Com 85% de ocupação, Tucumán aposta nas operadoras para crescer
Sebastián Giobellina, ministro de Turismo de Tucumán, comemora sucesso de voo para São Paulo, mas quer entrar no portfólio das operadoras e atrair brasileiros
O sucesso veio. Os eventos de promoção e preparação do terreno para a ligação direta entre a menor província da Argentina e a maior cidade da América Latina resultou, três meses após seu início, em uma ocupação bem acima das expectativas iniciais: a média dos três voos semanais da companhia Latam no trajeto São Paulo-Tucumán está em 85%.
Os bons números têm um porém. De acordo com o ministro de Turismo de Tucumán, Sebastián Giobellina, do total de passageiros até agora entre as duas cidades, aproximadamente 70% voaram no sentido Tucumán-São Paulo — ou seja, o emissivo brasileiro para a cidade argentina ainda deixa a desejar.
“E é por isso que estamos aqui”, decretou Giobellina à PANROTAS em um almoço nesta terça-feira (25) para agentes e operadores de viagens em São Paulo. A consequência segundo ele era prevista: São Paulo não é apenas o maior centro de negócios da América Latina, como é um meio de conexão para mais de 200 países mundo afora,
“Hoje viemos aqui para colocar nosso produto no portfólio dos operadores. Poucos nos conhecem, e os turistas menos ainda. Queremos mudar isso, mostrar para o Brasil nosso potencial turístico com promoções e capacitações, para que os agentes nos coloquem no mapa, à vista dos viajantes brasileiros”, argumenta o executivo, que adianta já ter workshops marcados com agentes da CVC Lazer — mais capacitações devem acontecer.
Para o ministro, antes tais ações eram praticamente inexistentes, devido principalmente à falta de acessibilidade: a promoção sem voos diretos era muito mais difícil. “Mas agora com a Latam, acho que é só uma questão de tempo para que Tucumán entre de verdade na mira dos brasileiros como uma novidade latina”, continua, levantando a possibilidade da aérea lançar mais frequências na rota caso a ocupação mantenha-se alta — e o emissivo brasileiro cresça.
NORTE DA ARGENTINA: SEIS DESTINOS EM UM
A conectividade com outros destinos argentinos, aliás, foi um dos destaques levantados por Sebastián Giobellina. Por ser localizado no centro-norte argentino, Tucumán quer ser, segundo sua autoridade máxima de Turismo, um chamariz para toda a região Norte da Argentina.
Províncias vizinhas de Tucumán, muitas ainda desconhecidas do público brasileiro, devem se beneficiar do voo direto da Latam para o destino, de onde diversas conexões são possíveis. Jujuy, Salta, Catamarca e Santiago del Estero são alguns exemplos — os atrativos são diversos, como as montanhas da Quebrada de Humahuaca, em Jujuy, e o torneio Moto GP, em Santiago del Estero, são exemplos de atrativos próximos.
Isso sem contar os lagos e montanhas, com roteiros de mountain bike, opções de trekking e cavalgada na própria Tucumán.
“Queremos ser conhecidos por aqui. É difícil e demanda tempo, mas essa acessibilidade deixa tudo mais fácil. Seguiremos com capacitações, inclusive participando pela primeira vez da história da feira Abav Braztoa nessa semana”, conclui o ministro de Turismo de Tucumán.
Confira abaixo as fotos dos cerca de 60 agentes e operadores que estiveram no evento nesta terça em São Paulo: