Pedro Menezes   |   12/11/2024 15:28

Gramado (RS) deve fechar 2024 com 70% de ocupação e 5,5 milhões de turistas

Natal Luz é impulso para a retomada da normalidade turística na Serra Gaúcha

Cleiton Thiele
Uma mobilização se formou em torno do Natal Luz como instrumento da retomada regional
Uma mobilização se formou em torno do Natal Luz como instrumento da retomada regional

A Secretaria de Turismo de Gramado (RS) confirma que após o reinício das operações do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o movimento positivo já foi sentido, mas ainda há um grande espaço a ser preenchido para a recuperação da normalidade social e econômica.

Uma mobilização se formou em torno do Natal Luz como instrumento da retomada regional. A programação da 39° edição do Natal Luz 2024, evento que começou em 24 de outubro e vai até 19 de janeiro de 2025, soma 88 dias de festa. São desfiles, shows, concertos e o acendimento de luzes e sua famosa dança luminosa.

A perspectiva é de que até o fim do ano seja alcançada a marca de 70% de ocupação dos 26 mil leitos disponíveis. A estimativa é de que o evento atraia mais de 2 milhões de visitantes até janeiro de 2025.

“Temos confiança de que o Natal Luz, que já faz parte do calendário nacional, este ano com o tema do acolhimento, irá atrair muitos visitantes A expectativa é celebrarmos juntos a esperança, a renovação e o recomeço”

Ricardo Bertolucci, secretário de Turismo de Gramado

Ele explica que 86% de sua atividade econômica vem do setor de Turismo. No entanto, com mais 8,2 milhões de visitantes em 2023, um dos principais destinos turísticos do Brasil deve terminar 2024 com a marca 5,5 milhões de visitantes, uma significativa queda de 32%, com quase 2,7 milhões de visitantes a menos.

Impacto das enchentes na cadeia do turismo da Serra Gaúcha

Divulgação/Embratur Sebrae
O maior impacto foi a conectividade logística, o que impediu a programação de muitos turistas
O maior impacto foi a conectividade logística, o que impediu a programação de muitos turistas

Calcula-se que o prejuízo para toda a cadeia turística na região das cidades de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis seja superior a R$1 bilhão por conta dos efeitos das enchentes. O maior impacto foi a conectividade logística, o que impediu a programação de muitos turistas.

“Seis meses depois, os efeitos ainda estão presentes, pois muitas pessoas deixaram de nos visitar ou de se programar. Por isso, é importante reforçar que estamos 100% operacionais em todos os parques e atrações de Gramado”, enfatiza o secretário Bertolucci.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados