Mário Carvalho, da Tap, comemora 50 anos de aviação
Executivo passou também por Canadian e Vasp
Era 1º de fevereiro de 1972 e o jovem executivo Mário Carvalho iniciava sua jornada na aviação na área de reservas da Tap Air Portugal. De lá para cá, nessas cinco décadas, Carvalho passou por diversos departamentos na companhia aérea portuguesa, incluindo a abertura de bases no Exterior e, claro, a área de Vendas. A partir do começo dos anos 2000 assumiu a direção geral, já na gestão dos brasileiros ex-Varig (Fernando Pinto, Luiz Mór e cia.) na matriz da empresa.
O trabalho fora do Brasil, aliás, foi uma constante na carreira de Carvalho, seja na Tap, no Canadá, ou na Vasp, em Bruxelas. “Esse trabalho no Exterior foi um dos destaques da minha carreira. Trabalhei muito na Europa, consegui desenvolver projetos com as secretarias de Turismo e a Embratur, abri e fechei os escritórios da Vasp por lá”, relembra. E vocês sabiam que Carvalho já teve uma agência de viagens? A experiência durou cerca de dois anos e logo ele voltou à aviação, como GSA da Canadian Airlines.
O profissional, que está iniciando a transição de cargo na Tap para o novo diretor geral, Carlos Antunes, com quem já trabalhou há alguns anos, nega que esteja se aposentando e diz que ainda tem muito o que fazer na aviação. Ele continuará como consultor da Tap por um período.
A transformação da imagem da Tap, de uma empresa focada em Turismo étnico, mais conhecida pela colônia portuguesa no Brasil, para uma companhia com uma extensa malha em todo o País, é outro dos projetos de que Carvalho mais se orgulha. E também os times que conseguiu formar e que passaram pela Tap e Vasp.
A companhia entra agora em uma nova fase, com seu plano de reestruturação, como empresa estatal, aprovado pela União Europeia e com o Brasil sempre presente de forma estratégica nas novas ações e projetos. O mercado brasileiro, relembra Carvalho, chegou a ser maior que o de Portugal para a Tap, e hoje está em no mínimo 25% das vendas totais. E com tudo para, pós-pandemia, crescer novamente à medida em que a malha é restaurada.
Dividindo-se entre o Rio de Janeiro e São Paulo, Mário Carvalho olha para trás, relembra o começo na avenida São Luís, em São Paulo, e comemora cinco décadas de conquistas, desafios, amizades e amor pela aviação.
Confira o bate papo no vídeo abaixo.
LINHA DO TEMPO - 50 ANOS DE AVIAÇÃO - MÁRIO CARVALHO
1972 – Início na Tap, em São Paulo, no setor de reservas. Companhia voava com o 707, de Recife, Salvador e Rio para Lisboa.
- Em seguida é transferido para Vendas.
- Logo depois abre a Tap em Campinas (SP), já com voos do 747.
- Carvalho é promovido a gerente São Paulo
1982 – Transferido para Buenos Aires, teve pouco a fazer, pois foi o ano da Guerra das Malvinas e as empresas europeias foram proibidas de operar no país.
- Ficou cinco anos em Toronto, pela Tap.
- Voltou ao Brasil e decidiu abrir uma agência de viagens, projeto que durou cerca de dois anos.
- Foi nomeado GSA da Canadian Airlines no Rio.
- Em seguida inicia sua experiência na Vasp, cuidando da expansão internacional e se mudando para Bruxelas.
2001 – Volta para a Tap como gerente São Paulo, depois diretor São Paulo/Sul e logo assume como diretor Brasil. Foi o início do plano de expansão da Tap no Brasil, mudando a percepção de empresa de nicho, que só atendia a colônia portuguesa.
2003 - Mário Carvalho é o novo diretor Brasil da Tap. Carlos Antunes era seu diretor de Marketing.
- Mário Carvalho consolida seu reconhecimento no mercado brasileiro, tendo recebido vários prêmios da PANROTAS e de outras empresas. Acompanha as trocas de gestão na Tap em Portugal, a venda da companhia e a reestatização.
2020 – Companhia precisou se reestruturar e encolher com a pandemia.
2021 – Empresa teve o plano de reestruturação, novamente como estatal, aprovado pela União Europeia.
