Rodrigo Vieira   |   10/10/2022 23:22
Atualizada em 10/10/2022 23:27

Evento mostra semelhanças e diferenças entre agentes e blogueiros

Associação Brasileira dos Blogs de Viagem realizou o ABBV Meeting 2022; veja alguns destaques


Guto Marcondes/ABBV Meeting
Nova diretoria da ABBV; na ponta direita o presidente Luciano Palumbo
Nova diretoria da ABBV; na ponta direita o presidente Luciano Palumbo

Fornecedores que trabalham com comissão a agentes de viagens e influenciadores digitais sentem um contraste claro entre essas duas pontas. O agente de viagens tende a blindar seu cliente e não colocá-lo em contato com o fornecedor, enquanto o criador de conteúdo, pelo contrário, quer ter o mínimo de interação possível com os leitores para os quais geraram a venda, deixando para o fornecedor qualquer tipo de assistência.

Guto Marcondes/ABBV Meeting
Diego Rydz, da Just Travel
Diego Rydz, da Just Travel

Agentes de viagens têm clientes, e influenciadores digitais têm espectadores. Essa ponderação do executivo Diego Rydz, da Just Travel, sobre a relação entre as duas categorias, é uma das principais tendências extraídas do encontro realizado pela Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, ABBV Meeting, no último sábado em Itupeva (SP). O encontro reuniu quase 150 pessoas, além das mais de 350 pessoas que prestigiaram on-line.


Guto Marcondes/ABBV Meeting
Raffaele Cecere, da R1, empresa responsável pelo aparato técnico do evento
Raffaele Cecere, da R1, empresa responsável pelo aparato técnico do evento

No entanto, pelo evento, no qual participaram tanto agentes de viagens quanto fornecedores outra mensagem clara foi: há cada vez menos distância entre uma atividade e outra. Com tantas ferramentas de comunicação disponíveis e altamente difundidas na internet, os agentes podem ser influenciadores de seus próprios negócios, produtos, destinos. O contrário também é verdadeiro: produtores de conteúdo nunca tiveram tantas opções de ferramentas para monetizar suas dicas por meio de vendas. E a probabilidade é que essa distância se encurte.


Guto Marcondes/ABBV Meeting
ABBV Meeting 2022 reuniu cerca de 150 participantes presencialmente e mais de 350 virtualmente
ABBV Meeting 2022 reuniu cerca de 150 participantes presencialmente e mais de 350 virtualmente

"Tanto que um dos painéis de maior sucesso do encontro foi sobre o potencial dos blogs e agências de viagens para a retomada do Turismo gerou muito resultado. Demos visão de blog, operadora, agência de viagens e fornecedor. Foi um momento diferente, que enriqueceu muito", afirma o presidente da ABBV, Luciano Palumbo.


Guto Marcondes/ABBV Meeting
Dinah Policarpo, da AMR Collection, Luciano Palumbo, da ABBV, Raphael de Lucca, da Copa Airlines, e Deusa Rodrigues, da ABBV, abordaram documentação e restrição em viagens
Dinah Policarpo, da AMR Collection, Luciano Palumbo, da ABBV, Raphael de Lucca, da Copa Airlines, e Deusa Rodrigues, da ABBV, abordaram documentação e restrição em viagens

Palumbo assumiu recentemente a cadeira na associação e ele, com sua chapa única, são os responsáveis por buscar a aproximação dos blogueiros com o trade. "Acreditamos que esse é o momento de mostrar a oportunidade de agentes e blogs trabalharem juntos. A nova diretoria está investindo seus esforços para harmonizar o ecossistema de fornecedores, distribuidores e produtores de conteúdos digitais", completa.

Guto Marcondes/ABBV Meeting
Painel sobre potencial dos blogs e agências de viagens na retomada foi um dos principais do evento
Painel sobre potencial dos blogs e agências de viagens na retomada foi um dos principais do evento
Laerte e Rosana Algate, da HR Viagens, foram dois dos agentes de viagens que participaram do ABBV Meeting. "Nós fomos porque achamos que o ramo de influenciadores e agências podem fazer parceria, podem ter uma conexão. Trabalhamos com uma influenciadora desde março, que faz divulgação e venda, enquanto nós fazemos a parte operacional. Os resultados estão sendo muito bons", afirma Laerte. "Esse é um caminho que dá para trabalhar em parceria com os influenciadores. Existe esse espaço. Os temas trabalhados foram surpreendentes e nos ajudaram com ideias de seguir trabalhando com parceiros nesse ramo."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados