Inovação e Investimento: Fórum e Conselho Executivo da ONU debatem futuro do Turismo
Eventos aconteceram em Cartagena e reuniram ministros e vice-ministros de diversos países
O Fórum Global de Investimento e Inovação, organizado pela ONU Turismo, deu boas vindas a ministros do Turismo, juntamente de players de finanças e negócios de todo o mundo. O destaque das discussões foi o reconhecimento da necessidade vital de aumentar o investimento no setor e, ao mesmo tempo, injetar novas ideias e energia através da promoção da inovação.
“Existe uma urgência e uma oportunidade para construir destinos sustentáveis e inclusivos que apoiem as economias locais, capacitem as comunidades e preservem o seu inestimável patrimônio cultural. Este Fórum deixa clara a importância vital das ligações: tanto entre intervenientes dos setores público e privado como também entre países, para aumentar e melhor direcionar os investimentos no turismo e para acelerar a sua transformação digital, com a inovação no centro de tudo o que fazemos”
Zurab Pololikashvili, secretário geral da ONU Turismo
No Fórum em Cartagena, a ONU Turismo também destacou seu papel de ponte, conectando governos e destinos com investidores de todos os tamanhos. Em um diálogo com líderes globais, o encontro enfatizou o papel que as parcerias podem desempenhar na promoção do crescimento e na transformação do Turismo.
O Fórum também proporcionou uma plataforma para uma cooperação reforçada entre regiões globais. As discussões centraram-se nas estratégias de investimento para o Turismo, incluindo a crescente relevância das zonas francas, dos instrumentos financeiros e da governança reformada como meio de aumentar os níveis de investimento direto estrangeiro no Turismo, tanto nas Américas como a nível mundial.
Ministros e vice-ministros do Turismo de Bahrein, Colômbia, República Dominicana, Arábia Saudita e Zâmbia estiveram presentes na discussão.
Reunião do Conselho Executivo da ONU
Com os dados mais recentes da ONU Turismo, que mostram que o setor está no caminho certo para alcançar uma recuperação de 96% dos números pré-pandemia até ao final do ano, a 122ª sessão do Conselho Executivo voltou-se para o futuro e considerou o investimento e a inovação como questões prioritárias.
A reunião contou com representantes de 47 países, incluindo 27 ministros e vice-ministros do Turismo, juntamente com os principais parceiros estratégicos do setor privado, da sociedade civil e de instituições financeiras internacionais.
Em Cartagena, os membros do Conselho Executivo apresentaram planos para alcançar um setor mais inclusivo, resiliente e voltado para o futuro, com foco em:
- Inovação: Os membros do Conselho Executivo receberam uma visão geral das principais conquistas nesta área, realizada pela ONU Turismo.
- Investimento: Em Cartagena, a ONU Turismo também apresentou o “Guias de investimento com foco no país: Investindo na Colômbia”. A série de publicações tem mais de 28 edições, cada uma focada em oportunidades de investimento num destino específico, agora planeadas.
- Educação: Os membros do Conselho Executivo foram atualizados sobre a atuação da ONU Turismo na promoção da educação e formação em turismo a todos os níveis. Alguns desenvolvimentos incluem a utilização contínua de "Ferramentas para a Educação", concebidas para ajudar os Estados-Membros a introduzir o turismo como disciplina nas escolas secundárias, bem como a Academia Online da ONU Turismo e da crescente rede global de Academias Internacionais em colaboração com a entidade.