Pedro Menezes   |   19/08/2024 09:17
Atualizada em 19/08/2024 10:13

Embratur: 10 ferramentas para empresas e destinos se venderem no Exterior

Agência Brasileira de Promoção detalhou sua atuação ao redor do mundo em visita à redação da PANROTAS


PANROTAS / Emerson Souza
Bruno Villa, Fabio Montanheiro, Marcelo Freixo, Bruno Reis e Alexandre Nakagawa, da Embratur
Bruno Villa, Fabio Montanheiro, Marcelo Freixo, Bruno Reis e Alexandre Nakagawa, da Embratur

Quando Marcelo Freixo assumiu a presidência da Embratur, em janeiro de 2023, se comprometeu com um desafio inédito em sua carreira que envolvia, principalmente, a completa reestruturação da agência de promoção. Passado este desafio, com equipe e orçamento devidamente alinhados, a agência começou a se debruçar em outras frentes.

Isto porque esta reestruturação passava não só pela formação da equipe e pelo relançamento da Marca Brasil, mas também pelo desafio de capacitar e profissionalizar a atuação do Brasil no Exterior. Ao Portal PANROTAS, Marcelo Freixo já afirmou que a Embratur hoje está totalmente estruturada.

Mas estruturada como? Quais são as ferramentas que os destinos brasileiros têm hoje para ajudar na promoção no mercado internacional? Quais dados temos acesso?

Em visita à redação da PANROTAS, em São Paulo, Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, e Fabio Montanheiro, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, detalharam tudo aquilo que os destinos têm a disposição para fomentar o Turismo.

Abaixo é possível, conferir, portanto 10 ferramentas e ações da Embratur para ajudar empresas e destinos a se promoverem no exterior.

1. Dados.embratur.com.br

Divulgação
Plataforma de dados da Embratur
Plataforma de dados da Embratur

A Embratur atualiza frequentemente o site dados.embratur.com.br, que traz um verdadeiro panorama do setor não só em âmbito nacional, mas também no regional. É possível conferir os números recentes do setor, os principais mercados emissores para cada estado, além de uma série de gráficos e informações importantes, tais como:

  • 1.1 A jornada de venda B2B - Nesta página, há uma jornada de venda dos operadores internacionais, com todas as caraterísticas da oferta; os segmentos turísticos; aspectos naturais; diversão e cultura; serviços e infraestrutura; imagem e relacionamento; comercialização; e análise de concorrência.

  • 1.2 O fretamento rodoviário - Aqui, é possível conferir dados gerais de bilhetes; os dados gerais de origens e destinos; os dados gerais de fretamentos rodoviários; e dados de origens e destinos da fretamento.

  • 1.3 Os Estados em Números - Os Estados em Números têm a finalidade de entregar, para cada unidade da federação, um breve panorama de dados voltados ao turismo internacional. Essa versão possui dados atualizados até o 1º semestre de 2024.

  • 1.4 Brasil: Imagem e reputação - Nesta página, é possível conferir a imagem e a reputação do Brasil, bem como o perfil do viajante; percepções sobre o Brasil; e os destinos de interesse de quem visita o nosso País.

  • 1.5 Emprego no Turismo - Por aqui, é possível encontrar o perfil do emprego no Turismo no Brasil, com a visão geral, as atividades características e a divisão por municípios.

  • 1.6 Jornada do Turista - A Jornada do Turista Internacional no Brasil apresenta as informações de compra, dados como permanência, duração média, motivo da viagem e os portões de entrada internacionais, além de toda a conectividade aérea que os turistas realizam quando chegam ao nosso País.

  • 1.7 Market Insights - Elaborados pela Coordenação de Mercados Internacionais da Embratur, estes relatórios fornecem informações detalhadas sobre o funcionamento do mercado turístico de cada país, com dados sobre fluxos, perfil e ciclo de compras de serviços.

