Bruno Reis quer aprimorar ações no Exterior e aproximar Embratur do trade
Em sua terceira passagem pela Embratur, o novo diretor embarca na maior missão da sua carreira
Bruno Giovanni Reis é o novo diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur. Ele assumiu o lugar de Jaqueline Gil, que anunciou sua saída nesta quarta-feira (17). Em sua terceira passagem pela Embratur, Bruno agora tem a maior de suas missões.
Entre 2004 e 2007, Bruno foi estagiário da Embratur. Em 2012, assumiu como coordenador de Mercados. E nesta gestão de Marcelo Freixo, o executivo começou como gerente de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais, em 2023, para agora assumir todo o marketing da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.
Em entrevista ao Portal PANROTAS, Bruno Reis destacou as prioridades para 2024 e 2025. Segundo ele, é a hora de aproximar a Embratur cada vez mais do trade e aprimorar as ações de promoção do Brasil no exterior, visto o tamanho da competitividade com outros grandes destinos turísticos mundo afora.
"Quando o presidente Marcelo Freixo chegou, tínhamos uma linha muito clara para nossa estratégia de atuação. No curto prazo, precisamos entender e melhor utilizar a inteligência de dados para aprimorarmos o nível das entregas e termos uma comunicação mais assertiva. O mercado internacional é competitivo, vemos várias promoções sendo realizadas com bastante êxito, inclusive por países da América do Sul"
Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur
Bruno, no entanto, não escondeu a felicidade de assumir o maior desafio da sua carreira. "Estou realmente muito feliz com essa possibilidade e com este reconhecimento frente ao desafio proposto. Vamos elevar ainda mais o nível de entrega do Brasil, torná-lo mais competitivo no mercado internacional e ter uma gestão cada vez mais diversa e inclusiva. Essas são as bandeiras que quero trazer para minha gestão", destacou o diretor.
Bruno Reis quer trade envolvido nas ações da Embratur
O calendário de feiras, em parceria com o Sebrae, por exemplo, já está definido para 2025. No entanto, cada evento passará por uma avaliação do novo diretor. O mesmo vale para o envolvimento do trade, nichos, segmentos e quais são, de fato, as ferramentas de promoção que serão utilizadas em prol do Turismo brasileiro.
"Temos que ter esta entrega qualificada e estratégica, o que envolve uma série de iniciativas de marketing, um maior alinhamento com os mercados B2B e B2C e o envolvimento do trade nacional nas tomadas de decisão voltadas às campanhas da Embratur no exterior. Queremos parceiros para desenvolver isso ao longo do tempo e que possam somar recursos em campanhas cooperadas no exterior"
Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur
Tudo isso para potencializar as ações e manter os resultados recordes que vêm sendo registrados em 2024, como o melhor mês de abril da história, com arrecadação de US$ 620 milhões por meio do turismo internacional, e a recuperação do Brasil no ranking de eventos internacionais da ICCA, reassumindo a liderança na América Latina.
"O que queremos é inovação e campanhas integradas com o trade. E em breve teremos notícias positivas em relação ao time da Embratur, embora aqui já tenhamos muita gente qualificada", destacou Bruno Reis.