Jaqueline Gil é a nova diretora de Marketing da Embratur
Presidente da entidade, Marcelo Freixo é elogiado pela escolha de profissional técnica
Jaqueline Gil é a nova diretora de Marketing da Embratur. A profissional foi nomeada hoje ao cargo da agência responsável por atrair visitantes estrangeiros ao Brasil. Trata-se de um retorno: Jaqueline fez parte da equipe da Embratur há 20 anos, quando Eduardo Sanovicz, hoje na Abear, presidia a entidade e quando foi desenvolvido o Plano Aquarela (que deve ser retomado na atual gestão).
São mais de duas décadas em experiência em negócios e políticas internacionais de uma profissional que já estudou em Austrália, Estados Unidos, França, Espanha, Nova Zelândia e África do Sul. Ela também tem passagem por Ministério de Comércio Exterior da Nova Zelândia, Fraunhofer/Inovação União Europeia, além da iniciativa privada. Atualmente, é doutoranda em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília. Por essa experiência de Jaqueline e sua trajetória no Turismo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi elogiado pela escolha.
"É um sinal positivo do ponto de vista da qualidade técnica que Marcelo Freixo quer impor em seu trabalho", avalia o hoje presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. "Jaqueline é uma profissional da maior competência, que nos últimos anos conduziu programas muito inovadores nos setores público e privado. Estou muito feliz com retorno dela à Embratur e estou, portanto, com expectativa muito alta e positiva."
Jaqueline também realizou ações e trabalho na principal associação de operadoras de Turismo no Brasil, a Braztoa, entidade presidida hoje por Roberto Nedelciu. "Conheço Jaqueline há muito tempo. Profissional extremamente competente, com boa visão do Turismo. Esta nomeação é muito acertada", afirma Nedelciu. "Acredito que a Braztoa e todo o trade terão canal aberto com ela. Uma pessoa técnica, dentro de cargo técnico, que vai ajudar a desenvolver o Turismo do Brasil e ajudar o País a sair desses 6,5 milhões estrangeiros ao ano, número estagnado há décadas. Isso que falta no governo em relação ao Turismo: pessoas técnicas em posições técnicas", completa o presidente, que já parabenizou a ex-parceira de Braztoa.
O presidente do SPCVB, Toni Sando, participou da equipe técnica de Turismo no grupo de transição do Governo Lula, na qual Jaqueline foi uma das relatoras do projeto. "Ela fez uma série de levantamentos, diagnósticos e contribuiu muito para que o material fosse publicado. Fiquei bastante impressionado com a clareza e a objetividade de Jaqueline e, como sei que ela fez parte da Embratur na époica do Sanovicz, do Plano Aquarela, temos a oportunidade de remontar esses projetos, nos baseando nas recomendações que foram feitas e que o presidente Freixo já sinalizou positivamente", avalia Sando. "A Embratur recomeça com o pé direito, com pessoas de vivência, que trabalharam como consultores acadêmicos e no mercado."
O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) é outra entidade que respalda a nomeação de Jaqueline.
“Contar com a expertise e a disposição de uma profissional como a Jaqueline Gil nos dá a certeza que a inovação e a diversidade darão o tom dessa nova gestão, que é o que precisamos para reinserir o Brasil no mundo”, declara o presidente do Fornatur