Da Redação   |   28/03/2025 21:50
Atualizada em 29/03/2025 01:15

Turismo do Nordeste domina capacitações no Workshop Masterop 2025; veja os destaques

Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe atualizaram seus atrativos aos agentes

PANROTAS / Marcel Buono
Artur Nascimento e Ana Carolina Feitosa (Masterop) com Allan Sales e Ferdinando Lucena (PBtur)
Artur Nascimento e Ana Carolina Feitosa (Masterop) com Allan Sales e Ferdinando Lucena (PBtur)

MACEIÓ - O segundo dia do Workshop Masterop Travel 2025 começou com uma sequência de capacitações destinadas aos mais de 600 agentes de viagens presentes no evento organizado pela operadora. Da manhã até o início da tarde, sete apresentações foram realizadas no Centro de Convenções Ruth Cardoso, na capital alagoana, com destaque para a região Nordeste, que foi responsável por seis delas.

Além do Estado anfitrião, que destacou principalmente municípios turísticos à beira do Rio São Francisco, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe também tiveram a chance de transmitir alguns de seus atrativos aos profissionais do Turismo parceiros da operadora alagoana. Fora do Nordeste, a cidade de Foz do Iguaçu também teve seu espaço.

Confira os principais destaques de cada capacitação realizada nesta sexta-feira (28):

Alagoas

Os atrativos alagoanos foram divididos em duas capacitações. Na primeira, Janaína Melo foi responsável por apresentar o circuito chamado Cânions do São Francisco, que envolve os municípios de Água Branca, Belo Monte, Delmiro Gouveia, Olho D'Água do Casado, Pão de Açúcar, Pariconha e Piranhas.

PANROTAS / Marcel Buono
Equipe dos Cânions do São Francisco presentes no WMT 2025, em Maceió
Equipe dos Cânions do São Francisco presentes no WMT 2025, em Maceió

Além de atividades no próprio Rio São Francisco, incluindo possibilidades de navegação em catamarãs, lanchas e voadeiras, assim como relaxamento em beach clubs locais, rotas com foco no artesanato e na história do cangaço também foram destacadas como opções para viajantes em busca de novas experiências na região.

"Hoje os Cânions do São Francisco podem ser considerados o terceiro maior destino de Alagoas, e muito graças ao trabalho conjunto entre iniciativas privadas e gestões públicas. Aqui, tenho que reconhecer e agradecer à Masterop, pois foi a operadora que acreditou no projeto e consolidou a nossa região no mapa do Turismo"

Janaína Melo, representante dos Cânions do São Francisco (AL)

Outro destino que envolve mais de um município às margens do "Velho Chico" é o formado por Penedo, em Alagoas, aliado a Neópolis e Santana do São Francisco, já no Sergipe. Jair Galvão, Alex Martins e Genilson Aragão destacaram, além das paisagens, que contemplam dunas douradas e o encontro do rio com o Oceano Atlântico, a cultura e a história da região.

PANROTAS / Marcel Buono
Alex Martins (Neópolis/SE), Genilson Aragão (Santana do São Francisco/SE) e Jair Galvão (Penedo/AL) com Ana Carolina Feitosa (Masterop)
Alex Martins (Neópolis/SE), Genilson Aragão (Santana do São Francisco/SE) e Jair Galvão (Penedo/AL) com Ana Carolina Feitosa (Masterop)

Dentre as possibilidades do destino, está conhecer e se hospedar em aldeias indígenas, podendo ser tanto em uma oca, dormindo em redes, como em chalés de alvenaria mais confortáveis, com ar condicionado instalado. Assim como a Rota do Imperador Dom Pedro II e o tradicional artesanato feito a partir do barro.

Aracaju

A capital de Sergipe foi representada por Luciene de Lima, mais conhecida como Tia Lu, que destacou alguns atrativos culturais, como o cordel e o forró, gastronômicos, como os pratos a partir de caranguejos e os licores de castanhas, e naturais, como as praias e as tartarugas, uma vez que o Projeto Tamar começou no litoral sergipano.

PANROTAS / Marcel Buono
Luciene de Lima (Setur de Aracaju)
Luciene de Lima (Setur de Aracaju)

A capacitação ainda enfatizou recentes melhorias realizadas na Orla de Atalaia, onde estão instalados os principais hotéis da cidade. Da zona sul à zona norte, agora é possível alugar patinetes e bicicletas para se deslocar pela orla, assim como também desfrutar de beach clubs que comportam grandes grupos de turistas.

Bahia

Representante da Secretaria de Turismo do Estado, Luiz Castro apresentou a grande variedade de atrativos que a Bahia oferece em seu vasto território, do litoral ao sertão. A grande oferta hoteleira, que ultrapassa os 37 mil leitos na capital Salvador e os 268 mil leitos em todo o Estado, assim como a conectividade aérea, foram destacadas.

