Laura Enchioglo   |   18/02/2025 17:01

Bárbara Braga apresenta políticas públicas para o Turismo aos municípios alagoanos

De 2023, para 2024, por exemplo, o número de leitos, que era de 47.992, aumentou para mais de 52 mil


Lucas Meneses/Ascom Setur
Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas
Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas

Em reunião com os representantes dos 102 municípios alagoanos, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) apresentou, nessa segunda-feira (17), os programas ofertados pelo Governo de Alagoas para o turismo alagoano. Durante o encontro, a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, abordou os principais incentivos e serviços que o estado oferece para fortalecer o setor nas sete regiões turísticas.

O encontro, realizado na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), foi uma oportunidade para estreitar laços com os gestores de todas as cidades alagoanas. Na oportunidade, a secretária apresentou um panorama do turismo no estado nos últimos dois anos, destacando o aumento no fluxo turístico e enfatizando a injeção econômica que o setor turístico traz para Alagoas, impactando diversos segmentos do setor.

Segundo a secretária, esse é um momento oportuno para que os novos gestores municipais possam conhecer todos os fomentos que o estado destina ao setor turístico, além de sanar possíveis dúvidas e entender como, de fato, o setor atua.

“Partindo do entendimento do setor como a segunda maior mola propulsora da economia do estado, é importante que os representantes dos municípios conheçam todos os incentivos, para que assim possam impulsionar cada vez mais a sua cidade como destino turístico de Alagoas. Como secretária do turismo do Estado, tenho como maior objetivo fortalecer e impulsionar cada vez mais o turismo alagoano e, para isso, conto com os gestores de cada município para que possamos formar uma base sólida no setor. Trabalhando juntos, tenho certeza que o Destino Alagoas irá ainda mais longe”

Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas

Turismo e o desenvolvimento dos municípios

Lucas Meneses/Ascom Setur
Reunião contou com os representantes dos 102 municípios alagoanos
Reunião contou com os representantes dos 102 municípios alagoanos

Durante a solenidade, prefeitos dos municípios alagoanos, representantes de instâncias turísticas, falaram um pouco sobre a importância do turismo para o desenvolvimento de cada região, tendo em vista que o segmento é visto como um dos principais impulsionadores econômicos do estado. André Almeida, Prefeito de Mar Vermelho, exaltou os impactos positivos que já vêm sendo sentidos no município.

“Tivemos um boom de desenvolvimento hoteleiro. Ou seja, saímos de três pousadas e, hoje, já contamos com 17 opções de acomodação. Além disso, o turismo já gera, hoje em dia, 150 empregos de forma direta e indireta. Que nossas pequenas cidades também possam acreditar que Alagoas não é somente mar, não é apenas o Rio São Francisco. Nós também podemos transformar, através do turismo, a vida da população. Devemos encarar o turismo como um impulsionador de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda”, disse André Almeida.

Ainda, os prefeitos e secretários presentes puderam conhecer as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de Alagoas, por meio da Setur, para fortalecer o turismo nos municípios. Os termos de fomento disponíveis às Instâncias de Governança, o Crédito do Turismo e o Escola do Turismo, são alguns dos incentivos disponíveis pela Secretaria de Turismo do Estado.

Impactos do turismo em números

A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, realizou uma apresentação com os números do crescimento do turismo alagoano nos últimos anos. Como os mais de 15% de aumento em relação ao número de voos comparando janeiro a dezembro de 2023 com o mesmo período em 2024.

Além disso, o fluxo de passageiros cresceu 42,6% nos primeiros 10 meses do ano passado, também comparado com o mesmo período em 2023. Já em relação à temporada de cruzeiros 24/25, considerada a maior da história, o número de leitos cresceu para 148 mil.

Na temporada anterior, esse número era de 141 mil. A expectativa é de que sejam injetados mais de R$ 90 milhões na economia alagoana. Outro ponto citado pela gestora foi a expansão hoteleira. De 2015 até 2024, o aumento de leitos e unidades habitacionais foi de 158%.

De 2023, para 2024, por exemplo, o número de leitos, que era de 47.992, aumentou para mais de 52 mil.

O Turismo de Eventos também vem gerando grandes impactos para o Destino Alagoas. Ano passado, o estado recebeu mais de 120 grandes eventos, o que trouxe mais de 100 mil visitantes para o solo alagoano.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados