Artur Luiz Andrade   |   21/11/2022 00:17
Atualizada em 21/11/2022 00:33

Bob Iger volta ao comando da Disney e substitui Bob Chapek

Seu sucessor, Bob Chapek, ficou pouco mais de dois anos no cargo


Divulgação/Disney
Bog Iger está de volta; Bob Chapek deixa o comando da The Walt Disney Company
Bog Iger está de volta; Bob Chapek deixa o comando da The Walt Disney Company
Em uma reviravolta que pegou o mercado de surpresa, a The Walt Disney Company anunciou na noite deste domingo, 20 de novembro, o retorno de Bob Iger ao cargo de CEO do maior grupo de entretenimento do planeta, substituindo aquele que ele mesmo havia preparado para ser seu sucessor, Bob Chapek, que ficou pouco mais de dois anos na função. Chapek estava sendo pressionado e cobrado por conta dos altos custos reportados no último trimestre, e havia anunciado que seu foco seria o corte de gastos, incluindo congelamento de contratações e o anúncio de demissões em alguns setores. Leia sobre os planos de corte de custosnesta reportagem, em inglês, da CNBC. Também a Variety analisou a saída de Chapek, principalmente por causa dos resultados abaixo da expectativa de mercado do balanço do ano fiscal de 2022 (terminado em outubro).

Segundo comunicado da Disney, Robert A. Iger assume imediatamente como CEO, para um mandato de dois anos, com a missão de definir a direção estratégica para um crescimento renovado da empresa. Iger é considerado o grande transformador da Disney neste século, e comandou a empresa por 15 anos, tendo sido responsável por grandes aquisições de marcas e portfólio (da Pixar a Star Wars, da Marvel à Fox) e pela expansão do setor de parques temáticos.

“Agradecemos a Bob Chapek por seus serviços prestados à Disney ao longo de sua longa carreira, incluindo a condução da empresa nos desafios sem precedentes da pandemia”, disse Susan Arnold, presidente do conselho da The Walt Disney Company.

“O Conselho concluiu que, à medida em que a Disney embarca em um período cada vez mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger está em uma posição única para liderar a empresa nesse período crucial.” " Iger tem o profundo respeito da equipe de liderança sênior da Disney, com a maioria dos quais trabalhou de perto até sua saída como presidente executivo há 11 meses, e é muito admirado pelos funcionários da Disney em todo o mundo - tudo o que permitirá uma transição perfeita de liderança ," continuou Arnald que continuará como presidente do Conselho.

“Estou extremamente otimista com o futuro desta grande empresa e emocionado com o convite do Conselho para retornar como seu CEO”, disse o Bob Iger em comunicado oficial da Disney. “A Disney e suas incomparáveis marcas e franquias ocupam um lugar especial no coração de tantas pessoas ao redor do mundo, principalmente no coração de nossos funcionários, cuja dedicação a esta empresa e sua missão é uma inspiração. Estou profundamente honrado por ser convidado a liderar novamente esta equipe notável, com uma missão clara focada na excelência criativa para inspirar gerações por meio de narrativas ousadas e incomparáveis.

“Durante seus 15 anos como CEO, de 2005 a 2020, Iger ajudou a transformar a Disney em uma das empresas de mídia e entretenimento mais bem-sucedidas e admiradas do mundo, com uma visão estratégica focada em excelência criativa, inovação tecnológica e crescimento internacional. Ele expandiu o legado de narrativa inigualável da Disney com as aquisições da Pixar, Marvel, Lucasfilm e 21st Century Fox e aumentou a capitalização de mercado da empresa em cinco vezes durante seu tempo como CEO. Iger continuou a dirigir os esforços criativos da Disney até sua saída como presidente executivo em dezembro passado, e o robusto fluxo de conteúdo da empresa é uma prova de sua liderança e visão”, finalizou a Disney.

Leia o comunicado oficial em inglês.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados