Pedro Menezes   |   07/10/2024 09:50
Atualizada em 07/10/2024 11:46

Eleições 2024: como foi o desempenho dos conhecidos do Turismo?

Muitos nomes candidatos fazem ou fizeram parte do Turismo. Mas será que eles foram eleitos? Confira


Divulgação/TSE
Muitos nomes candidatos fazem ou fizeram parte do Turismo, muitos conhecidos de todos nós do trade turístico
Muitos nomes candidatos fazem ou fizeram parte do Turismo, muitos conhecidos de todos nós do trade turístico

As eleições municipais levaram os brasileiros às urnas nesse domingo (6) para escolher o prefeito e vereadores de suas cidades para os próximos quatro anos. Muitos nomes candidatos fazem ou fizeram parte do Turismo, muitos conhecidos de todos nós do trade turístico. Mas será que foram eleitos? Confira.

  • O ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, não conseguiu se eleger como prefeito de Recife. Embora tenha sido o único concorrente com porcentagem considerável, Gilson conquistou apenas 13,9% do eleitorado da capital pernambucana, somando 129.138 votos.
  • Também em Recife, Daniel Coelho, ex-secretário de Turismo de Pernambuco, exonerado em junho por conta da corrida eleitoral, ficou apenas na quarta colocação na disputa pela prefeitura, com 3,21% dos votos válidos. O ex-deputado federal era o candidato da governadora Raquel Lyra.
  • O diretor do La Torre Resort, Luigi Rotunno, foi outro a se aventurar nestas eleições. Como candidato à Prefeitura de Porto Seguro, Rotunno ficou na terceira colocação, com pouco mais de 12 mil votos (14,23%), atrás do prefeito reeleito em primeiro turno, Janio Natal, com 53,94% dos votos, e da também concorrente Claudia Oliveira, do PSD, com 30,03%.
  • Alex Manente, deputado federal e ex-presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, está no segundo turno das eleições para a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP). Ele recebeu 26,53% dos votos e disputará o segundo turno com o candidato Marcelo Lima, ex-vice-prefeito da cidade.
  • Rafael Brito, ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alagoas, tentou se eleger como prefeito de Maceió (AL), mas acabou sendo derrotado por João Henrique Caldas, que liderou as pesquisas durante toda a campanha e foi eleito com 83,25% dos votos.
  • Marcos Lucas, ex-vice-presidente do Interior da Abav-SP Aviesp e atual conselheiro deliberativo da entidade, não conseguiu se eleger como vereador da cidade de Presidente Prudente (SP). Essa é a segunda derrota de Lucas, que também tentou, sem sucesso, o cargo de deputado federal em 2022.
  • Eduardo Paes foi reeleito prefeito do Rio de Janeiro, com mais de 60% dos votos. Será o quarto mandato dele no mesmo cargo, liderando a cidade. Eduardo paes, entre 2007 e 2008, foi secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer do Governo Sérgio Cabral, deixando o cargo após eleger-se pelo PMDB.
  • Em Gramado, o atual prefeito Nestor Tissot, que mergulha de cabeça nos eventos, feiras e demais ações do Turismo, foi reeleito. Ele recebeu 78,2% dos votos (18.553) e se reelegeu como certa tranquilidade. Tissot recebeu mais que o triplo de votos de todos os outros candidatos somados.
  • Foz do Iguaçu tem um novo prefeito. General Silva e Luna, do PL, foi eleito com 50,14% dos votos. Ele assume o lugar de Chico Brasileiro, que já estava em seu segundo mandato. Silva e Luna mudou-se para Foz do Iguaçu quando assumiu a diretoria geral da margem brasileira de Itaipu de 2019 a 2021.
  • Juliana Pavan, do PSD, foi eleita prefeita de Balneário Camboriú (SC) com 42,3% dos votos. Ela assume o lugar de Fabrício Oliveira, que não poderia mais se candidatar a reeleição. Por lá, além dela, o candidato a vereador mais votado foi Jair Bolsonaro, filho do ex-presidente, que recebeu 4,42% dos votos.
  • Rosália Lucas, secretária de Turismo da Paraíba, até tentou se candidatar à Prefeitura de Campina Grande, mas o seu partido (PSD) desistiu da candidatura em agosto deste ano. Com isso, passou a apoiar Jhony Bezerra, do PSB, que está no segundo turno ao conquistar 34,58% dos votos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados