Victor Fernandes   |   08/03/2023 17:22
Atualizada em 09/03/2023 09:59

Mercado de milhas é maléfico aos próprios clientes, afirmam aéreas

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, revisitou o tema no Fórum PANROTAS 2023

PANROTAS / Emerson Souza
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, revisitou o tema no Fórum PANROTAS 2023
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, revisitou o tema no Fórum PANROTAS 2023
Nesta quarta-feira (8), no Fórum PANROTAS 2023, presidentes de companhias aéreas brasileiras foram convidados a revisitar um tema polêmico da última edição do evento: o mercado de milhas. Em 2022, Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, disse no Fórum PANROTAS que o mercado de milhas é o "câncer da aviação". Cerca de nove meses depois, o executivo, assim como Abhi Shah, presidente da Azul, voltaram a abordar o assunto explicando o motivo da atividade ser maléfica ao consumidor e como as companhias têm batalhado contra isso.

"É um tema que toca todos nós de forma bastante importante. Esta atividade (do mercado de milhas) destrói o programa de fidelidades a longo prazo. Se a qualquer momento você pode vender e comprar milhas, você acaba com a lealdade e os benefícios de um programa de fidelidade. Parte disso acontece devido às aéreas, mas isso tomou um caráter destrutivo. Temos suspendido e cancelado contas, inclusive com disputas judiciais, de pessoas que burlam as regras do programa. Começamos a promocionar menos, multiplicar pontos, porque isso alimenta menos esse mercado de milhas. E estamos aplicando sistemas que tornarão cada vez mais difícil burlar as regras. Quero que o Brasil seja como outros países, em que o programa de fidelidade é respeitado e não atrapalha o trabalho do agente de viagens", afirmou Cadier.

Abhi Shah fez comentários na mesma linha, explicando ao público do evento que "o mercado de milhas só existe no Brasil e é negativo para o cliente". Quando questionado sobre o que a Azul está fazendo para combater a atividade do mercado de milhas, Shah explicou que a empresa está bloqueando contas que compartilham senha com terceiros para resgate de milhas. "Isso é ilegal", completou. Abordando a ilegalidade do mercado e as disputas judiciais, Cadier também afirmou que parte importante do combate à atividade tem sido "esclarecer aos juízes de que não estamos indo contra o consumidor, mas defendendo o programa de fidelidade e suas regras".

PANROTAS / Emerson Souza
Abhi Shah, presidente da Azul
Abhi Shah, presidente da Azul

O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados