros ainda mais aderentes à sua realidade e necessidades em toda a jornada de viagem, e claro, avançar em sustentabilidade e, diversidade e inclusão. O futuro da aviação é um futuro sustentável e com pessoas de diferentes perspectivas e histórias de vida, que contribuem com nossa inovação e, por consequência, nosso sucesso."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Fernanda Ribeiro, da Conta Black, Viviane Elias, Executiva de Gestão de Risco, Gilberto Costa, do Pacto pela Equidade Racial, Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora, Vania Neves, do programa de mentoria Líder Negra, e Annette Taeuber, da Lufthansa.

Roberta Vernaglia - Accor

PANROTAS / Emerson Souza

Roberta é a responsável por transmitir ao público toda a complexidade e diferenças dos diversos produtos, além das políticas e programas inovadores da rede.

Chieko Aoki - Blue Tree Hotels

PANROTAS / Emerson Souza

"Por meio do programa Mottainai, um conceito oriental que segue as mesmas premissas dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), que existe na rede Blue Tree Hotels há cerca de 15 anos, praticamos de forma espontânea todas as ações de sustentabilidade e também de diversidade e inclusão. Entre os destaques estão a abertura de uma estação de recarga de veículos elétricos no resort de Lins e a substituição das águas em garrafa pet disponibilizadas no frigobar dos apartamentos de todas as unidades por águas em lata, por conta do maior aproveitamento do material para a reciclagem. E para 2024 já planejamos a substituição de sacos de lixo plástico por biodegradáveis e os sacos de plástico de lavanderia por sacos de tecidos."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Adriana Cavalcanti, do programa Winning Women, e Luiza Trajano, do Magazine Luiza.

Viviane Amadei - BWH Hotels

PANROTAS/Emerson Souza

"Alguns dos hotéis da BWH Hotels no Brasil já possuem iniciativas que visam adaptar as operações às exigências e necessidades do ESG: por exemplo, energia solar, a substituição do plástico por material biodegradável, coleta de lixo reciclável privada e fomento econômico priorizando as comunidades locais.

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Irmã Dulce.

Aline Bueno - Argo

Lucas Nave

"Pensando no E, o nosso core business é digitalizar as viagens e despesas na América Latina, nada mais coerente que fazer o uso de todas as plataformas que comercializamos, incluindo a eliminação do armazenamento de papéis e recibos de viagens. Pensando no S, do ESG, na área de pessoas, promovemos a diversidade nos processos seletivos, incluindo mulheres, negros, LGBTQIA+ etc, mas ainda não implementamos a divulgação de vagas afirmativas, por exemplo. Pensando no G, temos implementadas melhores práticas de compliance e governança em toda a estrutura e processos."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Irmãs Serena e Venus Williams.

Andreia Chiarato - R1

PANROTAS/Emerson Souza

"Eu gosto, e preciso, ter uma equipe diversificada, com pessoas que pensam diferente, de culturas diferentes, isso agrega muito. Por isso defendo e sempre busco contratar pessoas diversas, com perfis, etnias e crenças diferentes, para que tenhamos evolução e crescimento como empresa. Cito também nosso foco cada vez maior em aplicar os conceitos de sustentabilidade nos eventos que patrocinamos também. E nós, líderes, temos de hastear essa bandeira. Por isso sempre pensamos em solução para melhorar e contribuir com o meio ambiente e causas sociais. A R1 está sempre de olho em causas sociais, e é um olhar que eu, Andreia, particularmente, gosto muito de defender causas de crianças, pois são nosso futuro, o futuro do País. Melhorando as crianças, o País será melhor."

Karina Fioranelli - Sabre

PANROTAS / Filip Calixto

"Admiro muitas colegas da indústria, como Heloisa Prass, Aline Mafra, Jordana Souza, Ana Maria Berto, dentre outras. Chimamanda Ngozi Adichie – pela reflexão incrível sobre a relação entre o feminismo e a justiça, em seu livro “Sejamos todos feministas”, e Angela Davis - por sua luta antirracista e feminista.”

Ana Biselli Aidar - Resorts Brasil

PANROTAS/Emerson Souza

"ESG é foco prioritário de atuação da Resorts Brasil desde 2021. A jornada é longa e complexa, mas estamos empenhados em evoluir como pessoas, transformar as empresas associadas e o Turismo como um todo. Em parceria, com os associados, clientes, associações, fornecedores, governo, organizações sem fins lucrativos atuamos em três frentes: conscientização e sensibilização sobre o tema; identificação de oportunidade de melhoria de atuação customizada; apresentação de soluções que contribuam para a evolução das práticas ambientais, sociais e de governança."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Santa Teresa de Calcutá e Alcione Albanesi, do Instituto Amigos do Bem.