PANROTAS / Marcel Buono
Luiz Castro (Setur da Bahia)
Luiz Castro (Setur da Bahia)

A inauguração do primeiro resort de luxo do grupo Anantara na América do Sul, prevista ainda para este ano, também foi enfatizada como uma nova oportunidade de negócios aos agentes de viagens presentes no evento.

Paraíba

Assim como no caso de Alagoas, a Paraíba também teve sua capacitação dividida em duas partes. Na primeira, o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Ferdinando Lucena, explorou todas as regiões do Estado, desde a capital João Pessoa, que atualmente vê a construção de um dos maiores polos turísticos planejados do Brasil, ao lado do moderno Centro de Convenções Cabo Branco, até o sertão.

PANROTAS / Marcel Buono
Ferdinando Lucena (presidente do PBtur)
Ferdinando Lucena (presidente do PBtur)

"O WMT é um evento extremamente importante para o mercado turístico do Nordeste, tendo nos ajudado muito a girar a economia de maneira regional. A Masterop foi uma das operadoras que cresceu mais de 100% em 2024 vendendo pacotes turísticos da Paraíba, reforçando os investimentos conjuntos entre governo, Abih e municípios turísticos que têm nos garantido turistas o ano inteiro"

Ferdinando Lucena, presidente do PBtur

A autoridade do Turismo paraibano ainda destacou as piscinas naturais de Picãozinho, a cultura indígena na Baía da Traição, e as praias de Coqueirinho e Tambaba, esta sendo uma das mais tradicionais do naturismo internacional. A região do Cariri e os passeios envolvendo visitas a engenhos e produções de cachaça, assim como as formações geológicas Lajeado do Pai Mateus e a Casa de Lã, também foram reforçados.

Segunda maior cidade do Estado, Campina Grande contou com uma capacitação própria lideradada por Kelly Borborema, que relembrou aos presentes que a cidade é dona do "maior e melhor São João do Mundo". Em 2025, serão 38 dias de festas com programação entre 30 de maio e 6 de julho.

PANROTAS / Marcel Buono
Apresentação de Kelly Borborema sobre Campina Grande (PB)
Apresentação de Kelly Borborema sobre Campina Grande (PB)

Recife

Gestora de Promoção Turística da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, Sara Oliveira teve como principal foco mostrar que "Recife é para ficar". De acordo com ela, a capital tem atrativos suficientes para ser mais do que apenas uma porta de entrada para outros destinos pernambucanos. Atualmente, a cidade conta com 41 rotas nacionais e 6 internacionais, sendo um dos principais aeroportos do Nordeste.

PANROTAS / Marcel Buono
Sara Oliveira (Setur de Recife)
Sara Oliveira (Setur de Recife)

Entre os principais destaques da apresentação, estiveram os passeios de catamarã pelo rio Capibaripe, as visitas à Oficina Francisco Brennand e ao Instituto Ricardo Brennand, a gastronomia, história e cultura, além de grandes eventos como carnaval, festa junina, Natal e ano novo. No último réveillon, a cidade contou com shows do cantor Roberto Carlos e do DJ Alok, por exemplo.

Rio Grande do Norte

Subgerente de Promoção Regional do Emprotur (RN), Kayo Feitosa focou-se nas belezas do seu Estado, começando por Natal e explorando as principais praias do litoral Norte e Sul, a exemplo de Maracajaú, Rio do Fogo, Perobas, São Miguel do Gostoso, Tourinhos, Galinhos, Pipa, Barra de Cunhau e Baía Formosa.

PANROTAS / Marcel Buono
Kayo Feitosa (Emprotur/RN)
Kayo Feitosa (Emprotur/RN)

Além das praias, também tiveram destaque atrativos com o maior cajueiro do mundo, as serras do agreste, a Pedro do Sapo, o Castelo Zé dos Montes, o geoparque Seridó, a cidade de Mossoró e a maior estátua católica do mundo, localizada em Santa Cruz e construída em homenagem à Santa Rita de Cássia.

Foz do Iguaçu

Único destino fora do Nordeste presente na bateria de capacitações desta sexta-feira, Foz do Iguaçu foi representado por Neumari Brites, que enfatizou a vasta gama de atrativos da região, possibilitando a estadia de turistas por sete dias ou mais na fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

Além das Cataratas do Iguaçu, que contam com passeios durante o amanhecer, entardecer e até à noite, foram destacadas as visitas à Usina Hidrelétrica de Itaipu, ao Parque das Aves, aos parques temáticos Dreamland e Wonderpark, e aos parques aquáticos Bluepark e Aquamania. Até o fim de 2025, o aquário Aqua Foz também deverá ser inaugurado.

PANROTAS / Marcel Buono
Neumari Brites (Setur de Foz do Iguaçu/PR)
Neumari Brites (Setur de Foz do Iguaçu/PR)

A representante da Setur de Foz ainda passou dicas e regras sobre compras em dólar além da fronteira e relembrou a diversidade cultural, étnica e religiosa da região. Uma visita à cidade paranaense também pode incluir a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, a mesquita Omar Ibn Al-Khattab e o templo budista Chen Tien.

Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Masterop.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados