Flot sobe ao "Topo da Europa" em famtour pela Suíça; fotos
Agentes de viagens convidados pela operadora foram à montanha Jungfrau, uma das mais altas do país
INTERLAKEN (SUÍÇA) - Hospedados no Hotel Bellevue de Interlaken, os sete agentes de viagens convidados pela operadora Flot para um famtour pela Suíça iniciaram as atividades do dia pela manhã para subirem ao chamado "Topo da Europa", na montanha Jungfrau. O local faz parte do complexo Jungfrau-Aletsch, considerado um Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Com 4158 metros de altura, Jungfrau não é exatamante a montanha mais alta do continente, porém, é a que conta com uma série de estruturas que podem ser consideradas as mais elevadas no território europeu, a exemplo de sua estação de trem, Jungfraujoch, construída entre 1896 e 1912 a 3454 metros de altitude.
Para chegar até ela, os agentes de viagens iniciaram o roteiro embarcando no trem que liga Interlaken a Grindelwald, uma cidadezinha de apenas quatro mil habitantes situada aos pés dos Alpes Suíços. A partir dali, a cerca de mil metros de altitude, a subida é feita em duas etapas, primeiro por um teleférico que permite visão panorâmica da região, e depois por um tradicional trem ao estilo cremalheira.
Por dentro da montanha, a viagem a bordo do famoso trem suíço conta com uma rápida parada na qual os passageiros podem descer para contemplar as enormes montanhas e geleiras da região. Grandes janelas foram instaladas neste trecho do túnel e cinco minutos são disponibilizados para fotos no local.
Já na antiga (porém muito moderna) estação de trem de Jungfraujoch, um circuito de atrações pode ser realizado, incluindo uma subida ao terraço panorâmico Sphinx, onde uma torre de observação meteorológica e astronômica é considerada a construção mais elevada da Europa. Um elevador sobe por mais de 100 metros para chegar até ela.
O local também conta com o "Palácio de Gelo", uma caverna repleta de túneis por dentro de uma geleira que exibe esculturas feitas de água congelada e objetos que contam a história tanto dos primeiros alpinistas que atingiram o cume da montanha como da complicada construção da linha férrea há mais de 100 anos.
No caminho de volta a Interlaken, o grupo ainda fez um passeio pelas ruas de Grindelwald e terminou o dia com um jantar no restaurante Stadthaus, fundado em 1818 em Unterseen. No tradicional estabelecimento é possível experimentar uma série de clássicos da gastronomia alpina, assim como cervejas locais e outras bebidas.
Confira as fotos do sexto dia do famtour da Flot pela Suíça:
Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da operadora Flot, com seguro-viagem GTA.