Marketing B2B não precisa ser sério e técnico; veja mitos
O CEO da F.Biz, Paulo Loeb, esteve no palco do primeiro dia do Fórum PANROTAS nesta terça-feira (7)
O B2B está muito presente no Turismo. São empresas vendendo para outras empresas, seja tecnologias, pacotes turísticos, soluções de mobilidade e muito mais. Por isso, é importante saber o que é mito e verdade no Marketing B2B para entender qual o melhor caminho a se tomar.
“Percebemos uma oportunidade muito grande dentro do mercado B2B e, por isso, criamos o núcleo B2Biz, dentro da F.Biz. É a área que mais cresce nos últimos sete anos. É importante saber que, para qualquer ação que vocês forem fazer, pensem no meio e na mensagem. Quais canais vocês querem se comunicar com seu público e qual mensagem querem passar”, explica o CEO da F.Biz, Paulo Loeb, em sua palestra no Fórum PANROTAS 2023.
Loeb pontua que, atualmente, é preciso pensar em todas as plataformas para transmitir a comunicação: Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, Linkedin, YouTube... Diferentemente da TV ou da revista, onde o target é mais aberto, nesses outros canais é possível ser muito mais granular. É possível definir de maneira muito específica que público deseja falar. Para ter escala e segmentação, era necessário gastar muito dinheiro – hoje não é mais.
“Não façam uma segmentação genérica. Quanto mais específico e mais segmentado, maior o retorno para vocês. E este retorno medimos de diversas maneiras: por meio de cliques, cadastro nas páginas, recomendações de outras pessoas etc.”, conta o CEO.
O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.
“Percebemos uma oportunidade muito grande dentro do mercado B2B e, por isso, criamos o núcleo B2Biz, dentro da F.Biz. É a área que mais cresce nos últimos sete anos. É importante saber que, para qualquer ação que vocês forem fazer, pensem no meio e na mensagem. Quais canais vocês querem se comunicar com seu público e qual mensagem querem passar”, explica o CEO da F.Biz, Paulo Loeb, em sua palestra no Fórum PANROTAS 2023.
Loeb pontua que, atualmente, é preciso pensar em todas as plataformas para transmitir a comunicação: Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, Linkedin, YouTube... Diferentemente da TV ou da revista, onde o target é mais aberto, nesses outros canais é possível ser muito mais granular. É possível definir de maneira muito específica que público deseja falar. Para ter escala e segmentação, era necessário gastar muito dinheiro – hoje não é mais.
“Não façam uma segmentação genérica. Quanto mais específico e mais segmentado, maior o retorno para vocês. E este retorno medimos de diversas maneiras: por meio de cliques, cadastro nas páginas, recomendações de outras pessoas etc.”, conta o CEO.
ESQUEÇA OS MITOS
Paulo Loeb mostra que é preciso “desmistificar os mitos” que algumas pessoas têm em relação ao marketing B2B. São eles:- B2B marketing tem de ser sério – não precisa. “É possível fazer uma comunicação bem divertida, não precisa ser sempre sério”;
- Tem de ser curto – a comunicação não precisa ser curta, é possível estender e ir além;
- Tem de ser técnico – também não. Dá para trazer uma comunicação mais leve até mesmo sendo de empresa para empresa.
O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.