O que os viajantes buscam para o próximo trimestre? Google revela
Estudo foi realizado por meio de questionário on-line com 2 mil respondentes no Brasil
O ano mal começou e as buscas por viagens já estão a todo vapor. Mas o que as pessoas estão buscando para o Carnaval e os próximos meses? O que mais valorizam em suas viagens?
Uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise em janeiro deste ano mostra quais são as intenções de viagem dos brasileiros para os próximos três meses. O estudo foi realizado por meio de questionário on-line com 2 mil respondentes. Os insights revelam que, no próximo trimestre:
- O Nordeste é o destino favorito para o período de férias, sendo a escolha de 31,3% dos viajantes;
- Em seguida, estão as viagens para o litoral nos finais de semanas e feriados (30,6%). “Este ano será de viagens em finais de semana, considerando que no segundo semestre quase não há feriados em dias de semana. A indústria deve se mover de acordo com essa tendência”, destaca o líder de Insights de Viagens do Google, Fernando Luma;
- Destinos de serra, frio e boa gastronomia têm a preferência de 21,6% dos respondentes;
- Resorts/hotéis fazenda de final de semana, feriados ou férias foram a escolha de 20,2% dos viajantes;
- Destinos na América Latina (12,2%);
- Destinos na Europa (11,8%)
Dentro dessas buscas, é interessante observar que os jovens e a Classe A têm o interesse de realizar pelo menos três ou mais viagens nos próximos três meses, enquanto pessoas mais velhas e das classes B e C pretendem fazer apenas uma viagem no período.
Como as pessoas pretendem viajar?
- Avião – 63,6%;
- Ônibus – 35,6%;
- Carro próprio - 34,71%;
- Carro alugado – 16,8%;
- Navio – 5,5%;
- Moto – 5%
“É importante destacar que 80% dos que viajam de avião consideram alugar um carro no aeroporto para utilizar durante a viagem”, destaca Luma.
Onde os viajantes querem se hospedar?
- Hotel – 55,5%;
- Pousada – 36,4%;
- Airbnb - 25,5%;
- Casa de amigos – 24,2%;
- Hostel – 6,6%
Aqui vale destacar que quem tem filho de até 18 anos considera 28% mais o Airbnb e 25% menos casa de amigos, no comparado com quem não tem filhos. Já os jovens de 18 a 24 anos têm 31% de preferência de ficar em casa de amigos.
Qual a prioridade dos viajantes?
- A segurança é o item mais importante para os viajantes. "E segurança aqui se refere a dois motivos: acidentes e também a segurança de que a viagem vai acontecer e que não será cancelada", destaca o líder de Insights de Viagens do Google;
- As tarifas promocionais vêm em segundo lugar, juntamente com o conforto;
- A facilidade de compra, principalmente por meio de aplicativos e tecnologias, vem em seguida.
Destinos mais buscados em 2023
Na hora de planejar o destino, carnavalesco ou não, o Rio de Janeiro foi a cidade mais buscada pelos brasileiros. Veja abaixo os dez destinos mais pesquisados de janeiro a dezembro de 2023:
1. Rio de Janeiro;
2. São Paulo;
3. Porto Seguro (BA);
4. Ubatuba (SP);
5. Fortaleza (CE);
6. Balneário Camboriú (SC);
7. Salvador;
8. Curitiba;
9. Orlando (Flórida, EUA);
10. Guarujá (SP);
Já os destinos que mais cresceram em volume de buscas de novembro a dezembro do ano passado foram:
- Balneário Camboriú (SC), com alta de 41% nas buscas;
- Ubatuba (SP) com 30% mais pesquisas;
- Guarujá (SP) com 21% e
- Curitiba com crescimento de 9% no total de consultas.
No que se refere ao internacional, Orlando (EUA), Buenos Aires, outros detinos nos Estados Unidos e o Cancun (México) respondem pelo maior volume de buscas no último mês de dezembro.
“O mercado de Turismo está em um momento bastante positivo, tanto para as pessoas, que estão se planejando para viajar mais, quanto para as marcas, que têm um universo de possibilidades pela frente”, afirma Maurício Martiniano, head de negócios do segmento de Viagem no Google Brasil.
“E o interessante de analisarmos as buscas feitas em dezembro de 2023 é que há uma janela de tempo entre quando nós pesquisamos um destino, compramos passagem e quando efetivamente embarcamos na viagem – aqui no Google, contamos uma média de três meses entre a busca e o embarque. Então, o fato de podermos olhar hoje para as tendências que vão acontecer na época do Carnaval é muito bacana, além de representar insumos valiosos para os negócios do segmento de Turismo", destaca Martiniano.
Turismo terrestre predomina no Brasil
Como já revelado por Martiniano em pesquisa do Google divulgada no ano passado, há uma mudança estrutural no Turismo do Brasil, que passa a ser um predominantemente terrestre. As pesquisas do Google por viagens de ônibus (+32%), planejamento (+18%) e aluguel de carro (+16%) apresentaram crescimento em dezembro de 2023. "Metade do interesse das buscas no Google está vinculado à hospedagem. Mas o interesse pelo aéreo continua muito alto e vale destacar que em 2023 o setor aéreo conseguiu voltar aos patamares pré-pandemia", comenta Martiniano.
Outro aspecto destacado pelo estudo é o efeito que o caso 123Milhas gerou na categoria de buscas de intermediários (ou seja, buscas nas quais não é possível identificar a categoria do que o viajante procura - avião, ônibus, etc). "Essa categoria vinha crescendo muito até julho de 2023. De agosto em diante, ela começa a decrescer, porque um dos principais players do mercado decresceu, o que levou à queda dos resultados da indústria como um todo", conclui o head de negócios do segmento de Viagem no Google Brasil.
O brasileiro quer viajar mais
Ainda que 2024 tenha menos feriados que no ano passado, o brasileiro dá sinais claros de que deseja viajar ainda mais. De acordo com dados do Google, as buscas por termos associados a Turismo cresceram 30% em dezembro de 2023 na comparação com janeiro do mesmo ano e 76% na comparação com dezembro de 2019.
Ao analisar as buscas feitas em dezembro no Brasil, o Carnaval foi o feriado que registrou maior crescimento nas buscas, com 32% mais pesquisas na comparação ao mesmo período de 2022. Os dados também evidenciam que o turista brasileiro demonstra alguns comportamentos diferentes do que tinha antes da pandemia. Ele está mais digitalizado, prefere destinos mais próximos, se preocupa mais com a qualidade da hospedagem, tanto que o crescimento de busca por hotéis teve alta de 98% em relação a 2019. Além disso, demonstram preocupação com o destino na hora da escolha: as pesquisas por "hotéis perto de mim" cresceram 412% e as buscas por “bem localizado” tiveram alta de 238% no ano passado.