Da Redação   |   23/09/2024 16:20
Atualizada em 23/09/2024 17:40

Fam Fest da RCD atualiza parceiros e exalta força da América Latina; fotos

Mais de 200 agentes de viagens e operadores da América do Sul, Central e Caribe estão no novo AVA Resort

CANCÚN (MÉXICO) - O segundo dia de atividades do 10º Fam Fest Latam da RCD Hotels colocou os mais de 200 agentes de viagens e operadores participantes do evento para assistirem a uma série de apresentações de atualizações em relação a cada um dos empreendimentos que o grupo hoteleiro mexicano detém, ou seja, contemplando as marcas Hard Rock, Unico, Nobu, Residence Inn, Aloft e, claro, AVA Resort, local onde a grande reunião latino-americana é realizada, em Cancún, no México.

PANROTAS / Marcel Buono
Leonel Reyes, diretor da RCD Hotels para a América Latina, com sua equipe no 10º Fam Fest Latam do grupo, no AVA Resort
Leonel Reyes, diretor da RCD Hotels para a América Latina, com sua equipe no 10º Fam Fest Latam do grupo, no AVA Resort

"Chegamos ao décimo ano de uma convenção que é a cara da América Latina. Feito por latino-americanos para latino-americanos. Acreditamos e investimos no nosso mercado como ninguém, pois confiamos na qualidade dos profissionais daqui e no potencial de todos para crescer, cada um com as particularidades de seus países"

Leonel Reyes, diretor da RCD Hotels para a América Latina

"São dez anos de muito trabalho e diversão no nosso Fam Fest Latam. Formamos um grande evento focado nos nossos parceiros, tanto do Turismo corporativo como de lazer. Nossa força está aqui na América Latina e muitos querem nos copiar, mas se aproveitando do mercado latino-americano apenas quando os outros vão mal. A RCD pensa há 16 anos na América Central, do Sul e Caribe como aliados, como companheiros para todas as horas, e vamos seguir assim, crescendo sempre juntos", completou Reyes.

Recuperação pós-pandemia

Durante sua apresentação, Leonel Reyes fez questão de destacar que o período da pandemia já passou e não pode mais ser usado como desculpa para números fracos de vendas. Após déficits de 28% em 2022 e 9% em 2023, o Turismo das Américas segue em plena recuperação, registrando no primeiro trimestre de 2024 um fluxo apenas 1% inferior ao período anterior a Covid-19.

Para a RCD Hotels, os primeiros três meses do ano marcaram um crescimento de 10% em relação a janeiro, fevereiro e março do ano passado. Forte nas viagens de grupos, a holding mexicana revelou as fatias que cada um dos seus mercados têm dentro do segmento. O Brasil representa 20% das vendas, ficando atrás de América Central e Caribe, com 64%, e à frente dos países andinos, que registram 16%.

PANROTAS / Marcel Buono
Leonel Reyes, diretor da RCD Hotels para a América Latina
Leonel Reyes, diretor da RCD Hotels para a América Latina

Em relação às viagens de casamentos e bodas, o Brasil marca 29%, enquanto os andinos lideram com 57%. Neste quesito, os centro-americanos e caribenhos somam 14%. Já no Turismo de lazer, o mercado brasileiro é apenas o terceiro, com 26%. Os Andes são donos de 42% e a América Central e Caribe, 32%.

"Estamos em destinos sempre altamente requisitados pelos viajantes e agora somamos mais de 8,6 mil quartos com todos os nossos hoteis e resorts. Ou seja, diariamente temos a missão de vender quase nove mil quartos. Por isso é importante estarmos atentos às mudanças do mercado. Temos que sair do comum e buscar razões novas para nossos clientes estarem viajando, sejam eles famílias, casais, amigos ou empresas. As possibilidades são infinitas"

Leonel Reyes, diretor da RCD Hotels para América Latina

Preocupação social e ambiental

Ainda em processo de "soft open", o AVA Resort é o primeiro empreendimento da marca a ser construído do zero pensando em cumprir uma série de requisitos sustentáveis, tanto na perspectiva ambiental como social.

A energia elétrica utilizada pelo gigantesco complexo, por exemplo, está baseada em paineis solares e baterias de lítio, enquanto que tecnologias aplicadas nas piscinas reduzem o consumo de água em até 98% na comparação com práticas tradicionais.

PANROTAS / Marcel Buono
Carla Cecchele (diretora Comercial da RCD Hotels no Brasil) com Gustavo Nappo (EHTL) e Gabriel Cordeiro (BWT Operadora), que participaram de ação da Fundación RCD
Carla Cecchele (diretora Comercial da RCD Hotels no Brasil) com Gustavo Nappo (EHTL) e Gabriel Cordeiro (BWT Operadora), que participaram de ação da Fundación RCD

O dia de apresentações terminou com espaço para a Fundación RCD mostrar o trabalho que é realizado junto a crianças, adolescentes e mulheres de comunidades próximas aos empreendimentos do grupo. A educação, a saúde e o desenvolvimento individual e coletivo norteiam a organização sem fins lucrativos que também tem como missão reduzir os impactos da indústria têxtil dentro do grupo.

Além de adotar práticas mais sustentáveis na confecção dos uniformes das equipes hoteleiras, a fundação conta com a participação direta de povos nativos para a criação de produtos que são utilizados em propriedades da RCD, promovendo uma economia circular. No AVA Resort, por exemplo, bonecos de animais típicos da região e objetos como os avisos de privacidade das portas são feitos a partir de tecidos reciclados de antigos uniformes do staff. Para conhecer mais sobre os projetos da fundação, clique aqui.

Veja as fotos do dia no 10º Fam Fest Latam da RCD Hotels no AVA Resort:


Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da RCD Hotels.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados