Pedro Menezes   |   12/08/2024 12:01
Atualizada em 12/08/2024 12:17

Freixo celebra Embratur estruturada e 7 milhões de estrangeiros em 2024

Brasil passa por uma limitação quantitativa de turistas por conta da crise na Argentina

PANROTAS / Marluce Balbino
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

No dia 30 de dezembro de 2022, Marcelo Freixo, que até então estava mergulhado na política pública relacionada ao Estado do Rio de Janeiro, era anunciado como novo presidente da Embratur. Começava ali um desafio inédito em sua carreira que envolvia, principalmente, a completa reestruturação da agência de promoção.

Esta reestruturação passava não só pela formação da equipe e pelo relançamento da Marca Brasil, mas também pelo maior desafio: conquistar orçamento para Embratur. E conseguiu. Em entrevista ao Portal PANROTAS, na última sexta (9), no Salão Nacional do Turismo, Freixo afirmou que a Embratur hoje está totalmente estruturada.

"Quando eu assumi, havia uma grande confusão no ano anterior porque a Embratur tinha deixado de ser uma autarquia e virado uma empresa social. Mas não tinha fonte de renda, não tinha orçamento e eu só soube disso quando assumir. Tive que dar um duplo twist carpado para poder trazer orçamento através de mudança de lei aprovada no congresso, de renovação do contrato com o Sebrae para um valor mais compatível com os investimentos realizados no exterior, entre outras frentes em que me dediquei neste primeiro ano de gestão"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Freixo lembra que para realizar promoção no exterior e participar das maiores feiras internacionais, é preciso pagar tudo em moeda estrangeira. Mesmo assim, hoje, segundo ele, a Embratur não corre riscos. "A Agência hoje está estruturada e o próximo que assumir a gestão vai encontrar outra condição para trabalhar", disse.

Contratação da Embratur sem licitação

Renato Vaz/Embratur
Desde o fim de junho, Embratur já pode ser contratada sem licitação
Desde o fim de junho, Embratur já pode ser contratada sem licitação

Em junho deste ano, foi sancionada a lei que dispensa licitação na contratação da Embratur. De acordo com Freixo, a mudança é inteiramente focada em promover destinos brasileiros no exterior sem burocracia.

"Uma prefeitura agora pode contratar a agência para uma promoção internacional. Isso é muito bom para o prefeito, que contrata com expertise e não tem riscos de contrato numa licitação normal. A Embratur é uma empresa pública, sem fins lucrativos, com técnica e que promove o Brasil agora sem burocracia e com velocidade"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Questionado pelo Portal PANROTAS se já houve algum contrato sem licitação de peso, Freixo destacou que o primeiro contrato já sem licitação foi com o G20. "Para ações de live marketing, envolvendo técnicos e ministros neste evento importante. Ou seja, frutos já estão sendo colhidos", frisou Marcelo.

Chegaremos em 7 milhões de estrangeiros com gostinho de 'quero mais'

PANROTAS / Marluce Balbino
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em entrevista ao Portal PANROTAS
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em entrevista ao Portal PANROTAS

Apesar de chegarmos aos 7 milhões de estrangeiros em 2024, o Brasil passa por uma limitação quantitativa de turistas por conta da crise na Argentina. É o único país que teve queda no número de visitantes, sendo o maior emissor. No entanto, a boa notícia, segundo Freixo, é que os turistas estão gastando mais e ficando mais tempo.

"Chegaremos em 7 milhões de turistas estrangeiros no Brasil em 2024, mas esse número poderia ser ainda maior se não fosse a crise na Argentina. Temos um problema concreto, porque não há previsão de melhora. Estamos registrando crescimento de Chile, Paraguai, Uruguai, Europa e de mais países da América, mas a Argentina é o nosso principal emissor de turistas"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Para o presidente, é melhor ter 7 ou 8 apenas, mas continuar arrecadando como estamos arrecadando. "A receita cresceu muito. No primeiro semestre, foram US$ 3,7 bilhões, a maior arrecadação de todos os tempos. É claro que vamos crescer no quantitativo, mas MUITO mais nos rendimentos", destacou ele.

Estreitar relacionamento com a sociedade civil

A Embratur que estreitar os laços com a sociedade civil e com o trade turístico de um modo geral. Tanto é que fará uma visita à sede da PANROTAS, nesta terça-feira (13).

"Queremos estreitar a relação com a sociedade civil, levando equipe técnica para construir parcerias e apoiar no planejamento, além de prestar contas", finalizou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados