Bob Iger permanecerá como CEO da Disney até 2026
Decisão foi tomada unanimemente pelos membros do Conselho de Administração da Disney
O Conselho de Administração da Walt Disney Company anunciou hoje (12) que Bob Iger continuará no cargo de CEO até 31 de dezembro de 2026.
Ao votar unanimemente para estender o contrato de Iger por dois anos, os membros do Conselho de Administração observaram que a extensão fornece continuidade de liderança durante a transformação em curso da empresa e oferece mais tempo para a execução de um plano de transição para a sucessão do CEO, que continua sendo uma prioridade para o Conselho .
“Bob mais uma vez colocou a Disney no caminho estratégico para a criação contínua de valor e, para garantir a conclusão bem-sucedida dessa transformação e, ao mesmo tempo, dar tempo suficiente para posicionar um novo CEO para o sucesso a longo prazo, o Conselho determinou que ele está no melhor lugar. Há o interesse dos acionistas em estender seu mandato e ele concordou com nosso pedido para permanecer como CEO até o final de 2026”, afirma o presidente da companhia, Mark Parker.
“Desde o meu retorno à Disney, há sete meses, examinei praticamente todas as facetas de nossos negócios para entender as oportunidades diante de nós, bem como os desafios que enfrentamos no ambiente econômico e nas mudanças em nossa indústria. No meu primeiro dia de retorno, começamos a tomar decisões importantes e, às vezes, difíceis para resolver alguns problemas estruturais e de eficiência existentes e, apesar dos desafios, acredito que o futuro de longo prazo da Disney é brilhante”, disse Iger.
Trajetória de Bob Iger na Disney
Iger voltou à empresa em novembro de 2022, depois de atuar como CEO e presidente de 2005 a 2020 e depois como presidente executivo e presidente do conselho até 2021. Desde que voltou como CEO, ele liderou uma transformação significativa em toda a empresa, restaurando a criatividade e posicionando os negócios de streaming da Disney em um patamar de crescimento e lucratividade sustentados.
Ao longo de sua passagem como executivo-chefe da empresa, a visão estratégica de Iger se concentrou em três pilares fundamentais:
- Gerar o melhor conteúdo criativo possível;
- Promover a inovação e utilizar a tecnologia mais recente; e
- Expandir os negócios para novos mercados em todo o mundo.
Iger construiu a trajetória da Disney com as aquisições da Pixar (2006), Marvel (2009), Lucasfilm (2012) e 21st Century Fox (2019); a inauguração do primeiro parque temático e resort da Disney na China continental, o Shanghai Disney Resort; e o lançamento de filmes com recordes de público, incluindo Vingadores: Ultimato da Marvel, Frozen e Frozen 2 da Disney e Pantera Negra, da Marvel.
Também fez parte do lançamento das ofertas de conteúdo criativo em novas plataformas, incluindo o lançamento do serviço de streaming Disney+ em novembro de 2019.
Iger se tornou CEO da Disney pela primeira vez em outubro de 2005 e foi eleito presidente em 2012. De 2000 a 2005, ele atuou como presidente e COO da Disney. Ingressou oficialmente na equipe de gerenciamento sênior da Disney em 1996 como presidente do ABC Group, de propriedade da Disney, e em 1999 recebeu a responsabilidade adicional de presidente da Walt Disney International. Começou sua carreira na ABC em 1974.