Sindepat lança Comitê de Parques Naturais
Encontro aconteceu no parque Caminhos do Mar, em São Paulo
O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) lançou hoje (4) o Comitê Sindepat de Parques Naturais, em evento que contou com a participação de representantes do Instituto Semeia, parceiro técnico da associação no desenvolvimento de pautas e conteúdos a serem debatidos no Comitê, exclusivo para associados Sindepat. O lançamento foi seguido pela assinatura de um Memorando de Entendimento entre as duas entidades.
“Acreditamos que os parques naturais têm um potencial muito grande de desenvolvimento para o Turismo do Brasil. Vemos estudos e pesquisas que mostram todo o apelo do país para o ecoturismo e os parques naturais são o melhor cenário para essa prática”
Carolina Negri, presidente executiva do Sindepat
“Já temos um significativo número de parques naturais entre nossos associados e entendemos que há pautas e preocupações específicas desse segmento. Com o Comitê Sindepat de Parques Naturais queremos aprofundar esse debate”, complementou a presidente.
Para Carolina, a parceria com o Instituto Semeia, organização filantrópica, sem fins lucrativos, que trabalha para o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação brasileiras, é ideal para prover estudos e conteúdo técnico para o Comitê.
“A parceria com o Instituto Semeia está sendo formalizada agora, por meio do memorando que assinamos, mas já existe há alguns anos. Trabalhamos juntos em pautas apresentadas nas últimas edições do Sindepat Summit, evento promovido pelo Sindepat, e temos visto o crescente interesse de nossos associados por esses temas”, completou.
A diretora executiva do Instituto Semeia, Renata Mendes, concorda. “Esse memorando é a formalização de uma parceria que já vem acontecendo há bastante tempo, entre o Semeia e o Sindepat. A partir dele, podemos seguir trabalhando juntos na atração de investimentos para os parques naturais, agora com ainda mais ênfase na promoção turística e em oferecer boas experiências para os visitantes”, defende. “O comitê que lançamos hoje é um primeiro passo nesse novo ciclo de colaboração", complementou.
Já Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, falou sobre o potencial do setor e as pautas que poderão ser debatidas no Comitê. “A criação do Comitê abre mais um espaço para troca de experiências entre os parques naturais do Brasil e ganha relevância com a parceria firmada entre o Sindepat e o Instituto Semeia, um dos pioneiros nos estudos sobre o setor no país. Como Grupo Cataratas, primeiro concessionário de parque natural do Brasil, associado fundador do Sindepat, acreditamos neste canal como fórum que organiza as conversas sobre esta pauta”, disse.
Parque Anfitrião
O lançamento e a primeira reunião do Comitê Sindepat de Parques Naturais foram realizados de forma híbrida, com transmissão a partir do Parque Caminhos do Mar, sob gestão da Parquetur.
O CEO da Parquetur, Pedro Cleto, apresentou o parque e os associados que participaram presencialmente da reunião realizaram visita técnica às instalações do Caminhos do Mar, experimentando também a tirolesa Voo da Serra, que completou um ano de instalação em junho.
Integrado ao Parque Estadual Serra do Mar, o Parque Caminhos do Mar tem uma estreita ligação com a Proclamação da Independência do Brasil, ao abrigar nada menos que a Calçada do Lorena, uma das trilhas por onde D. Pedro I passou a caminho do Ipiranga em 7 de setembro de 1822. O caminho sinuoso é um inestimável patrimônio ambiental e histórico e revela, em cada curva, uma vista privilegiada e panorâmica da Baixada Santista.
Nesta semana e na próxima, o parque tem programação especial e descontos em razão da comemoração de mais um aniversário da Independência do Brasil.