Famtour da Flot vai do Império ao deserto em 5º dia na Tunísia; fotos
Anfiteatro romano, casa típica troglodita e deserto do Saara foram as principais paradas do roteiro
Após duas noites hospedados no Hotel Sentido Bellevue Park, em Sousse (Tunísia), os profissionais do Turismo participantes do famtour da Flot Viagens embarcaram no ônibus do receptivo Gold Experiences em direção a regiões mais ao Sul do território tunisiano. As cidades de El Jem, Matmata e Douz foram as principais paradas do roteiro desenhado para o quinto dia da viagem promovida pela operadora em parceria com a Organização Nacional de Turismo da Tunísia (ONTT).
A cerca de 70 quilômetros ao Sul de Sousse está El Jem, uma pequena cidade de 25 mil habitantes com uma verdadeira joia em seu centro: um dos mais bem preservados anfiteatros romanos que ainda podem ser visitados no mundo. Construída no século III, esta versão reduzida do Coliseu de Roma pode ser ainda mais impactante para quem a visita. Ao contrário da imponente arena da capital do Império, que recebe em média 20 mil turistas todos os dias, o anfiteatro de El Jem permite uma maior contemplação à história, já que ainda é pouco explorado pelo Turismo.
Durante o seu auge, mais de 35 mil espectadores podiam assistir aos espetáculos promovidos pelos imperadores romanos. Gladiadores e animais selvagens lutavam por suas vidas a cada domingo no centro da grande arena. Hoje em dia, o local ainda funciona para shows especiais, principalmente relacionados à música clássica. E você se lembra daquele clássico comercial da Nike com jogadores como Ronaldo, Figo, Maldini e Cantona jogando uma partida contra demônios? Foi gravado aqui.
Rumo ao Deserto
Quanto mais ao Sul, mais desértica vai ficando a paisagem tunisiana. As mudanças ao longo da estrada também são arquitetônicas e culturais. Na cidade de Matmata, por exemplo, é possível visitar uma típica casa troglodita, que tem o significado bem diferente do que damos à palavra no Brasil. Escavada na terra, a residência protege seus moradores do sol e dos fortes ventos arenosos da região. Foi este estilo de construção que inspirou o diretor de cinema George Lucas a criar o planeta Tatooine nos primeiros filmes de Guerra nas Estrelas (Star Wars, em inglês).
Durante a visita, os agentes de viagens do famtour da Flot puderam conhecer um pouco do estilo de vida dos povos nativos, originalmente berberes, antes de seguirem para o almoço no restaurante do Hotel Les Berberes, também construído de maneira tradicional, sob a terra. No estabelecimento, Eduardo Barbosa teve a chance de homenagear o anfitrião com um troféu conjunto da sua operadora com a Gold Experiences.
Já a mais de 500 quilômetros da capital Túnis, onde o famtour teve seu início, os agentes de viagens tiveram sua última parada do dia em Douz. Considerada uma das portas de entrada para o deserto do Saara, a cidade conta com atrações como passeios de dromedários e quadriciclos. Os futuros ‘gurus’ do Turismo tunisiano puderam escolher entre uma opção ou outra. Em ambas, o pôr do sol sob as areias douradas do deserto foi um espetáculo à parte.
Confira mais fotos abaixo.
Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot. O famtour é patrocinado por ITA Airways e seguro IFASEG.