Rio projeta arrecadação de R$ 1,7 bilhão com eventos e Turismo até 2028
Prefeitura lançou o calendário Rio o ano inteiro, uma nova plataforma que concentra todos os eventos

A Prefeitura do Rio lançou, nesta quinta-feira (24), o calendário “Rio o ano inteiro”, uma nova plataforma que concentra, em um só lugar, a agenda dos principais eventos da cidade. Na cerimônia, foi lançado ainda o estudo “Rio: Destino dos Grandes Eventos”, que prevê uma arrecadação de R$ 1,7 bilhão em impostos relacionados ao Turismo e eventos entre 2025 e 2028.
O encontro, promovido pelo prefeito Eduardo Paes e pelo presidente da Riotur, Bernardo Fellows, foi realizado no Roxy Dinner Show, em Copacabana, e contou com a presença de representantes de diversos setores ligados ao Turismo e à cultura.
Na ocasião, o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, enfatizou que o Calendário de Eventos Oficial do Rio é mais do que uma ferramenta de planejamento. “É o retrato de uma cidade pulsante, que esbanja cultura e diversidade, abraça a inovação, fomenta novos negócios, vibra com esporte e celebra a vida. Uma cidade que é símbolo do Brasil para o mundo”.
Segundo Fellows, o calendário de eventos tem se expandido significativamente nos últimos anos. Em 2024, a cidade recebeu mais de quatro mil eventos, com impacto superior a R$ 20 bilhões na economia carioca e público estimado em mais de 20 milhões de pessoas.
“O Rio registrou o maior crescimento do País na entrada de turistas internacionais agora no primeiro trimestre de 2025, quando mais de 750 mil visitantes estrangeiros passaram por aqui, um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2024. Isso demonstra a importância do setor de Turismo e eventos para a economia do Rio”, completou Fellows.
Eventos como instrumentos de desenvolvimento econômico e social

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, também esteve presente e destacou a importância dos eventos como instrumentos de desenvolvimento econômico e social para a cidade.
“Eventos são um motor poderoso para o Turismo e têm efeito direto na geração de emprego e renda. O Rio de Janeiro tem uma vocação natural para receber grandes encontros culturais, esportivos e corporativos, e a Fecomércio RJ trabalha para que essa vocação seja cada vez mais bem aproveitada. A volta da Abav Expo ao Rio, por exemplo, é fruto de uma articulação estratégica nossa, que reforça o protagonismo da cidade no cenário nacional e internacional e movimenta toda a cadeia produtiva do Turismo”, afirmou.