1º evento carbono neutro do MS, Inspira Ecoturismo reúne 570 pessoas
Encontro teve debates em torno da sustentabilidade e gestão da segurança no Turismo de natureza e aventura

O evento foi considerado por Isabella Fernandes Montello, gestora de Turismo do Sebrae-MS, de “muito sucesso”. Foi a primeira edição totalmente presencial do Inspira Ecoturismo, que no ano passado aconteceu em formato híbrido. Ela destacou ainda a localidade, um destino que já é referência para esse tipo de Turismo.
“A cidade abraçou o evento, o evento abraçou a cidade, e essa parceria tem sido de muito sucesso. Bonito, como capital do ecoturismo nacional, é o lugar ideal para discutir tendências, o futuro e a importância do ecoturismo no Brasil” disse Montello, que destaca também a contribuição de outros parceiros para a realização do evento, como a prefeitura de Bonito e a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul.

MARCA SUSTENTÁVEL
Ao discutir a sustentabilidade no Turismo de natureza e aventura no Brasil, o Inspira Ecoturismo deixou sua própria marca em relação ao assunto: foi o primeiro evento carbono neutro realizado no Mato Grosso do Sul, em uma ação da Fundação de Turismo do Estado, que trouxe ao evento uma tecnologia para calcular as emissões de cada pessoa presente.
“O evento contribui muito para posicionar o Mato Grosso do Sul para realizar outros encontros no mesmo perfil: com qualidade, troca de conteúdo e ações responsáveis. Creio que esse pioneirismo na neutralização do carbono emitido vá influenciar outros eventos no futuro”, disse Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS.
O assunto conversa com outro que foi prioridade durante o Inspira: a gestão responsável dos atrativos de ecoturismo – tanto em relação aos cuidados com o meio ambiente quanto às ações envolvendo a segurança dos visitantes. O Sistema de Gestão de Segurança, já disseminado em Bonito por meio de normas internacionais adotadas pelos empresários da região, foi tema de interesse dos gestores de outros destinos que compareceram ao evento.

Visando disseminar essas práticas, foi lançado durante o evento o programa Aventura Natural, por meio do qual o Sebrae vai subsidiar a capacitação das empresas e gestores de atrativos de ecoturismo que desejarem obter as certificações necessárias para atuar no setor.
Por Rafael Faustino, especial para a PANROTAS