  • 1.8 Chegadas Internacionais - O nome é autoexplicativo. Nesta página, é possível conferir o panorama atual, os cenários futuros, os países e continentes de origem, os principais portões de entrada. as vias de acesso, as chegadas mensais e linha do tempo.

  • 1.9 Receitas turísticas - O painel de receitas turísticas traça um panorama completo do setor neste momento, dividido por anos e meses. Há ainda um comparativo entre as receitas com turismo e as receitas provenientes de outros serviços de 2013 a 2024.

  • 1.10 Malha aérea internacional - O painel de conectividade e oferta revela todas as decolagens, os países e continentes ligados com o Brasil, os aeroportos e companhias aéreas que conectam e operam no Brasil, a previsão de oferta para um futuro próximo e os novos voos que estão chegando.

  • 1.11 Repositório - Documento oficial com dados do turismo internacional de 2023 e 2024, com depoimentos, gráficos e panoramas completos do momento do setor no Brasil.

  • 1.12 Sustentabilidade - O painel de percepções de consumidores e viajantes conta com dados da GlobalData e Booking.com que foram organizados pela Embratur.

2. Market Insights

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Portal de dados, Market Insights e Webinar de mercados são os novos produtos da Embratur para ajudar os gestores municipais e estaduais
Portal de dados, Market Insights e Webinar de mercados são os novos produtos da Embratur para ajudar os gestores municipais e estaduais

Elaborados pela Coordenação de Mercados Internacionais, os relatórios fornecem informações detalhadas sobre o funcionamento do mercado turístico de cada país, com dados sobre fluxos, perfil e ciclo de compras de serviços.

É possível conferir, portanto, detalhes de grandes países emissores, tais como Alemanha, Argentina, Austrália, Chile, China, Colômbia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido e Uruguai. Mas o que podemos encontrar nestes Market Insights?

  • Mercado Emissor
  • Principais destinos para o mundo
  • Emissivo para o Brasil
  • Principais destinos concorrentes do Brasil no mercado
  • Conectividade
  • Perfil de compra para o Brasil
  • Vendas B2C
  • Vendas B2B
  • Motivos de viagem ao Brasil
  • Motivos de viagem em geral
  • Destinos brasileiros nas prateleiras do mercado
  • Principais empresas do mercado
  • Tendências e oportunidades
  • Ciclo de promoção
  • Oportunidades de Negócios

3. Webinar de Mercados Internacionais

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Webinar de Mercados Internacionais está disponível no YouTube
Webinar de Mercados Internacionais está disponível no YouTube

A Embratur também lançou uma série de episódios no YouTube sobre Mercados Internacionais. Em cada um dos 15 vídeos já publicados, é possível conferir um panorama completo, em vídeos que variam de 30 a 50 minutos, de 15 grandes países emissores de turistas ao Brasil e receptores de turistas brasileiros.

Hoje, a plataforma conta com vídeos completos que abordam os números gerais, características dos países, o tamanho da demanda turística, as chegadas e saídas de turistas, a conectividade aérea, o ranking de destinos preferidos, os atrativos e atividades preferidos dos turistas, entre outros assuntos primordiais para receber bem.

É possível conferir vídeos completos, com todos esses insights, de países como Austrália, Espanha, Colômbia, Peru, México, Paraguai, Alemanha, Canadá, Chile, Reino Unido, Itália, Portugal, França, Argentina, e Estados Unidos (em ordem de upload de vídeos na plataforma).

4. Captação de imagens

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Captação de imagens, workshops e cartilha jornada são mais ferramentas da Embratur
Captação de imagens, workshops e cartilha jornada são mais ferramentas da Embratur

A Embratur lançou um banco de imagens de grandes destinos turísticos brasileiros. É possível conferir, baixar no tamanho que melhor desejar (com os créditos devidos, é claro) e utilizar as imagens para promover melhor seu destino. O link de acesso é https://www.flickr.com/photos/embratursebrae.

