Rogéria Pinheiro fala sobre consumo sustentável no Rio Innovation Week
CEO da RP Travel Education trouxe olhar a partir do mercado de luxo, comentando sobre perfil do consumidor
No último dia 15, Rogéria Pinheiro, CEO da RP Travel Education, subiu ao palco da conferência Impact Hub durante o Rio Innovation Week, convidada a participar do painel “Sustentabilidade: Caminhos para o Turismo Sustentável no Rio”, juntamente com o presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto, e mediação da cofundadora do Impact Hub Rio, Pat Seleri.
Rogéria contribuiu com seu olhar a partir do mercado de luxo, comentando sobre o perfil do consumidor, que está mais consciente e exigente, baseando suas decisões de compra com o propósito de ter um consumo mais verde e que gera menos impacto negativo, enquanto também conhece e investe tempo aprendendo mais sobre a cultura local e a história das regiões ao redor de pontos turísticos.
Ela também comentou que para uma cidade como o Rio se tornar um ícone de sustentabilidade nessa indústria, é necessário um investimento na educação corporativa do trade turístico para que ações de sustentabilidade sejam priorizadas, além de destacar a importância da comunicação dessas ações aos clientes e a audiência dos equipamentos turísticos e empresas do setor.
Rodrigo Santiago, que assinou o PR do palco do Impact Hub comentou sobre a importância da participação da Rogéria nesse painel: “O olhar da Rogéria sobre o mercado de luxo foi muito relevante para que as empresas do setor que estavam na plateia tivessem insights e ideias de caminhos a seguir ao incluir iniciativas sustentáveis em seus próprios negócios. Seus 23 anos de experiência foram fundamentais para dar robustez ao painel ao trazer dados e referências desse perfil de público consumidor que hoje encontra no Rio opções como o Janeiro Hotel por exemplo, um estabelecimento conectado com práticas sustentáveis, do mesmo grupo da Osklen, marca de luxo carioca que vem desde 1991 levantando essa bandeira e traduzindo a relação do carioca com o mar, com as florestas e com o meio ambiente”.
O evento recebeu mais de 185 mil pessoas nos quatro dias, 3,3 mil palestrantes em 37 conferências, 410 expositores e R$ 3,8 bilhões em negócios gerados, e vem dando cada vez mais espaço para discussões sobre o futuro do Turismo, que é tecnológico, sustentável, diverso e inclusivo.