Simone Scorsato deixa BLTA para assumir gerência na Embratur
CEO da associação de luxo será gerente de Eventos Internacionais da agência de promoção do Brasil
Simone Scorsato acaba de anunciar sua saída da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) para assumir a Gerência de Eventos Internacionais da Embratur. Mais do que CEO, cargo que ocupou durante dez anos, Simone se tornou a cara da BLTA, representando a principal entidade de fornecedores de Turismo de luxo do Brasil no próprio País e mundo afora. Ela inicia o novo cargo na Embratur em outubro. O novo nome para a BLTA será anunciado após a assembleia de associados da associação, que acontece amanhã (24).
“Aceitar este convite reitera todo o trabalho feito na BLTA de desenvolver o Brasil no mercado estrangeiro, abrangendo participação em importantes feiras e eventos no Exterior. Nessa perspectiva, meu desafio será, justamente, identificar aqueles com poder de gerar negócios e de ampliar o conhecimento da Marca Brasil", afirma a nova gerente de Eventos Internacionais da Embratur.
Cargo pertencia a Bruno Reis
Para Simone, a área que ela assume já é consolidada na Embratur. Inicialmente, a gerência era pertencente a Bruno Reis e era denominada gerência de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais. Bruno Reis, no entanto, foi promovido a diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, em substituição a Jaqueline Gil. O cargo assumido por Simone estava aberto desde julho.
Como BLTA, Simone já participou do cooperadora do órgão de promoção do Turismo brasileiro no Exterior, como na estreia do Brasil na feira de luxo ILTM Cannes 2023 e em outras ocasiões. "Acredito que meu trabalho envolverá um novo olhar sobre as feiras com curadoria de eventos, ações de Marca Brasil, qualificação de expositores e novas estratégias de promoção e comercialização para projeção qualificada do País no Exterior com um olhar segmentado”, antecipa.
Quando Simone entrou na BLTA, a associação contava com 16 associados, número que hoje chegou a 68 entre hotéis de diferentes portes e perfis, além de DMCs, em todos os biomas do País. Sob seu comando, a BLTA registrou projetos tais como ESG, Tons do Brasil e Xodó.
Embratur se anima com a chegada de nova gerente
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a trajetória de Scorsato e os desafios na gestão da agência. “Fiquei muito feliz com a disponibilidade da Simone em aceitar nosso convite, e colocar toda sua experiência e capacidade técnica a serviço do Brasil. Ela contribuiu na mudança da percepção do que é luxo, e o Brasil hoje é muito competitivo nesse segmento de experiências exclusivas e sustentáveis. Agora na Embratur, vai poder contribuir muito e dar seguimento ao trabalho de ampliar a nossa capacidade de gerar cada vez mais negócios através das feiras, roadshows, galerias e demais eventos internacionais”, afirma.
Quem também comemorou a contratação foi o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis. “Simone irá colaborar trazendo o olhar das necessidades atuais do trade turístico, para que possamos deixar o Brasil bem posicionado no cenário global. Teremos grandes entregas no curto prazo para a Embratur e o reforço no time da agência de uma profissional como Simone irá potencializar os resultados”, afirma o colega.
“Foi um prazer trabalhar com a Simone, pois a sua competência e energia pessoal levaram a BLTA ao patamar de qualidade e reconhecimento que hoje ela tem perante o trade. Desejo que ela seja muito feliz na Embratur e que consiga promover ainda mais o nosso país e os seus produtos e serviços. A BLTA amplia, com satisfação, a sua parceria com a Embratur, graças à presença da Simone entre os seus quadros”, destaca Roberto Klabin, presidente do conselho da BLTA.
Simone Scorsato é turismóloga e tem mestrado em Hospitalidade. Entrou na BLTA a convite de Melissa Fernandes (presidente no biênio 2012-2014). Ao rever sua trajetória na associação, Simone afirma que foi um período de aprendizagem contínua.
“Nunca tinha atuado anteriormente como uma profissional do segmento de Turismo de luxo. Nesses anos aprendi a entender as necessidades desse nicho específico e a criar estratégias para o fortalecimento desse segmento, promovendo a hospitalidade brasileira de excelência no país e no exterior. Além disso, desmistificamos o luxo, trazendo protagonismo à brasilidade”, conclui.