Evento mostra semelhanças e diferenças entre agentes e blogueiros
Associação Brasileira dos Blogs de Viagem realizou o ABBV Meeting 2022; veja alguns destaques
Fornecedores que trabalham com comissão a agentes de viagens e influenciadores digitais sentem um contraste claro entre essas duas pontas. O agente de viagens tende a blindar seu cliente e não colocá-lo em contato com o fornecedor, enquanto o criador de conteúdo, pelo contrário, quer ter o mínimo de interação possível com os leitores para os quais geraram a venda, deixando para o fornecedor qualquer tipo de assistência.
Agentes de viagens têm clientes, e influenciadores digitais têm espectadores. Essa ponderação do executivo Diego Rydz, da Just Travel, sobre a relação entre as duas categorias, é uma das principais tendências extraídas do encontro realizado pela Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, ABBV Meeting, no último sábado em Itupeva (SP). O encontro reuniu quase 150 pessoas, além das mais de 350 pessoas que prestigiaram on-line.
No entanto, pelo evento, no qual participaram tanto agentes de viagens quanto fornecedores outra mensagem clara foi: há cada vez menos distância entre uma atividade e outra. Com tantas ferramentas de comunicação disponíveis e altamente difundidas na internet, os agentes podem ser influenciadores de seus próprios negócios, produtos, destinos. O contrário também é verdadeiro: produtores de conteúdo nunca tiveram tantas opções de ferramentas para monetizar suas dicas por meio de vendas. E a probabilidade é que essa distância se encurte.
"Tanto que um dos painéis de maior sucesso do encontro foi sobre o potencial dos blogs e agências de viagens para a retomada do Turismo gerou muito resultado. Demos visão de blog, operadora, agência de viagens e fornecedor. Foi um momento diferente, que enriqueceu muito", afirma o presidente da ABBV, Luciano Palumbo.
Palumbo assumiu recentemente a cadeira na associação e ele, com sua chapa única, são os responsáveis por buscar a aproximação dos blogueiros com o trade. "Acreditamos que esse é o momento de mostrar a oportunidade de agentes e blogs trabalharem juntos. A nova diretoria está investindo seus esforços para harmonizar o ecossistema de fornecedores, distribuidores e produtores de conteúdos digitais", completa.
Laerte e Rosana Algate, da HR Viagens, foram dois dos agentes de viagens que participaram do ABBV Meeting. "Nós fomos porque achamos que o ramo de influenciadores e agências podem fazer parceria, podem ter uma conexão. Trabalhamos com uma influenciadora desde março, que faz divulgação e venda, enquanto nós fazemos a parte operacional. Os resultados estão sendo muito bons", afirma Laerte. "Esse é um caminho que dá para trabalhar em parceria com os influenciadores. Existe esse espaço. Os temas trabalhados foram surpreendentes e nos ajudaram com ideias de seguir trabalhando com parceiros nesse ramo."