Bárbara Braga - Setur Alagoas

PANROTAS / Filip Calixto

"Na sustentabilidade, trabalhamos ao longo do ano para estruturar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, de quatro regiões turísticas: Caminhos das Águas, Costa dos Corais, Cânion do São Francisco e Grande Maceió. Nossa vocação natural é o Turismo sustentável. Uma das provas desta afirmação é que pelo terceiro ano consecutivo, a Praia do Patacho, em Porto de Pedras, foi certificada com o selo Bandeira Azul. Ao falar de inclusão, em primeira mão, anuncio que vamos lançar o Programa Destino Mais Acessível. Na primeira fase vamos disponibilizar uma cartilha de orientação para o trade turístico entender as normas do bem receber quando se trata da pessoa com deficiência, tem orientação tanto da parte estrutural do empreendimento como de orientações legais. O documento foi construído de acordo com as orientações do Ministério do Turismo."

Carolina Negri - Sindepat

Divulgação

"Temos duas ações anuais no aspecto de responsabilidade social que já são consolidadas no nosso calendário e que venho buscando ampliar o aspecto e a visibilidade e que tenho bastante orgulho do que nossos associados realizam. O DNA, Dia Nacional da Alegria, e o DNPD, Dia Nacional da Pessoal com Deficiência em Parques. Ambas com mais de 12 edições realizadas. São milhares de pessoas atendidas a cada edição. Criamos também um comitê interno de sustentabilidade, onde por meio de reuniões frequentes, pautas por temas específicos, associados trocam experiência e boas práticas de atuação, sendo possível a melhoria de processos internos e implementação de novos."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Amanda Ribeiro, da Incluir Treinamentos, Dani Junco, fundadora da B2Mommy.

Daniela Maia - Secretaria de Turismo do Município do Rio de Janeiro

PANROTAS/Emerson Souza

"A cidade do Rio de Janeiro tem sido um ponto focal para a promoção da diversidade, refletindo-se em diversas iniciativas e ações marcantes. No âmbito da inclusão, sob minha presidência no Conselho de Turismo da Cidade do Rio, integramos as associações dos guias de Turismo, proporcionamos passeios a pessoas carentes para explorarem os pontos turísticos e incluímos locais anteriormente invisíveis no roteiro turístico através do projeto 'Rio Digital Influencer’. A sustentabilidade é uma abordagem abrangente que permeia todos os nossos projetos. Todos os esforços, desde a Secretaria de Pessoa com Deficiência até a Assistência Social, passando pela Coordenadoria da Diversidade, estão alinhados com o princípio da responsabilidade social. Nossas parcerias com organizações sociais e entidades mencionadas resultam em projetos que beneficiam a sociedade e contribuem para o bem-estar do Rio."

Juliana Assumpção - Abav-SP/Aviesp

Divulgação/Business Factory

"Seguimos com o projeto “Abav-SP: Construindo o Futuro”, que conecta agências de viagens associadas a estudantes de graduação em Turismo, por meio de capacitação, vivência prática e oportunidades de emprego no setor. Na grade de estudos, em parceria com a Câmara LGBT, promovemos conteúdos para incentivar o respeito à diversidade no nosso segmento.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Luiza Trajano, Ricardo Gomes, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank; Walt Disney e Steve Jobs.

Jurema Monteiro - Abear

PANROTAS / Filip Calixto

"Hoje a Abear é signatária de um acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) para equidade de gênero. O objetivo desse programa é que 25% dos cargos de liderança na aviação sejam ocupados por mulheres. Na Abear nós já superamos esta meta desde a entrada no programa. Perseguir isto é um desafio para todos. Na pauta de sustentabilidade defendemos a importância do Brasil se destacar no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis alternativos para a aviação. Essa é sem dúvida a nossa principal missão para 2024."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Emicida, Djamila Ribeiro, Silvia Ruiz e Cris Naumovs.

Magda Nassar - Abav Nacional

PANROTAS / Emerson Souza

"A primeira líder que me inspirou bastante, que me fez entender esse significado de ser mulher e a minha minoria, apesar de não ser uma minoria absoluta em nenhum lugar onde eu transito, onde eu vivo, ou até no mundo, mas ainda, infelizmente, sendo considerada uma minoria, é Simone de Beauvoir, quando ela diz que a gente não nasce só mulher, a gente se torna uma mulher. Então, eu tive muitos aprendizados, eu sou muito envolvida com essa Simone de Beauvoir escritora, com essa pensadora, ela me inspira muito."

Adriana Fredericce - Diversa

PANROTAS/Emerson Souza

"Diversidade, Inclusão e sustentabilidade fazem parte da cultura do Grupo Arbo. A Diversa, inclusive, é membro da IGLTA e possui uma área de produtos dedicada à Diversidade, com curadoria própria de produtos dedicados. Recentemente iniciamos um trabalho ESG, onde todos os gastos ambientais do Grupo Arbo são compensados na neutralização de carbono. Este projeto é liderado por Charles Franken. Além disso, também apoiamos o Turismo Sustentável por meio da ONG Garupa."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Arnaldo Franken e ONG Garupa, que já beneficiou direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas em comunidades indígenas do Mato Grosso, Amapá e Amazonas.

Ana Carolina Feitosa - Masterop

"Nosso compromisso com a diversidade é evidente, buscando a inclusão de minorias e formando uma equipe diversificada e qualificada, o que se traduz em eficiência e criatividade. Além disso, realizamos ações de conscientização, como campanhas informativas sobre temas relevantes, incluindo outubro rosa, novembro azul, e apoio a instituições sem fins lucrativos. Adotamos também práticas de reconhecimento, como bonificações e incentivos, criando um ambiente de trabalho que valoriza a eficiência e a qualidade dos projetos desenvolvidos por nossa equipe.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Mary Barra, da General Motors Company.

Ana Maria Berto - Orinter

PANROTAS / Emerson Souza

"Sob minha liderança, a empresa sempre priorizou a diversidade por meio de políticas inclusivas, na contratação de pessoas promovendo a equidade de gênero, raça e orientação sexual além da implementação de práticas de apoio aos nossos clientes, como criar produtos exclusivos para a comunidade LGBTQIA+, Turismo Afro, além de termos conquistado o selo Empresa Amiga do Autista e com isso pudemos proporcionar em parceria com profissionais do setor, treinamento para funcionários, clientes e fornecedores para que tenham uma excelência no atendimento desse público.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Padre Júlio Lancelotti, Associação Irmã Dulce da Bahia e G10 Favelas.

Danielle Meirelles - Frt

PANROTAS / Emerson Souza

"Como líderes, promovemos ativamente a celebração da diversidade das pessoas em todas as nossas práticas e iniciativas. Acreditamos firmemente que o Turismo pode ser para todos. Nossa empresa tem se dedicado a criar um ambiente inclusivo em nossos destinos, focando em oferecer experiências que sejam acessíveis e acolhedoras para todos os viajantes. Além disso, comprometemo-nos a adotar práticas sustentáveis que preservem os destinos para as futuras gerações, garantindo que todos possam desfrutar das maravilhas do Turismo por muitos anos.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Aqueles que, por meio do Turismo, promovem a transformação positiva na vida das pessoas.

Giulliana Mesquita - Azul Viagens

PANROTAS/Filip Calixto

"A Azul tem trabalhado bastante nestes três pilares em suas ações como empresa, refletindo em todas suas unidades de negócio, inclusive na Azul Viagens. Além disso, trabalhamos como um de nossos valores o respeito e empatia ao próximo, que acreditamos ser a base de qualquer relacionamento. Quando falamos de sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico, destaco o apoio da Azul Viagens ao case que desenvolvemos junto com a Paraíba e a Luck Receptivo para a criação de um roteiro integrado pelo interior do Estado, que tem como foco – além da criação de novos destinos – desenvolver toda a cadeia produtiva desta região.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Todas as mulheres que lutam por um Turismo mais inclusivo.

Renata Yano - Teresa Perez Tours

PANROTAS/Emerson Souza

“Desde a sua criação, a Teresa Perez possui uma cultura de valorização da diversidade, em aspectos diversos - culturais, religiosos, de orientação sexual, etnia etc. Essa mesma cultura foi replicada nas demais empresas do TP Group.”

Cristiane Yumi Miyazaki - Movida

PANROTAS/Emerson Souza

Líder do time de vendas da Movida, Cristiane tem levado os produtos da empresa para eventos em todo o Brasil, parceiros de todos os segmentos e para os agentes de viagens.

Michelle Tonon - Mobility

PANROTAS / Emerson Souza

"Embora a Mobility seja uma empresa com poucos colaboradores, 32 precisamente, temos um olhar claro para o cuidado dos nossos colaboradores, que são plurais em nacionalidades, gênero, cor. Assim como nossos funcionários, sempre abrimos espaços para a diversidade na empresa, além de palestras para educar e ampliar a luta em busca da inclusão."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: David Diop, Isabel Allende, Romain Gary, Scholastique Mukasonga, Tony Robbins e Ayn Rand.

Claudia Brito - Coris

PANROTAS / Filip Calixto

"Como empresa, estamos sempre reforçando uma cultura com valores que incentivam a inclusão da diversidade entre os membros de nossa equipe e ações no nosso dia a dia."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Nelson Mandela.

Cinthia Douglas - Disney Destinations

PANROTAS / Emerson Souza

A proximidade da Disney Destinations com o mercado brasileiro é fruto do esforço e ações da equipe liderada, desde Orlando, por Cinthia Douglas, que cuida das vendas e marketing dos parques Disney e da Disney Cruise Line para toda a América Latina.

Gabriella Cavalheiro - Universal Destinations & Experiences

PANROTAS / Emerson Souza

"Acreditamos que uma empresa diversificada, equitativa e inclusiva é uma empresa mais eficaz, o que nos leva a abordar a diversidade como um motor de crescimento e inovação empresarial. Ao compreender e celebrar a diversidade, vemos a Diversidade, Equidade e Inclusão não apenas como um programa ou departamento, mas como uma filosofia e um imperativo central. Um dos programas globais que trouxemos para nossos escritórios na América Latina, por exemplo, é o Black Employee Network (BEN), que busca promover e desenvolver uma forte base de funcionários negros na NBCUniversal, cujos membros estão focados em contribuir com o seu melhor - tanto pessoal quanto profissionalmente - para a organização e para a comunidade.”

Bianca Pizzolito - WTM Latin America

Divulgação/WTM Latin America

“O fato é que são muitas as inspirações no mercado, mas gostaria de ressaltar aqui as inspirações que temos dentro de casa, olhando para nosso corpo de eventos e portfólios de diferentes setores de atuação. São diferentes líderes com diferentes estratégias traçando um caminho para aplicar ações de diversidade em seus mercados.”

Jerusa Hara - Abav Nacional

PANROTAS / Emerson Souza

"Há muitos anos abordamos os temas D&I e Sustentabilidade na Abav Expo, seja na compensação de carbono, seja trazendo pautas como Afroturismo, LGBT, acessibilidade nas nossas capacitações, ou com ações para uma feira inclusiva para visitantes, expositores e contratados. Em 2023 envelopamos tudo isso na Jornada Abav ESG, um plano de longo prazo que em 2024 será expandido para todo o sistema Abav."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Magda Nassar, Bruno Reis e Tania Neres.

Luciana Lentini - WTC Events Center

PANROTAS/Emerson Souza

"De uma forma geral, temos atuado com ações de ESG, com um olhar voltado para o social e se pudermos fazer a diferença iremos encontrar uma forma de viabilizar a ação. Um exemplo recente, apoiamos a Taça das Favelas (edição paulista do maior campeonato entre favelas do mundo), onde o time feminino que iria disputar a final ficou concentrado aqui e antes do jogo tivemos um café da manhã com os times masculinos e femininos."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Bia, da ONG Olhar de Bia.

Marta Rossi - Festuris

PANROTAS / Emerson Souza

"Rossi & Zorzanello sempre foi uma grande família e uma empresa plural. Não rotulamos as pessoas, mas, sim, ressaltamos as qualidades e o profissionalismo de cada um. Mas entendendo a necessidade do mercado em discutir determinados assuntos, muito antes deles serem pautas em grande escala como: sustentabilidade, diversidade e inclusão, trouxemos para discussão no Festuris. Ou seja, buscamos no evento antecipar assuntos que o mercado viria a tomar conhecimento e já criar subsídios para despertar consciência dentro do segmento turístico. No Festuris temos os espaços segmentados LGBT+ e Green Experience (Turismo verde e sustentabilidade), além disso, trazemos para o mercado de trabalho usuários da Apae Gramado, que atuam na recepção do evento.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Gandhi, Malala, Irmã Dulce, seus pais Octávio e Anita.

Adriane Brocker - Grupo Brocker

PANROTAS / Emerson Souza

"Em sustentabilidade, temos focado em projetos na natureza que tragam também história e cultura, alinhamento com a comunidade e nosso principal exemplo é o Passeio Pé da Cascata do Caracol. Este ano, trabalhamos em diversas ações nos temas, como a Rota do Bem do Bustour para as crianças do Vale do Taquari, conscientização ambiental por meio do nosso Projeto Lobo-Guará, como o plantio de árvores e a horta da Casa da Vó Ivonne, Caminhadão no Vale da Lageana, e educação ambiental para crianças.

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Ana Beatriz ngelo, da entidade Padre Franco, delegado Vladimir Medeiros e juiza dra. Simone Chalela.

Danielle Roman - Interamerican

PANROTAS/Emerson Souza

"No grupo Interamerican temos um olhar muito forte para a diversidade. Acreditamos que as pessoas, por conta de suas diferenças, têm muito a contribuir. Por aqui não tem etarismo, ou crença, religião, orientação sexual, cor, raça, posicionamento político que desagregue. Todos se respeitam e as diferenças somam."

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Edu Lyra, do Gerando Falcões.

Marjori Schroeder - Imaginadora

PANROTAS / Emerson Souza

“O etarismo é um ponto muito importante que encaramos na Imaginadora. Já tem alguns anos que eu e Ana Maria Donato estamos discutindo a importância de equilibrar gerações diferentes dentro da empresa. Nós mesmas somos exemplo disso: trabalhamos muito bem juntas e temos quase 20 anos de diferença. Contratei, recentemente, uma mulher de quase 60 anos e ela é par do nosso funcionário mais novo, que tem 19 anos. Uma dupla muito bem-sucedida.”

Marcia Leite - MSC Cruzeiros

PANROTAS/Filip Calixto

“Temos trabalhado para expandir cada vez mais as nossas ações em diversidade, inclusão e sustentabilidade e, meu papel como líder na MSC Cruzeiros, é garantir que estejamos sempre atentos e atualizados atuando ativamente com nossos colaboradores, parceiros, autoridades das diferentes esferas e em todos os destinos visitados pela MSC. Temos um forte papel de liderança no setor em sustentabilidade, buscando sempre a nossa meta de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, além de termos a bordo tecnologia de ponta para gestão ambiental e atuar globalmente em pesquisas de novas tecnologias para reduzirmos cada vez mais o impacto ambiental, o que me deixa bastante orgulhosa.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Monja Cohen.

Estela Farina - NCL

PANROTAS / Beatrice Teizen

"Criamos em 2022 no Brasil um programa de reciclagem com as brochuras impressas com o convite: não descarte, plante. Convidamos os agentes que nos devolvam as brochuras que não têm mais validade e reutilizamos para que se tornem papel planta, e devolvemos em nossas comunicações escritas com o convite para plantá-las. Oferecemos capacitações e subsídios para aprimoramento educacional de nossa equipe em todos os níveis hierárquicos.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Alcione Albanesi, da Amigos do Bem, e Marcia Maia, do Instituto Capacita-me.

Rogéria Pinheiro - RP Travel Education

Divulgação/Rogéria Pinheiro

“A RP é uma empresa liderada unicamente por uma mulher preta, mãe solo, e para 2024 temos previsão de crescimento de 25% a 30%, com o projeto de dar mais protagonismo para as líderes. Hoje nós temos duas líderes que são mulheres pretas, líderes de diária, todas as mulheres do time são mães, e a maneira como conduzimos essa maternidade, dividindo com a rotina do dia a dia, é uma maneira absolutamente humanizada. Então, para 2024, a ideia é trazer mais protagonismo internamente, mais autonomia para a equipe e que eu possa trazer novas pessoas para o time, também mulheres, mulheres pretas, trans, para agregar na equipe.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Nina Silva, do movimento Black Money, Priscila Gama, do Laboratório das Pretas, e Wellington Mello, do Hotel Unique.

Thais Medina - BestBuy Travel e Business Factory

“Como profissional de Marketing especializado em Turismo, estou sempre em busca de desenvolver projetos criativos que englobem diversidade, inclusão, sustentabilidade e experiências inesquecíveis para quem participa das ações. Um deles foi o projeto Trilha Inclusiva, realizado pela BestBuy Travel com a ONG Jipe Integração, com o propósito de reunir jipeiros, crianças e jovens com Síndrome de Down e clientes e colaboradores da operadora.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Hubber Clemente, Giovana Jannuzzelli e Chieko Aoki.

Sheila Rodrigues - KPMG e TMG

PANROTAS / Emerson Souza

"Iniciamos programas de treinamento para conscientização, criamos uma cultura de cuidado e inclusão guiada por valores baseados na confiança. Além disso, adotamos práticas sustentáveis, reduzindo nossa pegada de carbono e apoiando causas ambientais. Estamos comprometidos em construir uma empresa que valorize a diversidade, promova a equidade e contribua positivamente para o meio ambiente.”

Lideranças defensoras de causas de minoria que a inspiram: Malala Yousafzai e Bryan Stevenson.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados