Capital mundial do esporte, Barcelona sediará Copa América de Vela em 2024
37ª edição da competição acontece entre 22 de agosto e 27 de outubro do ano que vem
Com a temperatura ideal e a bela paisagem da costa catalã, a cidade de Barcelona receberá, de 22 de agosto a 27 de outubro de 2024, a Copa América de Vela. A 37ª edição da competição já é muito aguardada por diversos motivos: equipes femininas participarão pela primeira vez na história do evento, que deve gerar 1 milhão de euros em audiência, com a expectativa de se tornar o terceiro evento esportivo de maior impacto mundial, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo.
A competição será realizada a apenas vinte minutos do Aeroporto de Barcelona e levará aos visitantes a oportunidade de acompanhar os barcos diretamente das praias, pela proximidade com a costa no Port Olimpic. Ou seja, quem estiver no destino poderá aproveitar um dia de sol nas praias barcelonesas enquanto aprecia as velas ao vento.
A Copa América de Vela é considerada a competição de vela mais antiga do mundo, iniciada em 1851. O evento busca aliar excelência em navegação, tradição, inovação tecnológica e competência internacional.
Conhecida como a Fórmula 1 da vela, a competição reúne atletas que competem em regatas 1x1. Na última edição, a equipe da Nova Zelândia foi a grande campeã do evento, que desta vez contará com os times Emirates Team New Zealand, Alinghi Red Bull Racing, Ineos Britannia, Luna Rossa Prada Pirelli e American Magic, além de uma nova identidade visual para 2024: a silhueta de uma taça acompanhada da letra B, de Barcelona.
As regatas preliminares da Copa América de Vela estão programadas da seguinte forma:
- Primeira Regata Preliminar - Foi realizada em Vilanova i La Geltrú, entre 14 e 17 de setembro de 2023. As equipes competiram no AC40.
- Segunda Regata Preliminar - Em Jeddah, na Arábia Saudita, entre 29 de novembro e 2 de dezembro de 2023.
- Terceira e Última Regata Preliminar - Em agosto de 2024, em Barcelona, acontecerá a terceira e última regata preliminar. Neste evento emocionante, todas as equipes da America's Cup competirão pela primeira vez em seus novos AC75.
A organização do evento já investiu 55 milhões de euros em preparativos e infraestrutura.