Hero Seguros promove bate-papo com técnico da seleção de vôlei feminino
Zé Roberto Guimarães conversou sobre liderança, esporte, inovação e Turismo com os coCEOS da empresa
A Hero Seguros promoveu o primeiro encontro do novo projeto Hero Talks - Conversas que Inspiram, com a participação do técnico da seleção feminina de vôlei do Brasil, Zé Roberto Guimarães.
Em um bate-papo com os co-fundadores da Hero, Raphael Swierczynski e Guilherme Wroclawski, o treinador tricampeão olímpico começou a conversa relembrando da sua trajetória no esporte, dos desafios enfrentados e da importância de ter uma rede de apoio.
Embaixador da Hero, Zé Roberto compartilhou que já se questionou qual seria a melhor forma de treinar atletas mulheres, que possuem necessidades diferentes dos atletas masculinos.
“Para treinar mulheres, eu percebi que tinha que me aprofundar nas questões femininas. Entender sobre ciclo menstrual e todas as questões que envolvem o corpo e a saúde mental das mulheres, me fizeram transmitir mais confiança para as atletas, sem deixar de exigir uma boa performance do time”, disse ele.
O técnico, que já teve passagem por equipes sub-17, sub-19 e sub-21, também falou da diferença geracional entre os atletas e como foi bem recebido no Brasil, apesar da derrota do time. “Por mais difícil que uma situação pareça, não podemos desistir. Nossos fracassos nos ensinam, nos orientam para qual caminho seguir”.
Logo após o relato emocionado, Zé foi ovacionado ao exibir a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Paris feita pela Hero em sua homenagem. Nos torneios, apenas os atletas recebem medalha.
Como lidar com a autocobrança?
“Eu reúno a comissão técnica e nós estudamos cada característica das atletas, quais seus altos e baixos dentro da quadra de vôlei. Mas os questionamentos de ‘o que eu poderia ter feito?’ é sempre presente”.
Apesar da autocobrança, Zé ressaltou que a vitória ou a derrota é sempre da equipe toda e não de um atleta isolado. Para o treinador, sua missão é orientar as jogadoras para as melhores estratégias de jogo, sem tirar a autonomia de cada uma.
Homem de superstições
Sete ervas, nada de roupas pretas, não repete a mesma camiseta quando perde uma partida, não passa embaixo de escadas. O técnico divertiu os participantes com suas diversas superstições.
“O que temos de mais importante é a nossa essência. Nossa família, nossa história, quem somos. Meu objetivo sempre foi vestir a camisa do meu país e participar de uma grande competição”.
Para curiosidade de todos, o técnico compartilhou o interesse em continuar com a seleção para os Jogos Olímpicos de 2028.
Guilherme Wroclawski complementou as falas do treinador sobre a importância do Barueri Voleyball Club, projeto apoiado pela família de Zé Roberto Guimarães.
A ideia da Hero Seguros é seguir com esse projeto de bate-papo, convidando outras personalidades de renome em diferentes áreas, incluindo Esportes, Economia e Turismo.
Veja mais fotos desse momento especial para os colaboradores da Hero: