Empresários de Curaçao se juntam a operadores no segundo dia de desfiles no Rio; fotos
Visual, Azul Viagens e BeFly foram alguns dos convidados de Elaine Hardt e Janaina Araújo

O Turismo de Curaçao manteve seu camarote na Marquês de Sapucaí, no Rio, para o segundo dia de desfile das escolas de samba do Grupo Especial. Elaine Hardt Francisca, gerente regional América Latina, e Janaina Araújo, representante do destino no Brasil, receberam empresários de Curaçao, que vieram conferir o espetáculo – e ficaram até o final do desfile – além de operadores, como Azul Viagens, BeFly e Visual, além da Copa Airlines, que tem voos para o destino.
Nesse segundo dia, Salgueiro e Beija-Flor foram os destaques, com sambas bem cantados, alegorias impactantes e muito luxo nas fantasias. Unidos da Tijuca e Vila Isabel completaram o segundo dia. Faltam apenas quatro escolas a desfilar nesta terça-feira, uma novidade na Sapucaí. Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel, Tuiuti e Portela encerram o terceiro dia de desfiles.
O Carnaval carioca apresenta, até aqui, um nível altíssimo de todas as escolas e nem se trata mais de quem vai ganhar ou perder, e sim de apreciar o espetáculo e se surpreender com as comissões de frente, com a da Beija-Flor, homenageando o carnavalesco Laila. O campeonato vem para quem erra menos (a Vila Isabel, por exemplo, estava bem criativa, mas deixou o drone da comissão de frente cair duas vezes – e isso faz diferença), para quem engaja mais os componentes (mais uma vez Salgueiro e Beija-Flor deram show) e quem traz mais inovação e criatividades, mesmo com enredos que alguns consideraram similares – com temáticas afro.

O Turismo de Curaçao vê no Carnaval carioca uma oportunidade de estreitar laços com seus clientes. O destino tem um espaço exclusivo dentro do Camarote King, que oferece diversos serviços aos foliões, como shows (ontem, Xande de Pilares esteve por lá), maquiagem, barbeiro, massagem, comida e bebida à vontade (incluindo paella e bufê japonês), ativações de patrocinadores e guloseimas como pipoca, sorvete, brigadeiro... A localização, em frente a uma das cabines de jurados, é privilegiada, pois a escola para ali para apresentar toda a coreografia da Comissão de Frente e do Mestre Sala e Porta Bandeira, além de bateria e dos efeitos de iluminação.
No ano passado o Turismo de Curaçao recebeu 42 mil brasileiros. A meta de Janaina Araújo para 2025, além de querer aumentar as frequências e origens dos voos diretos (hoje partem, com a Azul, de Confins para Curaçao), é chegar a 52 mil brasileiros este ano.
O diretor executivo do Curaçao Tourist Board, Muryad de Bruin, contará essas e outras novidades no Fórum PANROTAS 2025, que ocorre dias 11 e 12 de março, em São Paulo. Ele participará de um debate sobre marketing de destinos internacionais.
Confira mais fotos do Camarote do Turismo de Curaçao na Sapucaí: