Pedro Menezes   |   26/09/2024 11:15
Atualizada em 26/09/2024 12:25

Embratur inicia novo plano de marketing junto aos Estados; veja objetivos

Detalhes foram divulgados na reunião da Embratur realizada nesta quarta-feira (25), antes da Abav Expo

PANROTAS / Pedro Menezes
Marina Barki e Ana Paula Jacques, da Embratur
Marina Barki e Ana Paula Jacques, da Embratur

BRASÍLIA (DF) - Um novo Plano Aquarela vem aí! A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) já iniciou a construção do seu novo Plano de Marketing Turístico para promover o Brasil no exterior, num plano que abrange os anos de 2025 a 2027.

A novidade foi detalhada em primeira mão pelo Portal PANROTAS em agosto, durante reunião extraordinária do Fórum dos Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur). E hoje, numa nova reunião do Fórum, desta vez durante a Abav Expo, a Embratur detalhou ainda mais o novo plano às autoridades.

Antes, porém, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou os esforços grandes para alinhar, dialogar e compartilhar estratégias com os Estados, bem como a lei que dispensa licitação na contratação da Embratur.

"A mudança de Lei criou uma nova natureza na relação da Embratur com os Estados. Temos uma equipe técnica conhecida de vocês e todo um planejamento em parceria com os destinos. Sabemos das diferenças, dificuldades e regionalização do Brasil em relação ao Turismo nacional, mas pensarmos juntos é muito importante"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur
PANROTAS / Emerson Souza
Fabricio Amaral, presidente do Fornatur, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Fabricio Amaral, presidente do Fornatur, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur

A responsável pela apresentação de hoje foi a gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jaques. Ela destacou todo o cronograma de formulação do novo plano, como vimos ontem aqui no Portal PANROTAS, além de iniciar o planejamento das etapas regionalizadas com representantes de cada estado.

"A gente lança esse novo plano de marketing em maio de 2025 num grande evento chamado de Visit Brasil Summit. O mais importante neste processo, junto aos Estados, é que vamos entregar um desdobramento do plano estratégico para cada uma das unidades federativas"

Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes da Embratur
Divulgação
Planejamento de Marketing Turístico já divulgado anteriormente pelo Portal PANROTAS
Planejamento de Marketing Turístico já divulgado anteriormente pelo Portal PANROTAS

Ela lembra que a Embratur vem se debruçando num diagnóstico e numa análise mais aprofundada de todas as oportunidades, com tendências de perfil de consumo, tudo muito embasado para subsidiar o novo plano de marketing.

"Ainda este ano, finalizamos a estrutura do plano e lançamos ele em maio de 2025, com direito a uma pesquisa mais ampla para ouvirmos todo o setor do Turismo de maneira geral. O Plano Aquarela, lançado em 2004 e revisitado em 2009, se encerrou em 2020. A pandemia mudou o perfil da demanda turística, logo esse plano nada mais do que uma entrega importante da Embratur para termos uma nova estratégia da promoção internacional"

Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes da Embratur

Como é o planejamento do novo Plano de Marketing Turístico?

  1. Diagnóstico estratégico: análise documental, benchmarking e entrevistas qualitativas com gestores
  2. Definição de estratégia: missão, valores, visão e objetivos estratégicos
  3. Indicadores e metas: oficinas de trabalho com gerentes e coordenadores
  4. Plano de ação: entrevista com representantes do DCE e consulta aos colaboradores da Embratur

Como a Embratur chegou a este novo Plano de Marketing Turístico?

  • 07 meses de projeto
  • 19 entrevistas qualitativas com gestores da Embratur
  • Mais de 25 documentos analisados
  • 05 oficinas de trabalho
  • 07 entrevistas qualitativas com representantes do CDE
  • 85 respostas ao questionário online disponível a todos os colaboradores da Embratur

Missão, visão e valores

  • Missão: promover a imagem do Brasil no mercado internacional, fomentar negócios e posicionar o destino turístico de maneira competitiva, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil
  • Visão: tornar o Brasil reconhecido por sua diversidade e experiências turísticas autênticas e sustentáveis, contribuindo para o aumeno da entrada de turistas internacionais e divisas
  • Valores corporativos: autenticidade, diversidade, sustentabilidade, colaboração e inovação
Divulgação
Mapa estratégico do novo plano de marketing turístico
Mapa estratégico do novo plano de marketing turístico

Embratur lançará a campanha "Latinos"

A Embratur lança, no sábado (28), em Nova York, a campanha "Latinos". Com isso, a agência terá duas campanhas em vigor ao mesmo tempo, uma veiculada até 2026 nos canais de comunicação do Visit Brasil, e a outra focada justamente na América Latina.

O Visit Brasil, em 2023, teve 1,5 milhão de visitantes e, já em 2024, já soma cinco campanhas publicitárias e estratégias de marketing de performance para os destinos e experiências dos estados.

Comunidade Embratur

PANROTAS / Emerson Souza
Rafael Mello, da Embratur
Rafael Mello, da Embratur

Rafael Mello, da Embratur, anunciou o lançamento da "Comunidade Embratur", um espaço para conversas com as equipes técnicas de cada Estado, com direito a canal do Whatsapp, para justamente produzir estratégias e assim gerar sinergias em meio às estratégias de promoção do Brasil no exterior.

  • Novo portal
  • Canal do Whatsapp
  • Newsletter
  • Webinares com equipes e parceiros
  • Insights de inteligência e prestação de contas
  • Ebooks temáticos
  • Promoção e qualificação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados