Flot conhece o artesanato de buriti do povoado Marcelino (MA); veja fotos
Local tem cerca de 80 habitantes e fica à beira do Rio Preguiças
No sexto dia do famtour realizado pela Flot Viagens, os 12 agentes de viagens participantes visitaram o povoado Marcelino, à beira do Rio Preguiças, no Maranhão. No local, que conta com cerca de 80 habitantes, 12 famílias trabalham com o artesanato baseado em fibras de buriti, um tipo de palmeira abundante na região.
A partir do Porto Preguiças Resort, em Barreirinhas, onde ficaram hospedados por duas noites, os profissionais do Turismo embarcaram em uma lancha do tipo voadeira para navegar por cerca de 25 minutos pelo Rio Preguiças antes de chegarem ao povoado. Uma visita que mostra um Brasil mais profundo, em uma comunidade simples, criativa, forte, batalhadora e acolhedora. Um exemplo de população brasileira que luta diariamente.
"Temos um projeto aqui, que teve o apoio do Sebrae, para desenvolver o nosso artesanato de maneira natural e sustentável. Todas as cores que conseguimos são produzidas a partir de plantas, sem o uso de química artificial. Temos conseguido melhorar a vida das famílias da comunidade, que não se perdem na violência ou nas drogas, mas precisamos cada vez mais da força do Turismo para seguirmos em frente. Contamos com a ajuda dos agentes de viagens, pois estaremos sempre aqui de braços abertos a receber visitantes", disse Sônia Batista Cabral, moradora que lidera a Casa das Artesãs do povoado Marcelino.
Na Casa das Artesãs, os agentes de viagens conheceram o trabalho liderado pelas irmãs Sônia e Rosa Batista Cabral, que extraem as fibras do buriti para a confecção de bolsas, chapéus, pulseiras, colares e outros utensílios com o seu entrelaçamento. Todo o processo, que é feito naturalmente, incluindo o tingimento da matéria-prima, foi ensinado pelas moradoras do povoado.
Confira as fotos da visita da Flot Viagens:
Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot com o seguro GTA.