2022 – Tap anuncia Carlos Antunes, que já havia trabalhado com Carvalho, como novo diretor regional, baseado em São Paulo. Mário Carvalho faz a transição e segue como consultor da empresa.
1º de fevereiro de 2022 – Mário Carvalho celebra 50 anos de aviação.
VEJA MAIS FOTOS NO ÁLBUM ABAIXO
O trabalho fora do Brasil, aliás, foi uma constante na carreira de Carvalho, seja na Tap, no Canadá, ou na Vasp, em Bruxelas. “Esse trabalho no Exterior foi um dos destaques da minha carreira. Trabalhei muito na Europa, consegui desenvolver projetos com as secretarias de Turismo e a Embratur, abri e fechei os escritórios da Vasp por lá”, relembra. E vocês sabiam que Carvalho já teve uma agência de viagens? A experiência durou cerca de dois anos e logo ele voltou à aviação, como GSA da Canadian Airlines.
O profissional, que está iniciando a transição de cargo na Tap para o novo diretor geral, Carlos Antunes, com quem já trabalhou há alguns anos, nega que esteja se aposentando e diz que ainda tem muito o que fazer na aviação. Ele continuará como consultor da Tap por um período.
A transformação da imagem da Tap, de uma empresa focada em Turismo étnico, mais conhecida pela colônia portuguesa no Brasil, para uma companhia com uma extensa malha em todo o País, é outro dos projetos de que Carvalho mais se orgulha. E também os times que conseguiu formar e que passaram pela Tap e Vasp.
A companhia entra agora em uma nova fase, com seu plano de reestruturação, como empresa estatal, aprovado pela União Europeia e com o Brasil sempre presente de forma estratégica nas novas ações e projetos. O mercado brasileiro, relembra Carvalho, chegou a ser maior que o de Portugal para a Tap, e hoje está em no mínimo 25% das vendas totais. E com tudo para, pós-pandemia, crescer novamente à medida em que a malha é restaurada.
Dividindo-se entre o Rio de Janeiro e São Paulo, Mário Carvalho olha para trás, relembra o começo na avenida São Luís, em São Paulo, e comemora cinco décadas de conquistas, desafios, amizades e amor pela aviação.
Confira o bate papo no vídeo abaixo.
LINHA DO TEMPO - 50 ANOS DE AVIAÇÃO - MÁRIO CARVALHO
1972 – Início na Tap, em São Paulo, no setor de reservas. Companhia voava com o 707, de Recife, Salvador e Rio para Lisboa.
- Em seguida é transferido para Vendas.
- Logo depois abre a Tap em Campinas (SP), já com voos do 747.
- Carvalho é promovido a gerente São Paulo
1982 – Transferido para Buenos Aires, teve pouco a fazer, pois foi o ano da Guerra das Malvinas e as empresas europeias foram proibidas de operar no país.
- Ficou cinco anos em Toronto, pela Tap.
- Voltou ao Brasil e decidiu abrir uma agência de viagens, projeto que durou cerca de dois anos.
- Foi nomeado GSA da Canadian Airlines no Rio.
- Em seguida inicia sua experiência na Vasp, cuidando da expansão internacional e se mudando para Bruxelas.
2001 – Volta para a Tap como gerente São Paulo, depois diretor São Paulo/Sul e logo assume como diretor Brasil. Foi o início do plano de expansão da Tap no Brasil, mudando a percepção de empresa de nicho, que só atendia a colônia portuguesa.
2003 - Mário Carvalho é o novo diretor Brasil da Tap. Carlos Antunes era seu diretor de Marketing.
- Mário Carvalho consolida seu reconhecimento no mercado brasileiro, tendo recebido vários prêmios da PANROTAS e de outras empresas. Acompanha as trocas de gestão na Tap em Portugal, a venda da companhia e a reestatização.
2020 – Companhia precisou se reestruturar e encolher com a pandemia.
2021 – Empresa teve o plano de reestruturação, novamente como estatal, aprovado pela União Europeia.
2022 – Tap anuncia Carlos Antunes, que já havia trabalhado com Carvalho, como novo diretor regional, baseado em São Paulo. Mário Carvalho faz a transição e segue como consultor da empresa.
1º de fevereiro de 2022 – Mário Carvalho celebra 50 anos de aviação.
VEJA MAIS FOTOS NO ÁLBUM ABAIXO