Da Redação   |   28/11/2023 13:56
Atualizada em 28/11/2023 14:02

Flot leva agentes a salar, oásis e até a "outro planeta" dentro da Tunísia

Famtour terminou seu sexto dia no deserto onde primeiros episódios da saga Star Wars foram gravados

O sexto dia do famtour promovido pela Flot Viagens com 25 agentes de viagens de sete Estados brasileiros teve seu início na cidade de Douz, na Tunísia, e terminou em Tozeur, próximo à fronteira do país com a Argélia. Durante o trajeto, os profissionais do Turismo acumularam descobertas e aventuras na região desértica tunisiana, localizada mais ao sul de seu território.

Marcel Buono / PANROTAS
Famtour da Flot Viagens no lago salgado (salar) de El Jérid, no sul da Tunísia
Famtour da Flot Viagens no lago salgado (salar) de El Jérid, no sul da Tunísia

Após uma noite no Hotel Sahara Douz, os agentes de viagens pegaram a estrada e logo se depararam com uma série de construções estranhas para quem não sabe do que se tratam. Na chamada “zona de radiadores”, um diferente sistema de irrigação está em funcionamento. Fumegantes, estruturas imponentes retiram as águas ferventes do subsolo da região para que passem por um processo de resfriamento antes do uso nas plantações locais. Fundamental para uma área semidesértica de um país que passa por uma das piores secas de sua história.

A tecnologia pode ser vista nos arredores do lago salgado (salar) El-Jérid, segunda parada do famtour neste domingo (26). Ao lado da fronteira da Tunísia com a Argélia e com aproximadamente cinco mil quilômetros quadrados, o local conta com diversas bandeiras fincadas em seu solo que tem altitudes abaixo do nível do mar em alguns pontos. Ao seu redor, uma cordilheira torna o cenário ainda mais especial.

Miragem ou realidade?

Se no lago salgado as miragens fazem parte da paisagem, mais adiante elas se transformam em verdadeiros oásis. Após uma inspeção e almoço no Anantara Resort, considerado um dos melhores empreendimentos hoteleiros da Tunísia, o grupo de agentes de viagens conheceu a cidade abandonada de Tamerza e o vilarejo de Chebika, dono de uma rara área verde na região.

Ali está um dos maiores oásis do continente africano, dotado de palmeiras e tamareiras grandiosas, além de um riacho e cascata que, apesar de pequena, surpreende pelo seu fluxo contínuo de água em meio a uma região tão seca. Tal recurso natural fundamental para a vida torna-se inexistente na sequência do trajeto, uma vez que o deserto tunisiano foi o último destino turístico do domingo.

Marcel Buono / PANROTAS
Agentes de viagens exploraram oásis no vilarejo de Chebika, no sul da Tunísia
Agentes de viagens exploraram oásis no vilarejo de Chebika, no sul da Tunísia

A bordo de carros com tração 4x4, os agentes de viagens pararam "em outro planeta", mais precisamente em Tatooine. Para quem está familiarizado, trata-se da terra natal de Luke e Anakin Skywalker (futuro Darth Vader) em Guerra nas Estrelas (Star Wars, em inglês). Mais de 40 anos depois das gravações do primeiro filme da saga, os cenários ainda podem ser visitados, sendo uma parada obrigatória para quem é fã do maior sucesso do diretor George Lucas.

Após a aventura entre a ficção e a realidade, os participantes do famtour terminaram o dia em Tozeur, considerada a capital tunisiana das tâmaras. Na área da cidade, mais de 400 mil árvores estão plantadas, fornecendo o fruto para todo o país, além de outros mercados internacionais. O grupo já havia feito uma breve passagem pelo centro local antes do passeio de 4x4 ter seu início. Desta vez, Tozeur foi responsável pelo descanso de todos, no Hotel Ras El Ain.

Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot Viagens e da Organização Nacional de Turismo da Tunísia (ONTT). O famtour é patrocinado pela ITA Airways e pelo seguro IFASEG.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados