Gramado deve fechar 2024 com 5,5 mi de turistas e chegar a 70% de ocupação no fim de ano
Natal Luz é impulso para a retomada da normalidade turística na Serra Gaúcha
A Secretaria de Turismo de Gramado (RS) confirma que após o reinício das operações do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o movimento positivo já foi sentido, mas ainda há um grande espaço a ser preenchido para a recuperação da normalidade social e econômica.
Uma mobilização se formou em torno do Natal Luz como instrumento da retomada regional. A programação da 39° edição do Natal Luz 2024, evento que começou em 24 de outubro e vai até 19 de janeiro de 2025, soma 88 dias de festa. São desfiles, shows, concertos e o acendimento de luzes e sua famosa dança luminosa.
A perspectiva é de que até o fim do ano seja alcançada a marca de 70% de ocupação dos 26 mil leitos disponíveis. A estimativa é de que o evento atraia mais de 2 milhões de visitantes até janeiro de 2025.
“Temos confiança de que o Natal Luz, que já faz parte do calendário nacional, este ano com o tema do acolhimento, irá atrair muitos visitantes A expectativa é celebrarmos juntos a esperança, a renovação e o recomeço”
Ricardo Bertolucci, secretário de Turismo de Gramado
Ele explica que 86% de sua atividade econômica vem do setor de Turismo. No entanto, com mais 8,2 milhões de visitantes em 2023, um dos principais destinos turísticos do Brasil deve terminar 2024 com a marca 5,5 milhões de visitantes, uma significativa queda de 32%, com quase 2,7 milhões de visitantes a menos.
Impacto das enchentes na cadeia do turismo da Serra Gaúcha
Calcula-se que o prejuízo para toda a cadeia turística na região das cidades de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis seja superior a R$1 bilhão por conta dos efeitos das enchentes. O maior impacto foi a conectividade logística, o que impediu a programação de muitos turistas.
“Seis meses depois, os efeitos ainda estão presentes, pois muitas pessoas deixaram de nos visitar ou de se programar. Por isso, é importante reforçar que estamos 100% operacionais em todos os parques e atrações de Gramado”, enfatiza o secretário Bertolucci.