Juliana Monaco   |   04/12/2020 14:00
Atualizada em 04/12/2020 14:01

Afroturismo e gastronomia se destacam nas opções de Salvador

O Salvador Experience destacou como o Turismo afro e gastronômico atraem turistas ao destino


Painel com Paulo Rogério, Antônio Pita, Rafael Ortiz e Monique Evelle
Painel com Paulo Rogério, Antônio Pita, Rafael Ortiz e Monique Evelle
Reconhecida por sua pluralidade nas atividades turísticas, Salvador tem como essência a cultura afro-brasileira em todas as esferas, principalmente na gastronomia. Os temas de Turismo afro e gastronômico na cidade foram abordados em dois painéis do Salvador Experience – Turismo 360°, realizado nesta sexta-feira (4) pela Prefeitura de Salvador.

Com foco na cultura afro, o primeiro painel foi mediado por Monique Evelle, da Desabafo Social e SHARP, e contou com a participação de Antônio Pita, jornalista e fundador da Diáspora Black; Paulo Rogério, do Vale do Dendê e AFAR Ventures; e Rafael Ortiz, da Diversa Turismo.

Todos os convidados destacaram a importância de entender e transmitir que Turismo em Salvador é afroturismo. Para eles, os profissionais do trade devem estar devidamente capacitados para saber como atender o turista em Salvador. “É muito importante a gente pensar na capacitação de toda a cadeia. Os profissionais precisam estar preparados para atender o cliente da melhor forma possível, evitando constrangimentos que são muito comuns.

Definitivamente, esse não é um segmento que é possível vender sem se preparar”, ressaltou Antônio Pita.

Já Paulo Rogério destacou a necessidade de ter profissionais negros em toda a cadeia do Turismo, já que 80% da população de Salvador é composta por negros. “Quando chegam em Salvador, os turistas tomam um choque ao entrar nos estabelecimentos e não ver pessoas negras. Os operadores, os hotéis, as empresas e os poderes públicos precisam entender que a cidade respira a cultura afro. Precisamos ter uma conversa séria com o poder público e todas as entidades sobre a participação negra em todas as áreas”, disse.

Além dos profissionais, é preciso ter roteiros com locais de grande representatividade cultural da cidade. Segundo Rafael Ortiz, a Diversa Turismo oferece um roteiro afro-baiano que passa por pontos turísticos como a Casa do Benin, o terreiro Oxumarê e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

GASTRONOMIA É DIFERENCIAL DO DESTINO

Em complemento, o segundo painel destacou como a gastronomia baiana ajuda a atrair turistas para Salvador. O encontro contou com a participação da chef Luciana Berry; de Aldo Leone Filho, da Agaxtur; e de Edinho Engel, do restaurante Amado.

Painel com Aldo Leone, Edinho Engel e Luciana Berry
Painel com Aldo Leone, Edinho Engel e Luciana Berry
“A Bahia é uma terra de encanto, alegria e relaxamento. Eu digo que a comida mais icônica do Brasil é a baiana, que está na memória afetiva das pessoas. As pessoas que chegam na Bahia já querem comer um acarajé. Hoje, Salvador tem um universo de gastronomia, da comida mais típica até a mais sofisticada. E essa é a identidade que caracteriza o destino”, disse Engel.

A chef Luciana Berry, que mora na Inglaterra, destacou o seu trabalho de enaltecer os ingredientes brasileiros no Exterior e como isso contribui para levar turistas ao destino. “Temos que mapear os bairros de Salvador pensando na gastronomia, porque isso vai atrair o turista para conhecer a cidade. Destinos como Peru e o Japão já fizeram isso. Se a gente não tem orgulho do que é nosso, não vamos conseguir vender bem”, ressaltou.

Como parte de seu portfólio, a Agaxtur oferece roteiros pensando em oferecer experiências gastronômicas aos turistas. “A gente propõe aos passageiros a experiência Salvador, que vai além da experiência básica de água de coco com acarajé. Mas o mais importante é saber qual é a vantagem de cada lugar e o que eles têm a oferecer”, disse Leone.

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