Turismo global está pronto para recuperação total em 2024; gastos superam turistas
De acordo com a ONU Turismo, as Américas já recuperaram 97% de suas chegadas pré-pandemia em 2024
Cerca de 1,1 bilhão de turistas viajaram internacionalmente apenas nos primeiros nove meses de 2024. Isto faz com que o setor de Turismo global chegue a 98% dos níveis pré-pandêmicos no penúltimo mês do ano, de acordo com dados do último Barômetro Mundial do Turismo da ONU Turismo.
Segundo o órgão internacional, uma recuperação total da maior crise da história do setor é esperada até o final do ano, apesar dos desafios econômicos, geopolíticos e climáticos. Isto porque, a maioria das regiões já ultrapassou os números de chegadas de 2019 no período de janeiro a setembro de 2024.
O relatório também mostra resultados excelentes em termos de receitas de Turismo internacional, com a maioria dos destinos com dados disponíveis registrando crescimento de dois dígitos em comparação a 2019.
"O forte crescimento visto nas receitas do Turismo é uma excelente notícia para as economias ao redor do mundo. O fato dos gastos dos visitantes estarem crescendo ainda mais do que as chegadas tem um impacto direto em milhões de empregos e pequenas empresas e contribui decisivamente para o balanço de pagamentos e receitas fiscais de muitas economias"
Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili
Segundo a ONU Turismo, espera-se, portanto, que as chegadas de turistas internacionais atinjam os níveis de 2019 ainda em 2024. As receitas de Turismo, por sua vez, já haviam praticamente atingido os níveis pré-pandêmicos em 2023.
Embora um grande número de destinos já tenha excedido os números de chegadas pré-pandemia, ainda há espaço para recuperação em várias sub-regiões e destinos. Uma recuperação mais lenta em partes do Nordeste da Ásia e da Europa Central e Oriental contrasta com os fortes resultados em todas as outras sub-regiões europeias, Oriente Médio, América Central e Caribe, onde as chegadas já ultrapassaram os valores pré-pandêmicos.
Desempenho do Turismo por região
Segundo a ONU Turismo, o forte crescimento do Turismo internacional foi impulsionado pela forte demanda pós-pandemia na Europa e pelo desempenho robusto de grandes mercados de origem globalmente, bem como pela recuperação contínua de destinos na Ásia e no Pacífico. O aumento da conectividade aérea e a facilitação de vistos também apoiaram as viagens internacionais.
Tanto é que um total de 60 dos 111 destinos ultrapassaram os números de chegadas de 2019 nos primeiros oito a nove meses de 2024. Alguns dos melhores desempenhos em chegadas durante este período foram o Catar (+141% em relação a 2019), onde as chegadas mais que dobraram, Albânia (+77%), Arábia Saudita (+61%), Curaçao (+48%), Tanzânia (+43%), Colômbia e Andorra (ambos +36%).
- O Oriente Médio (+29% em comparação a 2019) continuou em crescimento recorde neste período de nove meses, enquanto a Europa (+1%) e a África (+6%) também excederam os níveis de 2019.
- As Américas recuperaram 97% de suas chegadas pré-pandemia (-3% em relação a 2019).
- A Ásia e o Pacífico atingiram 85% dos níveis de 2019 em comparação com uma recuperação de 66% em 2023. A região experimentou uma recuperação gradual, embora desigual, nas chegadas desde que a região reabriu para viagens internacionais em 2023.
- A temporada de verão no Hemisfério Norte foi geralmente forte, com chegadas em todo o mundo atingindo 99% dos valores pré-pandêmicos no terceiro trimestre de 2024.
Receitas do Turismo mostram crescimento extraordinário
Trinta e cinco dos 43 países com dados disponíveis sobre receitas superaram valores pré-pandêmicos nos primeiros oito a nove meses de 2024, muitos inclusive relatando crescimento de dois dígitos em comparação a 2019 (em moedas locais), bem acima da inflação na maioria dos casos.
Entre os melhores desempenhos em termos de receitas estavam a Sérvia (+99%), onde as receitas quase dobraram (em comparação com os mesmos meses de 2019), bem como Paquistão (+64%), Romênia (+61%), Japão (+59%), Portugal (+51%), Nicarágua e Tanzânia (ambos 50%).
Entre os maiores ganhos do mundo, Japão (+59%), Turquia (+41%) e França (+27%) registraram crescimento de dois dígitos até setembro de 2024. Espanha (+36%) e Itália (+26%) também relataram fortes receitas de visitantes até agosto. O Reino Unido registrou ganhos 43% maiores, o Canadá 35% e a Austrália 18%, tudo até junho de 2024. Já os Estados Unidos relataram um crescimento de 7% até setembro.
Apesar dos resultados geralmente fortes, vários desafios econômicos, geopolíticos e climáticos permanecem. O setor ainda enfrenta inflação, principalmente altos preços de transporte e acomodação, bem como preços voláteis do petróleo. Grandes conflitos e tensões ao redor do mundo continuam impactando a confiança do consumidor, enquanto eventos climáticos extremos e escassez de pessoal também são desafios críticos para o desempenho do Turismo.
ONU Turismo
Os dados sobre gastos com turismo internacional refletem a mesma tendência, especialmente entre grandes mercados de origem, como Alemanha (+35% em comparação a 2019), Estados Unidos (+33%) e França (+11%).
Um forte crescimento de gastos também foi relatado pelo Reino Unido (+46%), Austrália (+34%), Canadá (+28%) e Itália (+26%), tudo até junho de 2024. Os dados disponíveis para a Índia mostram um aumento nos gastos de saída deste mercado cada vez mais importante, com crescimento de 81% até junho de 2024 (em comparação a 2019).