Turismo aposta em imersão na cultura japonesa durante a Expo 2025, em Osaka
O turismo no Japão vem atingindo níveis recordes. No 1º semestre, foram mais de 17 milhões de turistas
Osaka, no Japão, sediará novamente a World Expo, maior exposição do mundo, marcada para o período de 13 de abril a 13 de outubro de 2025. A cidade-sede está a uma curta distância de Tóquio via trem-bala e oferece uma grande variedade de lojas, atrações modernas e patrimônio histórico.
Com frequência quinquenal, a Expo 2025 será a última antes de 2030, ano estabelecido pelas Nações Unidas como prazo para que seus países membros cumpram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O tema adotado para a próxima edição "Designing Future Society for our Lives (Desenhando a Sociedade Futura para Nossas Vidas, em tradução livre) se alinha com o papel de plataforma-chave para o cumprimento dos ODS.
Atrações turísticas durante a Expo 2025
O turismo no Japão vem atingindo níveis recordes. No primeiro semestre deste ano, o país recebeu mais de 17 milhões de turistas estrangeiros, superando níveis pré-pandêmicos. A JNTO - Organização Nacional de Turismo Japonês elencou a sustentabilidade como uma das áreas prioritárias para promover turismo no Japão.
Para a Expo 2025, a organização selecionou várias atrações turísticas em harmonia com os subtemas da exposição: Salvando Vidas (Saving Lives); Empoderando Vidas (Empowering Lives); e Conectando Vidas (Connecting Lives).
- As funaya, ou “casas de barcos”, na pequena cidade de Ine, na província de Quioto, formam uma vila de pescadores tradicionais com uma estrutura de construção única. Agências locais oferecem palestras para os turistas aprofundarem sua compreensão da vida em Ine
- Localizada em Tóquio, o Kabuki Hall é uma praça de alimentação elaborada, ultra-sensorial e com ares de festival, no segundo andar do complexo de entretenimento Tokyu Kabukicho Tower. Esta torre abriga 10 restaurantes que servem "soul food" (comidas típicas) de todo o Japão em atmosfera festiva
- A poucas horas de Osaka, viajando de ônibus ou de trem, é possível conectar-se com uma das tradições nipônicas mais emocionantes: os festivais de dança com seus trajes e coreografias encantadoras. Awa Odori é uma dança tradicional da cidade de Tokushima, sendo também o nome do festival que atrai cerca de um milhão de turistas, sempre no mês de agosto.
Assistência gratuita para planejar a viagem
Para atender à demanda de turistas do Brasil, o Desk de Informações Turísticas da JNTO, localizado na Japan House São Paulo (Av. Paulista, 52), oferece informações sobre como e quando viajar para o Japão, onde se hospedar, o que comer e visitar, entre outras orientações valiosas.