5. Workshops

O Conexão Embratur é um workshop itinerante promovido pela Embratur e pelo Sebrae para capacitar os trades turísticos de cada estado brasileiro. Diversas praças já receberam o evento desde o começo da gestão, que tem o objetivo de qualificar as experiências turísticas para a promoção internacional.

6. Cartilha Jornada (em breve)

A Embratur também lançará uma cartilha que abordará a jornada de preparação dos pequenos negócios turísticos para a internacionalização. O documento vai apresentar a estratégia de participação dos pequenos negócios turísticos brasileiros no mercado internacional, por meio da execução das ações e ferramentas promocionais e de apoio à comercialização do contrato Sebrae e Embratur.

7. Sistema de inscrição em eventos internacionais da Embratur

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Sistema de Inscrição de Eventos Internacionais (SIEI) da Embratur
Sistema de Inscrição de Eventos Internacionais (SIEI) da Embratur

A Embratur lançou uma ferramenta inédita que torna mais ágil e transparente o processo de inscrição nos eventos internacionais que contam com a Agência na promoção, marketing e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos do Brasil em todo mundo.

O Sistema de Inscrição de Eventos Internacionais (SIEI) foi desenvolvido para atender aos anseios dos próprios parceiros da Embratur, conforme pesquisas realizadas com este público. Tanto é que no site dá para ver quais feiras a Embratur atua, se há inscrições abertas e mais detalhes dos eventos.

8. Campanhas cooperadas

Em junho deste ano, foi sancionada a lei que dispensa licitação na contratação da Embratur. De acordo com Freixo, a mudança é inteiramente focada em promover destinos brasileiros no exterior sem burocracia. Agora, destinos de todo o Brasil podem realizar campanhas cooperadas com a Embratur sem precisar de licitação.

"Uma prefeitura agora pode contratar a agência para uma promoção internacional. Isso é muito bom para o prefeito, que contrata com expertise e não tem riscos de contrato numa licitação normal. A Embratur é uma empresa pública, sem fins lucrativos, com técnica e que promove o Brasil agora sem burocracia e com velocidade"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

9. Estratégia de atuação por níveis de conversão

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Embratur separa os mercados emissores em três níveis de atuação. O Nível 1, por exemplo, de conversão de vendas, envolve os mercados prioritários. Já o Nível 2 foca em mercados em crescimento e recuperação
Embratur separa os mercados emissores em três níveis de atuação. O Nível 1, por exemplo, de conversão de vendas, envolve os mercados prioritários. Já o Nível 2 foca em mercados em crescimento e recuperação

O mais importante para a Embratur hoje é: a análise de participação do Brasil dentro do mercado emissor ao invés de analisar a participação do mercado emissor dentro do Brasil. Essa virada de chave é fundamental para entender, por exemplo, as decisões do turista na origem.

É o caso, por exemplo, do turista italiano. A análise da Embratur e dos destinos tem que ser no momento em que ele está escolhendo uma viagem e não quando ele já estiver no Brasil. Segundo Bruno Reis, essa é a maneira de vermos de perto a competitividade turística do Brasil frente a outros destinos.

"Temos que atuar em conjunto com os destinos para montar o quebra-cabeça de promoção, com produtos certos na prateleira de cada mercado. Precisamos estudar os concorrentes e o perfil dos turistas e assim definir ferramentas e estratégias do ciclo de promoção e venda do destino"

Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur

Entre os países do Nível 1, destaque para o Paraguai, em que conquistamos 27% do market share. Ou seja, a cada 100 turistas paraguaios que viajam ao exterior, 27 visitam o Brasil. Entre os destaques do Nível 3, está a possibilidade de promovermos Brasil e Chile em conjunto em países como China e Japão.

PANROTAS / Emerson Souza
Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur
Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur

"Precisamos estudar os mercados de maneira inteligente. Por isso decidimos dividir em três níveis de atuação, com o Nível 1 focado em conversão de vendas; o Nível 2 para recuperar notoriedade e espaço; e o Nível 3 é onde temos uma atuação seletiva por motivos de conectividade, preço e distância", disse Bruno Reis.

Passo a passo da estratégia de promoção no Exterior

  • Analisar produto e mercado
  • Identificar concorrentes e marketshare
  • Entender o perfil do turista e direcionar estratégias
  • Ciclo de comercialização para cada mercado
  • Selecionar ferramentas e parceiros para promoção


Segmentos com potencial para promovermos o Brasil

  • Luxo com autenticidade
  • Birdwatching
  • Nômades digitais
  • Afroturismo
  • LGBTQIA+

9.1 China: capítulo à parte e promoção conjunta com Chile

Ricardo Stuckert/PR
Diversos acordos de cooperação foram assinados entre Brasil e Chile
Diversos acordos de cooperação foram assinados entre Brasil e Chile

A China é Nível 3 para Embratur. Poderia ser um mercado exploratório, com atuação seletiva, mas não. Trata-se de um capítulo a parte para a agência. A ideia é promover o Brasil em parceria com o Chile no país asiático.

"A China tem um grande potencial, tanto é que estamos estudando participar da ITB China 2025, em maio. Inclusive, já nos reunimos com o embaixador, mostramos interesse neste mercado, com uma estratégia específica a fim de impulsionar ainda mais os voos da Air China, que fazem parada estratégica em Madri para reabastecer"

Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur

E a ideia de se promover em conjunto com o Chile na China vai se tornar uma realidade. Já foi até conversado com a ministra do Turismo, do Chile, Verónica Pardo. "Até assinamos um acordo de cooperação, em Santiago do Chile, com a presença do presidente Lula, para promovermos os dois países em conjunto", destacou Reis.

9.2 Novo plano de marketing turístico chega em 2025

Reprodução
Pilares do Planejamento de Marketing Turístico Internacional do Brasil
Pilares do Planejamento de Marketing Turístico Internacional do Brasil

Como vimos aqui no Portal PANROTAS com exclusividade, a Embratur vai lançar um novo plano de marketing turístico para o Brasil em 2025. O diretor Bruno Reis anunciou a novidade em reunião extraordinária do Fornatur, no Salão Nacional do Turismo, que aconteceu neste mês.

A estratégia que impulsionará o novo plano de marketing é baseada em pilares como: promoção do trade; comercialização de destinos; conectividade aérea; e em futuras ações de promoção.

"No planejamento de 2025, está previsto um novo plano de marketing turístico do Brasil, já que o Plano Aquarela precisa ser atualizado para entregarmos melhores resultados para o País. Queremos lançar, até maio do ano que vem, portanto, planos personalizados para cada estado brasileiro"

Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur

10. Ferramentas de promoção e feiras

Divulgação
Calendário de feiras e ações da Embratur em 2025
Calendário de feiras e ações da Embratur em 2025

A Embratur ainda tem 19 ferramentas de promoção, como campanhas, press trips, ações, feiras, edições da galeria Visit Brasil e famtours. Aqui na redação da PANROTAS, Bruno Reis apresentou o calendário do primeiro trimestre de 2025, que abrirá inscrições ainda neste mês, bem como de todo o calendário do ano que vem.

Bônus

Ainda passam pelas estratégias da Embratur, os seguintes pontos:

  • Investimento e implementação de CRM e Newsletter para aumentar a conexão com o trade internacional
  • Apresentar contatos chaves para a negociação dos destinos, conhecido como matchmaking
  • Implementar um hub de conteúdo e um banco de imagens oficiais
  • Compor mesas abertas setorizadas
  • Realizar seminários onlines com atualização de dados, tendências e segmentos
  • Fazer o turismo chegar na Amazônia, investindo em campanhas e na conectividade aérea
PANROTAS / Emerson Souza
Fabio Montanheiro, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur
Fabio Montanheiro, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur

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